TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS DE COMPUTACIONAIS

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

JEILSON FERREIRA DE SOUSA

SISTEMAS COMPUTACIONAIS

JEILSON FERREIRA DE SOUSA

SISTEMAS COMPUTACIONAIS

Trabalho do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 1º Semestre, apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Interação Humano-Computador, Sistemas de Computação e Informação, Segurança da Informação, Ética, Política e Sociedade.

Ministrada pelos Professores: Merris Mozer, Marco Hisatomi, Adriane Loper, Tiaraju Dal Pozzo Pez.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 – Sistemas de Informação Estratégico (SIE) 5

3.2 - Sistemas de Apóio à decisão (SAD) 7

4. - CÓDIGO DE CÉSAR 8

5. - CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA E ASSIMÉTRICA 9

6. - CONCLUSÃO 10

7. - REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

O Sistema de Informação Estratégico (SIE) é um avanço dos demais sistemas, onde auxilia o corpo diretivo nas tomadas de decisões, fornecendo informações de maneira organizada, visando tornar a empresa competitiva, atuando bem nas mais diversas áreas.

Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), tem grande importância para as empresas, pois auxiliam os gestores, nas diversas tomadas de decisão, apresentando as informações de maneira dinâmica e satisfatória, a fim de encontrar as soluções essenciais.

2. JUSTIFICATIVA

Escolhi o SIE por notar o quanto a estratégia se faz necessária no crescimento de uma empresa. Sem estratégias, a mesma não prospera, não se torna competitiva, tampouco alcança seus objetivos.

Escolhi descrever os SAD, pela importância dessa frase “Apoio à decisão”, para uma empresa, nas suas diversas formas de organização. A tomada de decisão é o primeiro e essencial passo para alcançar um objetivo.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICO (SIE)

O Sistema de Informação Estratégico utilizará os dados vindos dos sistemas de informações operacionais e gerenciais, transformando-os e agrupando-os para facilitar na tomada de decisão. Embora o SIE, necessite dos S.I. mencionados acima, tem o objetivo de garantir o sucesso das empresas, como definiu Sprague três classificações destes sistemas: Sistema competitivo, Sistema cooperativo, Sistema de operações de mudança na organização.

Uma vez que os conceitos chave na gestão estratégica de uma empresa sejam estabelecer objetivos estratégicos específicos que possam levar a empresa a ganhar vantagem competitiva e alcançar seus objetivos, o SIE deve oferecer informações bem estruturadas para bem auxiliar na tomada de decisão pelos diretores responsáveis pelas tomadas de decisão.

A gestão estratégica tem papel fundamental no sucesso das empresas, com objetivos de aumentar lucros, diminuir custos. Os SIE, ao integrar dados de fontes internas e externas, oferecem informações gráficas bem estruturadas para que decisões sejam tomadas, tendo em vista os objetivos de crescimento da empresa.

Os Sistemas de Informação Estratégico (SIE), tem grande importância no objetivo específico de tornar uma empresa competitiva, mas vai muito além disso, contribui eficazmente para a sustentabilidade, o crescimento contínuo a partir de decisões assertivas, provenientes desse sistema. Diferente do sistema de informação Operacional, que dificilmente vêm a esvair-se, o SIE precisa de constante atualização e implementação de novas tecnologias para continuarem atendendo as necessidades da empresa.

Esse sistema passa por quatro fases importantes: A primeira é o projeto (concepção), o sistema é desenvolvido; a segunda é a execução do sistema (construção); terceira fase, é a disponibilização do mesmo ao cliente (implantação); em seguida, a quarta fase, agregação de funções, correções, melhorias (implementação).

Outros aspectos ainda se fazem importantes na aplicação do SIE, como: garantir a utilização plena do sistema, com satisfação; mantar a continuidade; possibilitar a agregação de funções; cuidar da manutenção, evitando que o mesmos seja descontinuado.

De forma evoluída o Sistema de Informação Estratégica analisa as necessidades da empresa e busca informações necessárias em prol da mesma. Tem relação direta com a estratégia de negócio, estratégia de organização, construção de plano de desenvolvimento de aplicações a fim de suprir as necessidades e prioridades, a partir da identificação dos dados, recursos fundamentais.

Além de aproveitar os desenvolvimentos recentes nas tecnologias de informação, identifica o impacto das tecnologias de informação, nos diversos níveis de gestão da organização, tem visão ampla acerca dos recursos humanos, materiais, financeiros, etc. Ele irá gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégicas, por isso, esse sistema é uma evolução dos demais sistemas de informação, onde visa aproveitar o máximo possível as informações recolhidas e processadas de forma a ganhar vantagens competitivas, conforme já citado.

3.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com