TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Arquitetura de Computadores

Por:   •  21/8/2018  •  Seminário  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Capítulo 1 – História e Evolução        2

Capítulo 2 – Organização e Arquitetura de Computadores        3

Computador        3

Composição        3

Terminologia        4

Classificação        4

Representação de Dados        5

Múltiplos de Bytes        5

Tabela ASCII        6

Capítulo 3 – Sistemas Operacionais        8

Capítulo 4 – Microsoft Office        9

Capítulo 5 – Libreoffice        10

Capítulo 6 – Redes, Segurança e Internet        11

Apêndice        12

Glossário        13

Gabarito        14


  1. Capítulo 1 – História e Evolução


  1. Capítulo 2 – Organização e Arquitetura de Computadores

  1. Computador

        Primeiro, é necessário entender a etimologia da palavra computador, esta palavra é proveniente do latim computare, que significa Calcular, Contar neste sentido.

        Devemos entender então que o computador nada mais é do que uma máquina de calcular, lógico que não podemos comparar o computador com uma calculadora doméstica que compramos em papelaria, mas seu trabalho é muito parecido, o que diferencia é o volume de cálculos na qual o mesmo processa e a velocidade que realiza este trabalho.

        Logo o computador é responsável por processar informações eletronicamente, na forma de dados e realizar atividades programadas dos mais variados tipos. O processamento de dados de um computador se dar em fases, são elas:

  • Entrada de Dados (informações iniciais)
  • Processamento (Instruções e Cálculos)
  • Saída de Informações (Resultado é impresso ou visualizado)

[pic 1]

  1. Composição

        Um computador de mesa, igual ao que você ver acima, é composto basicamente por:

  • Gabinete: Erradamente chamada de CPU, é esta peça em forma de uma caixa retangular, ela serve de abrigo, suporte e proteção para os equipamentos que estão dentro dela.
  • Monitor: É o componente responsável por exibir a saída de vídeo do computador. Este equipamento evolui bastante nestes últimos tempos, começou com tecnologia de tubo na qual era chamado de CRT (Tubo de Raios Catódicos), logo depois evoluiu para o LCD (Display de Cristal Líquido), plasma, LED (Diodo Emissor de Luz) e agora estamos com uma evolução que é o OLED (Diodo Emissor de Luz Orgânica);
  • Mouse: Componentes que serve para manipular a interface gráfica dos sistemas operacionais e selecionar pontos no monitor. Evolui bastante também, começou usando rodinhas e só deslocava-se de maneira horizontal e vertical, depois veio a bolinha na qual permitiu que o mesmo se deslocasse na diagonal e por último temos o que usa o laser.
  • Teclado: Componente responsável por introduzir os caracteres, números e símbolos no computador. No Brasil, adotamos os teclados chamados de ABNT e ABNT2, o mais comum é este último. Existem diversos modelos de teclados, e estes não estão relacionados a cores ou formas, e sim ao sistema de caracteres, números e símbolos que eles trabalham. O ABNT2 é uma modificação do ABNT, nele temos a presença da tecla ALT GRAN, na qual permite digitar caracteres adicionais.
  • Caixas de Sons: Apesar de não está explicita no desenho, mas é necessário a presença de uma caixa de som, pois assim o computador poderá reproduzir áudios. Claro que sua ausência não afeta o funcionamento do sistema operacional.
  • Microfone: Serve para gravação de áudios diversos no computador. Sua ausência também não afeta o funcionamento do sistema operacional.
  • Webcam: É uma câmera usada para fazer videoconferências ou registrar fotos, normalmente não possui muita qualidade e algumas possuem microfone integrado. Sua ausência também não afeta o funcionamento do sistema operacional.
  1. Terminologia

        O computador possui duas partes bem definidas, uma física e a outra é virtual, são respectivamente o Hardware e o Software.

        O Hardware é a parte física do computador, ou seja, é tangível, você consegue mensurar ou descrever, são considerados hardwares do computador o mouse, teclado, gabinete, placa-mãe etc.

        O Software é a parte lógica do computador, você não pode tocar, sentir ou mensurar, mas você sabe que ele está lá presente na máquina, pois é ele o responsável por fazer gerenciamento, executar serviços específicos, imprimir uma apostila numa impressora etc. São exemplos de software o Sistema Operacional Windows, Nero (Gravador de Discos), Word (Editor de Texto)  entre vários outros existentes no mercado.

  1. Classificação

        Já sabemos que o computador tem partes físicas, vamos classificar ele agora. Inicialmente vamos dividir os computadores por Portes, são elas:

  • Grande Porte: São computadores usados em empresas de hospedagem de serviços, um exemplo é o Mainframe que é um computador dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações;
  • Médio Porte: Minicomputadores ou Microcomputadores, nele temos o computador de mesa (Desktop);
  • Pequeno Porte: São computadores portáteis, são eles o Laptop ou notebook e o handhelds (PDAs,Palmtops, etc);

  1. Representação de Dados

        Você já ouviu falar no sistema binário? Pois é, o computador trabalha com ele, mas não esquente a cabeça agora, vou lhe explicar. Usamos em nosso mundo o sistema decimal, que é composto por dez signos que representam um valor, são eles o {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9}. O motivo de usamos este sistema é porque temos 10 dedos e isso é outra história, pois bem, o computador trabalha com dois signos, são eles o {0,1}, isso porque este 0 e 1 são a representação para os dados, ou seja, dentro do computador este 0 e 1 representa a presença (1) de energia ou a falta de energia (0) num circuíto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com