TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

                Débora Lima Esteban

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

Produção individual

Professora Monica Bose

São Paulo

Abril 2016


Sumário

Justificativa        

Objetivos Geral e Específicos        

Etapas e atividades        

Metodologia        

Parceiros        

Cronograma e orçamento        

Indicadores e avaliação de resultados        

Fatores de risco e mitigantes        

Considerações finais        

Referências        

Justificativa

Atualmente a empresa XPTO apresenta inúmeros problemas na expedição dos seus produtos para clientes e mesmo na transferência entre filiais. No processo de saída dos materiais, ocorrem erros desde a separação dos materiais para montagem das embalagens, até o embarque no transporte, os quais acarretam custos imprevistos de frete, baixa qualidade nos serviços prestados e insatisfação dos clientes no recebimento de produtos incorretos ou faltantes.

O projeto de “Implantação do software ABC”, tem como proposta a solução do problema apresentado que será a implantação de um software de gerenciamento do processo de expedição, que contemplará a retirada do material do depósito, embalagem, pesagem e carregamento. As áreas envolvidas no processo são Assistência Técnica, Almoxarifado de Peças, Depósitos de Produtos Acabados, Laboratório de Placas e Expedição. Nessa nova solução, os usuários dessas áreas poderão garantir a correta execução da etapa no processo de entrega aos clientes finais.

No desenho da solução, serão utilizados coletores de dados para leitura dos códigos de barras dos códigos de matérias e também números de séries de produtos acabados.

O projeto, além de oferecer uma solução sistêmica para o problema, visa também identificar melhorias nos processos das áreas envolvidas.

Devido à complexidade dos processos, o projeto foi dividido em 2 fases, sendo 3 meses cada. O início previsto será janeiro de 2017.

O custo total do projeto está estimado em R$ 298.000,00, envolvendo compra de equipamentos, serviços de terceiros, licenças de uso de software e custos internos.

Objetivos Geral e Específicos

O objetivo da empresa é a mudança no processo de expedição, tanto na parte sistêmica que devera auxiliar na correta execução das atividades das áreas, bem como mudança cultural dos usuários, uma vez que todo o processo deverá ser redesenhado e ajustado à solução proposta.

O projeto tem como objetivo solucionar problemas conhecidos nos processos de expedição da empresa automatizando as operações, bem como identificar e propor melhorias para as áreas envolvidas, visando otimizar tempo de execução das atividades, minimizar erros, reduzir custos de fretes, evitar retrabalhos e como consequência, a satisfação do cliente final.

Etapas e atividades

Levantamento de Requisitos

Compreender junto aos usuários os problemas, para que os desenvolvedores e usuários tenham a mesma visão do que deve ser construído na solução.

Através de reuniões com usuários chave, documentar as necessidades dos futuros usuários do software.

Também serão levantadas necessidades de adaptações nas áreas como etiquetas de identificações de materiais, locais para instalação dos equipamentos, ajustes de posições, cadastros, etc. Esses pontos serão de responsabilidade das áreas e serão pré-requisitos para entrada em operação.

Análise de Requisitos

Os analistas junto com os desenvolvedores deverão analisar as necessidades levantadas, afim de fechar o modelo a ser construído, considerando configurações e desenvolvimento de novos programas para atender os requisitos dos usuários.

Desenho da solução

Definir a arquitetura, avaliando os equipamentos e serviços necessários para operação e também os padrões de configurações, desenvolvimentos e interfaces a envolvidos. Deverão ser geradas as especificações funcionais, as quais servirão de base na construção do sistema.

Implementação

Na implementação teremos duas frentes de trabalhos onde uma estará dedicada a construção da aplicação, configurando e desenvolvendo os pontos levantados nos requisitos e a outra frente dedicada a preparação da infraestrutura e instalação dos equipamentos (antenas Wi-Fi, coletores de dados e impressores) nos locais de operação.

Deverão ser geradas as especificações técnicas e de configurações para manter a documentação do que foi construído.

Testes

Realizar testes unitários, validando isoladamente cada funcionalidade do sistema, conforme o que foi especificado nas fases anteriores. Ainda nesse momento, deverão ser testados todos equipamentos e infraestrutura.

Após aprovados os testes unitários, realizar os testes integrados, afim de validar a funcionalidade completa, de ponta a ponta, utilizando todos os recursos envolvidos.

Essas atividades garantem a entrega da solução está de acordo com os requisitos levantados.

Treinamentos

Treinar todos usuários no novo sistema. Cada turma será treinada de acordo com a etapa realizada em cada área.

Implantação

Realizar cargas de dados, criação de “Jobs” de interface, instalação em servidor dedicado, instalação e configuração dos equipamentos nos locais de operação.

Operação assistida

Realizar o acompanhamento das operações junto aos usuários, auxiliando quanto o uso e acompanhando possíveis problemas em produção.

Metodologia

A solução utiliza um software desenvolvido pela própria empresa com interface com o módulo de SD do ERP SAP. Portanto será utilizada a metodologia ASAP - Acceletated SAP a qual tem como pilares:

Preparação do projeto

Definição do escopo, estimativas, cronograma, equipe do projeto, planejamento de controle de qualidade e kickoff

Modelo dos Processos de Negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (178.1 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com