TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO 02 ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PORTFÓLIO 02

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

                                                Trabalho referente ao Portfólio 01 da matéria de Arquitetura de Computadores do curso de Sistemas de Informação.

[pic 2]

PORTIFÓLIO 02

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Andreza Mohamad Ayache

RA -  225682013

[pic 3]

Questões

Descrever e explicar:

5 características para a tecnologia SCSI

SCSI é sigla para Small Computer System Interface. Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a taxa de transferência de dados entre dispositivos de um computador, desde que tais periféricos sejam compatíveis com a tecnologia. O padrão SCSI é muito utilizado para conexões de HD (disco rígido), scanners, impressoras, CD-ROM ou qualquer outro dispositivo que necessite de alta transferência de dados. No barramento SCSI existem transmissões assíncronas e síncronas. O primeiro permite ao iniciador enviar um comando e aguardar uma resposta em todas as operações. O segundo funciona de maneira semelhante, mas é capaz de enviar vários comandos antes mesmo de receber a resposta do anterior

As vantagens do SCSI além de se relacionarem à questão da velocidade, também se relacionam a compatibilidade e estabilidade. Sendo o processador o dispositivo mais rápido do computador, o uso do padrão SCSI permite que essa velocidade seja aproveitada e assim, aumentar-se de forma considerável o desempenho do computador.

No barramento SCSI existem transmissões assíncronas e síncronas. O primeiro permite ao iniciador enviar um comando e aguardar uma resposta em todas as operações. O segundo funciona de maneira semelhante, mas é capaz de enviar vários comandos antes mesmo de receber a resposta do anterior 

5 características para a tecnologia SATA

HDs que utilizam essa interface não precisam de jumpers para identificar o disco master (primário) ou slave (secundário). Isso ocorre porque cada dispositivo usa um único canal de transmissão (o PATA permite até dois dispositivos por canal), atrelando sua capacidade total a um único HD.

Possibilidade de uso da técnica hot-swap, que torna possível a troca de um dispositivo Serial ATA com o computador ligado. Por exemplo, é possível trocar um HD sem ser necessário desligar a máquina para isso. Este recurso é muito útil em servidores que precisam de manutenção/reparos, mas não podem parar de funcionar.

Os conectores e cabos utilizados na tecnologia SATA oferecem duas grandes vantagens ao usuário: ocupam menos espaço dentro do computador; e possuem encaixe mais fácil e mais seguro (é praticamente impossível conectar um cabo SATA de maneira invertida). O mesmo vale para o conector de alimentação elétrica do HD (ou de outro dispositivo compatível)

5 características para a tecnologia SAS

A tecnologia SAS (Serial Attached SCSI) como nome já diz é uma tecnologia que faz uso dos comandos SCSI, porém de forma serializada. Ela tem compatibilidade com a SATA e pode tornar um projeto mais barato se utilizar SAS com SATA. O objetivo de sua existência é a de obter maior agilidade na

transmissão dos dados, junto com a confiabilidade, escalabilidade, gerenciamento e o alto desempenho em aplicações que exige um certo paralelismo que apenas a tecnologia SCSI proporciona. Ela resolve problemas de entrada/saída e conexão direta que a SCSI tradicional não atende.

A SAS tem conexão dedicada ou exclusiva para evitar concorrência, porém pode ser compartilhada com o uso de um expansor e ela elimina a perda de sincronismo. Sua grande vantagem em relação ao padrão Serial SCSI existente atualmente é que ele permite o uso de discos de várias taxas de transmissão, usando a taxa máxima do dispositivo. Outra melhorias são:· Melhoria no desempenho e confiabilidade · Capacidade de redundância de cabos no mesmo disco:

· Interface serial ponto-a-ponto de simples cabeamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (857.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com