TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PTI SENAC Importância do Processo de Portfólio de Serviços

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

Produção Textual Individual - Importância do processo de Portfólio de Serviços

Empresas de todo segmento e tamanho estão sempre em busca de diminuir os gastos, com a otimização dos custos, mas para isto acontecer, a empresa precisa ter um profissional com um papel muito importante na organização, o gestor de portfólio, que analisa estrategicamente os serviços atuais e futuros da empresa, com objetivo de ter sucesso no desenvolvimento de produtos ou serviços e maximização da eficiência na corporação, devendo cruzar dados financeiros, além de informações econômicas externas, a fim de avaliar se aquele projeto ainda se sustenta na empresa e deve ser mantido.

O trabalho com portfólios exige antecipação às tendências, assim como a tomada de decisões antes da ocorrência dos fatos concretos. Para criar esse perfil visionário, é necessário trazer questionamentos em reuniões de portfólio, tais como: A expectativa de nossos clientes mudou durante o desenvolvimento do projeto? Esse projeto ainda é relevante para o alcance dos objetivos estratégicos da organização? Estamos executando com eficiência nossos projetos ou estamos executando com eficiência algo que não deveria ser feito?

O processo de gerenciamento de portfólio de serviço é responsável por cuidar de todo serviço de TI durante todo o ciclo de vida, focando no valor que esses serviços agregam. O gestor de TI organiza as demandas e novos serviços, e analisa como essas proposições combinam com todos os parâmetros de utilidade e garantia que foram determinados, estabelecidos para agregação de valor para o cliente. O gestor deve garantir que os serviços propostos sejam avaliados e aprovados conforme o valor que eles agregam ao negócio em conjunto com todas as partes interessadas que ajudem a fazer esse tipo de avaliação. O gestor também deve cuidar do valor agregado dos serviços que estão sendo construídos, desenvolvidos, e se preocupar com a utilização daquele serviço. Mensurar para determinar se aquela utilização está realmente trazendo os benefícios que foram prometidos ao cliente e propor ajustes, se necessário.

O gestor de portfólio dentro deste processo tem um outro papel muito importante, que é, avaliar os serviços que não estão sendo mais utilizados e substituir por novos serviços e tecnologias, aprovando e contratando novos serviços, com isso a organização é capaz de otimizar os custos e sempre estar à frente e/ou alinhada com a concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com