TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto TCC

Por:   •  6/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

‘PERÍODO

Noite

ALUNO

RA

E-MAIL

Alan Correia Ribeiro Soares

2160291613027

alan.crs@gmail.com

Renata Cavalcante dos Santos

2160291623043

r.cavalcante1210@gmail.com 

Área de concentração:

Distribuição de internet (Via rádio).

Ênfase:

Em redes para dispositivos com conexão wifi (radio)

Linha de estudo:

Realizar pesquisas voltadas a roteamento e distribuição de internet em áreas que esse serviço não chega pelas grandes empresas, topologia da região que faremos a implantação, analise de qual é a melhor forma para alcançarmos a maior disponibilidade de sinal e menor custo.        

1. Tema e questão de pesquisa

Redes sem fio, como levar sinal de internet para áreas distantes.

2. Objetivo

Este projeto tem objetivo de desenvolver uma rede usando tecnologia sem fio para levar internet a áreas rurais de difícil acesso com custo baixo. Elaboraremos uma forma de prover internet de forma segura e com disponibilidade para produtores em áreas afastadas com o menor custo possível que a tecnologia permite.

3. Justificativa

Sabemos que estar conectado não é problema para as grandes cidades, a informação chega mais rápido, os processos do dia a dia de casa ou da empresa podem ser otimizados, dentre outras coisas, mas esse é um privilégio das metrópoles. Nas áreas mais afastadas isto não ocorre em função da distância da estrutura para cabear até determinado ponto – elevando o custo-, a topologia dessas regiões não são muito favoráveis e algumas vezes que o sinal chega a qualidade não é satisfatória, na maioria das vezes o nível de QoS é baixo em função de latência e a até mesmo a perda de potência do sinal; Nos dias atuais já existem empresas que distribuem internet sem fio principalmente via rádio nas metrópoles, gerando a dúvida da viabilidade dessas redes em a áreas rurais afim de ajudar os produtores a ter a tecnologia como mais uma ferramenta no processo de produção e até mesmo a população da região para que também possam se capacitar e ficarem antenados no que que está acontecendo além do perímetro em que vivem com adjunto da vantagem do baixo custo de implantação sem onerar a população.

4. Metodologia

Vamos utilizar antenas para a recepção e encaminhamento do sinal e outra antena no cliente para que ele receba o sinal e assim passe a estar conectado à rede.

Vamos utilizar antenas de maior potência e sinal centralizado (não sei qual é a palavra) para cobrir maiores distâncias e nos locais de maior incidência de pessoas, como povoados) usaremos antenas com cobertura 360 (também não sei o nome) com o objetivo de atender o maior número de pessoas. Lembrando que apesar do objetivo do projeto é ter custo baixo o mesmo visa lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (79.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com