TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protótipo de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Endometriose através de Dispositivos Móveis

Por:   •  25/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.503 Palavras (19 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 19

Protótipo de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Endometriose através de Dispositivos Móveis

Sumário

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVOS        5

METODOLOGIA        5

RESULTADOS FINAIS        9

ANÁLISES        21

CONCLUSÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         27

1  INTRODUÇÃO

A seguir será apresentado um conteúdo introdutório, sobre a visão geral do trabalho que foi desenvolvido, destacando o contexto no qual o projeto está inserido bem como suas motivações e justificativas.

1.1  Contexto e Motivação

Endometriose é uma condição na qual o tecido que age como a mucosa que reveste a parede interna do útero (endométrio) cresce em outras regiões do corpo. Essa formação de tecido normalmente ocorre na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e na delicada membrana que reveste a pélvis. Quando essas células (chamadas de células endometriais) crescem fora do útero, surge a endometriose.

Ao contrário das células normalmente encontradas dentro do útero que são liberadas durante a menstruação, as células fora do útero permanecem no lugar, às vezes, sangram um pouco, mas se curam e são estimuladas novamente durante o ciclo seguinte [1]

A endometriose afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Os sintomas mais comuns são dores pélvicas e infertilidade [2]. A causa da endometriose é desconhecida e complexa, e existem diversas teorias e tipos de diagnósticos [1]. Pela gravidade que a doença pode representar, já existem campanhas realizadas no Brasil com o objetivo de esclarecimento para pessoas e de reciclagem para médicos, com intuito de disseminar um melhor conhecimento e possibilitar um diagnóstico precoce, já que no Brasil a endometriose tem sido diagnosticada nas mulheres com atraso, tornando este fato um problema de saúde pública. Como meio de comunicação na campanha são usados outdoors e folders [3].

        Com o avanço tecnológico, e o grande desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Móveis e Sem Fio, é fácil a percepção de uma crescente necessidade por mobilidade de pessoas, objetos e informação [4][5].

Tais tecnologias móveis, além de facilitarem a rotina de um trabalhador móvel, podem ser utilizadas também para uma aprendizagem no trabalho. Assim os trabalhadores móveis podem passar mais tempo onde necessitam estar, e também dedicando seu tempo à atualização de seu conhecimento e uma possível formação continuada [6], como, por exemplo, profissionais da saúde. Igualmente aos computadores de mesa, as tecnologias móveis são ferramentas que podem potencializar o ensino e a aprendizagem [7].

1.2  Problemática e Justificativa

Para uma melhor disseminação de conhecimento e uma potencialização no aprendizado de profissionais da saúde em relação à endometriose, a execução desse projeto propõe a construção de um protótipo de apoio ao ensino e aprendizagem em dispositivos móveis.

O protótipo de aprendizagem móvel contribuirá para um melhor entendimento sobre a complexidade de um sistema completo deste tipo. Será possível também, realizar análises que apontarão quais os recursos necessários para o desenvolvimento de  um sistema completo de aprendizado móvel, e ainda mais, como promover melhorias de funcionalidades, interfaces com usuário e conteúdo disponibilizado para a aprendizagem.

1.3  Organização do documento

Este relatório encontra-se subdividido em 6 seções. A Seção 2 contém os objetivos. A Seção 3 apresenta a metodologia aplicada no projeto. Na seção 4 são apresentados os resultados, e na seção 5 as análises. Por fim, na seção 6 é apresentado as conclusões finais da pesquisa.


2  OBJETIVOS

2.1  Objetivo Geral

O projeto propõe a construção de um protótipo de apoio ao ensino e aprendizagem de endometriose através de dispositivos móveis.

2.2  Objetivos Específicos

  • Definição dos recursos necessários e viabilidades para o desenvolvimento completo de um sistema de aprendizagem móvel, como possíveis trabalhos futuros;
  • Estudar e compreender, para estabelecer de modo geral, uma adequada arquitetura de um ambiente de aprendizagem móvel; e
  • Identificar as principais características funcionais e não funcionais necessárias e relevantes  para um ambiente de aprendizagem móvel.

3  METODOLOGIA

Esta seção apresenta o detalhamento dos procedimentos metodológicos, subdivididos em: concepção e preparação do projeto; análise e desenvolvimento; propostas e melhorias do protótipo; e por fim, validação.

3.1  Procedimentos Metodológicos

O modelo de processo metodológico está definido em 4 etapas:

  1. Concepção e preparação do projeto

A primeira etapa refere-se à concepção e fatores iniciais para a realização do projeto em questão, como definição do escopo do projeto e revisões bibliográficas.

  • Definição do escopo do problema: uma das fases iniciais, e muito importante, de um trabalho científico é a definição da problemática em questão, a ser estudada. A definição surgiu a partir das necessidades e carências encontradas na comunidade e no meio cientifico, como na área médica, nesse caso relacionada à endometriose, a qual apresenta ausência e precariedade de um ambiente de aprendizagem móvel com foco em uma formação continuada para os profissionais de saúde.
  1. Definição e desenvolvimento

Nesta etapa serão definidos aspectos (características e funcionalidades) em relação ao protótipo de sistema de aprendizagem móvel, e em seguida a implementação destes requisitos.

  • Definição da linguagem/plataforma para dispositivos móveis:

Para a criação do protótipo foi utilizado o Java que é uma linguagem orientada a objeto amplamente difundida  e gratuita, muito utilizada em ambientes corporativos de grande porte, cuja suas características a tornam desejáveis para sua utilização [11]. Também será utilizada a linguagem de marcação XML (eXtensible Markup Language)  que cria esquemas para representação de dados  [12].

A construção do protótipo foi feito no sistema operacional Android para dispositivos móveis. Android é uma nova plataforma de desenvolvimento para aplicativos móveis liderada pela Google, distribuída gratuitamente, que ainda pode integrar e usufruir de todos os recursos da linguagem Java, tornando-se bastante poderosa e  inovadora [13]. Adotando o Android, deve-se utilizar também um software apropriado e especifico para desenvolver aplicações no Android chamado SDK (Software Developers Kit), que possui um emulador que proporciona a simulação de um celular no ambiente computacional.[1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com