TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenhas Artigos Científicos

Por:   •  7/10/2018  •  Artigo  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SÃO PAULO  ENGENHARIA CIVIL

EMPREENDEDORISMO

 

Elizabeth Caetano Pereira

 

 

 

 

 

 

 

RESENHA ARTIGOS CIENTÍFICOS

 

 

 

 

 

 

São Paulo

2018


SUMÁRIO

RESENHA ARTIGO EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE FRANQUIAS NO BRASIL        3

RESENHA ARTIGO ESPÍRITU EMPRESARIAL COMO ESTRATEGIA DE COMPETITIVIDAD Y DESARROLLO ECONÓMICO        5

RESENHA ARTIGO ENTREPRENEURSHIP LAB ON A CHIP        7


RESENHA ARTIGO EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE FRANQUIAS NO BRASIL

O setor de franquia, mesmo com o cenário brasileiro mostrando grandes transformações, mostrou um crescimento significativo e dinamismo com o surgimento de novas redes nacionais e internacionais, além da consolidação de marcas já tradicionais no ramo. Porém o setor de franquias representam ainda apenas 2% do PIB nacional, tendo muito a crescer se for comparado com os Estados Unidos, cujo o mesmo setor representa 20% do PIB americano.

Segundo Mendelsohn, o sistema de fanquias se desenvolveu a partir de soluções encontradas por empreendedores, utilizada como resposta aos problemas enfrentados nos negócios. Esse método vem servindo como modelo para outros negócios além de sua evolução acontecer de forma natural.

Existe alguns tipos de franquias e elas se classificam de acordo com a especificidade e abangência de recursos oferecidos e disponibilizados pelo franqueador. De acordo com Plá, as franquias de primeira geração são as que possuem licença de uso de marca, tem pouco suporte ao franqueado, não existe exclusividade em favor do franqueado.

Diferente da primeira, as franquias de segunda geração disponibiliza mais suporte ao franqueado e o mesmo é obrigado acomprar a mercadoria do franqueador. No valor da mercadoria já estão embutidos os royalties e taxas de promoções.

As caracteristicas da franquia de terceira geração se da pelo grande suporte que o franqueador fornece ao franqueado. O objetivo é garantir a manutenção em toda a rede de estabelecimentos, com um padrão mínimo de qualidade e de uniformidade do negócio. Esse tipo de franquia costumão ter investimento financeiro de médio porte.

Já as franquias de quarta geração tem como caracteristica principal a quantidade e qualidade dos serviços prestados. São franquias de grande porte, possuem conselho de franqueados que participa das decisões da empresa e colabora para o fortecimento da marca. É o tipo de franquia que torna viável a solução de problemas e foca no desenvolvimento de novos diferencias para se manterem competitívos no mercado em que atuam.

O útimo tipo de franquia é a franquia de quinta geração, são iguais as franquias de quarta geração com o adicional que possuem garantia de recompra pelo franqueador. Porém esse tipo de franquia só é viável quando o franqueador é dono do ponto comercial, podendo ser proprietário ou locatário, que aluga ou subloca ao franqueado.

De acordo com Katz, independente do tipo de franquia ou em qual mercado a empresa atue, é de suma importancia a boa comunicação e a transparencia na troca de imformações, pois esses são os fatores vitais para a sobrevivência do elo entre as duas partes envolvidas.

Para se tornar um franqueador é necessário ter boa saúde financeira, pois será necessário investir em registros contratos e elaboração de manuais, além de se adequar a Lei de Franquias. Também será necessário a contratação de advogados e consulttores especializados, para ajudar na adequação a lei.

Um fator de que interfere no sucesso é a experiência que o franqueador tem na admistração de seu próprio négocio. Para se preparar a lidar com dezenas de unidades fanquadas, o candidato que administra apenas um ponto pode expandir sua atuação para duas ou três lojas e crie uma rotina de acompanhamento sem que seja preciso estar presente fisicamente no négócio.

É de suma importancia que o franqueador esteja preparado para iniciar o processo de franqueamento, pois o mercado atual não aceita empresas ou pessoas que tenham a intenção de testar ou de trabalhar com a sorte. Esse sistema funcionou por muitos anos, porém não funciona mais. Por conta disso até o pioneirismo não é mais tão pioneiro assim. Então, é necessário se preparar, estudar os impactos de impostos, quadro de funcionários, logística de escoamento, taxas do sistema, entre outros fatores e tudo isso exigirá um profissional qualificado.


RESENHA ARTIGO ESPÍRITU EMPRESARIAL COMO ESTRATEGIA DE COMPETITIVIDAD Y DESARROLLO ECONÓMICO

O objetivo do desenvolvimento econômico é gerar bem-estar e qualidade de vida. Na Colômbia, a situação não é diferente. O governo colombiano estabeleceram como objetivo o desenvolvimento economia, igualdade e melhoria da qualidade da vida como uma visão otimista da melhoria da gestão do país. Hoje no mundo existe uma tendência em optar pelos modelos econômicos que tem seu foco voltado para o desenvolvimento econômico, que prioriza o desenvolvimento de negócios, na criação das empresas, na estimulação da cultura negócios, entre outros. Esse estímulo incentiva o surgimento de novos empreendedores como forma de gerar desenvolvimento econômico.

Países que focam seus modelos econômicos, políticas e instituições na criação de empresas são países que crescem, que se desenvolvem, geram riquezas e melhoram a qualidade de vida de seus habitantes. Aqueles que não buscam a melhoria de seus modelos econômicos em conjunto com a criação de empresas e a melhoria das empresas já existentes são países que param de acompanhar a competitividade internacional, se tornando constantes e eternos países em desenvolvimento.

Na Colômbia, eles implementaram iniciativas destinadas ao fortalecimento da cultura empresarial. Foram colocados em prática programas como “Colômbia Compete”, que gerou uma diagnóstico importante no quadro de reuniões de produtividade e competitividade, melhorando a qualidade dos empresários colombianos; Fomipyme, plano de fundo empreender o Carces (Comitês Consultivos Regional de Comércio Exterior); o Programa Jovens Exportadores de Empresários, renomeado para Emprendedores Colômbia; a cadeira Ceinfi, entre outros, perdeu força nos primeiros quatro anos de maneira estratégica devido à importância do TLC assinado com os Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com