TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Artigo Científico Indicadores

Por:   •  23/9/2020  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: Artigo científico indicadores

O documento cujo título "Avaliação do desempenho organizacional" foi publicado pelos alunos Mário Paulo Luitz e Marcelo Giroto Rebelato, durante XXIII ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) em 2003, ambos da universidade PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Trata-se de um estudo da importância de se desenvolver indicadores que estejam alinhados com a estratégia organizacional, bem como a utilização de indicadores que mostre não apenas os resultados financeiros, pois esses podem trazer uma falsa visão do desempenho da organização, mas também indicadores que permitam avaliar o retorno de investimentos a médio e longo prazo, tais como, indicadores de satisfação de clientes, qualidade, inovação, entre outros.

O artigo é dividido em quatro partes, na primeira parte denominada "Introdução" o autor destaca a importância de se introduzir indicadores eficientes alinhados com a estratégia organizacional, depois os autores aborda "A evolução da medição do desempenho organizacional" onde é citado a "técnicas de gerenciamento baseadas em valores" (value-based management) (GARY,2002) e a técnica Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1992), já na terceira parte são abordados os "Indicadores de desempenho" seguido da última parte a "Conclusão".

É reforçado diversas vezes que a escolha correta dos indicadores são extremamente importantes para se medir corretamente o desempenho de uma organização, e que a utilização de indicadores baseados apenas em dados financeiros, como eram os primeiros indicadores, não é eficaz para se avaliar o desempenho a médio e longo prazo, principalmente quando se trata de uma empresa que investe muito em marketing e desenvolvimento.

Os autores  apresentam a classificação proposta por Garvin (1998) onde os indicadores são agrupados de acordo com o tempo (curto, médio e longo prazo) no grupo de "processos de trabalho" estão os processos de curto prazo, estes geralmente são a maioria, o grupo "processos de comportamento" é composto em sua maioria por processos de médio prazo envolvendo tomada de decisão, comunicação, entre outros e o ultimo grupo "processos de mudança" onde a maioria dos processos que compõem são de longo prazo.

Também é citado Parmenter (2002) que defende o desmembramento dos indicadores e descreve os fins de cada membro, sendo eles "indicadores de resultado", "indicadores de desempenho" e "indicadores chave de desempenho".

O texto é de uma leitura agradável e rica em conteúdo muito bem fundamentado, servindo de base para estudos voltados a gestão e análise de desenvolvimento de organizações. Os autores concluem com êxito o que propuseram demonstrando domínio no conteúdo abordado. O artigo pode ser encontrado no link abaixo no site da ENEGEP e é altamente recomendado à estudantes dos cursos de engenharia e administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com