TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  11/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 6

Portfólio Final

Disciplina: Inteligência Artificial

Série: 9º ano Ensino Fundamental

Por Martha do Nascimento Lohse

RA 8172481

INTRODUÇÃO

        O presente relatório tem por objetivo apresentar os dados obtidos através da Prática Pedagógica realizada na EM DOM JUSTINO JOSÉ DE SANT ANNA, localizada na Rua Principal, s/n, Torreões, no município de Juiz de Fora - MG.

        Para o trabalho da Prática Pedagógica, foi escolhida a turma de 9º ano do Ensino Fundamental devido ao conteúdo a ser trabalhado.

        A escola conta com 261 alunos matriculados em 2022, do 1º período da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental e atua em Tempo Integral.

        

CARACTERIZAÇÃO

        O presente estudo e prática pedagógica ressaltam a importância do estudo da Informática na escola. Percebemos, a partir da prática, o quanto os alunos podem se desenvolver com os estudos e realização de atividades práticos.

        A faixa etária dos alunos que serão foco do trabalho tem bastante curiosidade e vontade de aprender coisas novas relacionadas à Informática, de construir jogos e atividades voltadas à programação.

OBSERVAÇÃO

        As novas tecnologias corroboram para que o processo de aprendizagem se efetive por meio da experimentação e do estímulo as novas descobertas. Para tanto, é necessária uma rede de informações, por meio da qual, pode-se aprender conteúdos ilimitados a partir de um espaço limitado e com regras.

        O fazer, o saber e o brincar são comportamentos que interagem de forma natural nos espaços escolares com possibilidades de acessos a computadores e internet.

        Por mais que a faixa de idade não se veja como criança, eles ainda trazem a magia para o aprendizado.

PLANEJAMENTO

        O objetivo das aulas é introduzir o ensino da lógica proposicional aos alunos de maneira simples e rápida.

        A atividade foi desenvolvida a partir do plano de aula abaixo:

Plano de Aula

Tema e objetivos

Tema: Lógica Proposicional

Objetivos

Conhecer os conceitos básicos referentes aos fundamentos da Lógica Proposicional e aplicar alguns deles.

Conteúdo

O aluno deve aprender os conceitos básicos relacionados à Lógica Proposicional e ser capaz de resolver problemas mais simples envolvendo esses conceitos.

Metodologia e estratégias        

As metodologias usadas serão exposição inicial dos conceitos seguida de exercícios práticos para melhor entendimento. Os exercícios serão feitos oralmente; e também entregues aos alunos e recolhidos ao final do prazo estipulado de 5 minutos.

Recursos Didáticos

Os recursos utilizados serão quadro branco, caneta para quadro branco e material impresso com 3 atividades sobre Lógica Proposicional para que não fique cansativo para o aluno ficar copiando tudo.

Cronograma

A aula foi programada para ser dada em 1 horário de 50 minutos em data a ser definida junto à escola conveniada que será definida em momento oportuno.

Avaliação

Os alunos serão avaliados a partir de perguntas e respostas orais ao longo da aula, onde poderão tirar dúvidas que forem surgindo; e de um exercício que será feito ao final da aula. As avaliações não terão nota, será apenas observada a participação de cada um.

APLICAÇÃO

        A atividade de observação possibilitou aprendizado para o momento do trabalho da regência. A professora orientadora forneceu orientações relevantes para o processo da regência.

        A regência ocorreu da forma como planejada, sendo gratificante a participação dos alunos nos momentos de abertura e nas atividades propostas (anexo, ao final).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

        

        Através do processo de ensino, podemos constatar a importância do ensino da Informática dentro da escola, visto que as profissões do futuro estão amplamente relacionadas com essa área.

        Constatamos também que a experiência na sala de aula é de grande valia para a formação do profissional trazendo novas percepções no ensino aplicado em sala de aula.

       

        A prática do estágio possibilitou novas experiências e conhecimento para futura profissão docente. Através das observações, foi possível adquirir várias possibilidades de trabalhar de diferentes formas e a oportunidade de vivenciar a prática em sala de aula com os alunos.

Referências

  1. LUGER, George F. Inteligência Artificial. 6. ed. São Paulo: Pearson                            Education do Brasil, 2013.
  2. Representação de Conhecimento, Lógica Proposicional e Lógica de                           Primeira Ordem. In: Inteligência Artificial – Prof. Dr. Flávio Soares                         Corrêa da Silva e Profª. Ms. Gislaine Cristina Micheloti Rosales,                           Batatais, 2013.
  3. Representação de Conhecimento. In: Inteligência Artificial – Prof. Dr.                         Flávio Soares Corrêa da Silva e Profª. Ms. Gislaine Cristina                                   Micheloti Rosales, Batatais, 2013.

ANEXO

Lógica Proposicional

Atividades de fixação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com