TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARES NA ESTATÍSTICA: UMA FERRAMENTA PODEROSA

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

UCAM/PROMINAS (UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES)

RONALDO SILVARES RODRIGUES

SOFTWARES NA ESTATÍSTICA: UMA FERRAMENTA PODEROSA.

ITABORAÍ – RJ

2017

SOFTWARES NA ESTATÍSTICA: UMA FERRAMENTA PODEROSA.

Ronaldo Silvares Rodrigues

RESUMO

Os softwares fornecem importantes possibilidades para o estudo da estatística. Nesse sentido, é necessário um domínio dos mesmos, estabelecendo assim, uma interação e comodidade do uso destes recursos para fins estatísticos.

Este artigo tem por objetivo salientar a importância de tais procedimentos, como divulgar a importância deste campo da matemática no cotidiano das pessoas. Deste modo, atividades profissionais e levantamento de dados são desenvolvidos com eficiência mediante a tais tecnologias. Para este fim, foram pesquisados softwares e demais situações vinculadas a utilização destes processos, bem como fundamentação teórica.

Palavras-chave: softwares. Interação. estatística.

1. Introdução

O trabalho em questão tem como tema, a junção dos softwares  com a estatística, por isso,combinação destes programascom a mesma cada vez mais vem se expandindo com o passar dos anos, pois vivemos atualmente em um mundo cada vez mais globalizado.

Hoje, existe alguns softwares aplicativos como por exemplo, o SPSS que funciona como espécie de programa computacional que permite um desenvolvimento de dados estatísticos, para que estes sejam bem coletados, organizados e posteriormente aplicados.

SEGUNDO CRESPO(2000):

Estatística é a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, análise e interpretação dos dados e para utilização dos mesmos nas tomadas de decisões.

No universo atual, o estudo e utilização da estatística encontra-se em sua grande parte nas universidades e empresas de várias categorias, sejam elas públicas ou privadas, proporcionando que estas manipulem boa parte da quantidade de dados que por sua vez tornam mais sofisticados o uso dos diversos métodos estatísticos, uma vez que, SEGUNDO SALSBURG (2009):

A estatística revolucionou a ciência através do fornecimento de modelos úteis que sofisticaram o processo de pesquisa na direção de melhores parâmetros de investigação, permitindo  orientar a tomada de decisões nas políticas socioeconômicas.

E ainda SEGUNDO STIGLER (1986) :

O métodos estatísticos foram desenvolvidos com uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano.

Tal visão se faz entender porque a estatística se tornou essa área de conhecimento poderosa nos dias de hoje, levando em consideração o fato de que hoje a maioria dos domicílios tem a oportunidade de ter um computador e que várias pessoas tem acesso a internet, e desta maneira, a utilização dos recursos estatísticos ganha espaço significativo também nas diversas residências do país e do mundo.

2. Desenvolvimento

2.1) A ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL

As ferramentas computacionais estatísticas são eficientes em estabelecer e realizar grande levantamento de dados por meio de atividades gráficas que vibializam a busca de resultados e determinam a solução de problemas no âmbito desta área da matemática.

Neste universo computacional, existem diversos softwares estatísticos que possibilitam todo contexto mencionado acima, tipo: SPSS, MINITAB, o R entre outros.

O software livre “R” descreve bem a situação de construção e planejamento de gráficos, sem contar que no ambiente acadêmico, ele é mais utilizado, pois o mesmo é uma ferramenta computacional gratuita e que oferece livre acesso para manipulação e análise de dados,pois devido a estas características o usuário tem domínio absoluto sobre os dados que constrói.

O SPSS, é um dos programas de análise estatística mais utilizado na área das ciências sociais, mas este também pode ser usado por pesquisadores de mercado, na área da saúde, da educação, em governos, entre outros setores.

O MINITAB por sua vez, tem mais ênfase no mundo empresarial, uma vez que oferece um controle estatístico de processo, de confiabilidade, de planejamento e execução de experimentos e principalmente de qualidade, levando em consideração que este software tem baixo custo e apresenta menos espaço em disco em comparação com os demais.

Deste modo, de acordo com a progressão acelerada no processamento dos computadores, na junção ao desenvolvimento de softwares cada vez mais eficaz, os métodos estatísticos se tornaram mais intensivos nas práticas empresariais, pois a estatística é de extrema importância no levantamento de dados científicos que determinam o comportamento e perfil dos mais variados consumidores das diversas regiões.

2.2) O AVANÇO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A CRESCENTE DEMANDA DOS SOFTWARES ESTATÍSTICOS.

Devido ao andamento e crescimento da tecnologia, a estatística, assim como uso dos seus softwares vem se expandindo nas mais variadas áreas do conhecimento, visando um bom resultado de tais recursos como por exemplo, recursos econômicos, bem como suas práticas de produção com enfoque no aumento da qualidade de produção, pois de acordo com RODRIGUES (2003):

Os dados são obtidos, classificados e armazenados em meios magnéticos e disponibilizados em diversos sistemas de informações acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade, que, por sua vez, podem utiliza-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Dessa maneira, os estudos estatísticos, certamente são oriundos de alguma forma de pesquisa científica que determina inicialmente a definição do tipo de experimento baseado na obtenção dos dados de forma eficiente, pois em qualquer país que seja, a estatística e o uso de seus softwares são ferramentas fundamentais para que as diretrizes sociais e econômicas possam ser traçadas e projetadas para um futuro cada vez mais moderno e promissor conforme os avanços da tecnologia trazem consigo a capacidade do aumento significativo de produzir, armazenar, organizar e transmitir informações num mundo cada vez mais globalizado que exige das mais diversas áreas um acompanhamento deste crescimento tecnológico que tende cada vez mais a constante utilização da estatística através de seus softwares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com