TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão de Dispositivos Móveis

Por:   •  7/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema de Gestão de Dispositivos Móveis

Autor: Cássio José Matos de Souza

Introdução

        Hoje em dia segundo SANTOS (2018) é muito comum as pessoas levarem notebook, tablet e smartphones de sua preferência para serem utilizados no trabalho, com características de hardware e sistema operacional que lhe melhor convém.

        Esta comodidade é muito comum principalmente nas empresas de tecnologia. E está ficando cada vez mais comum vermos pessoas trabalhando com Mac, Linux, iPad, Android, etc em ambientes corporativos, onde geralmente temos como padrão o Windows. O conceito chamado BYOD (Bring Your Own Device, em inglês), permite que seus funcionários tragam seus dispositivos móveis para o trabalho, oferecendo para a empresa uma possibilidade de redução de custo e simplicidade em sua estrutura de suporte técnico. Pode parecer estranho, mas quando um funcionário faz a compra de dispositivo para realizar suas atividades de trabalho, a empresa não terá que gastar dinheiro com a aquisição de um dispositivo para aquele funcionário. Com o BYOD será possível gerar comodidade e flexibilidade para os funcionários sem um aumento de custos.

MDM (Mobile Device Management)

        As empresas que permitem a utilização de equipamentos móveis para fins de trabalho, no conceito chamado BYOD, devem estabelecer regras claras de utilização com base em políticas corporativas de segurança, adotadas pelos seus grupos de colaboradores. Para a utilização de tais políticas, necessitaremos de ferramentas de software capazes de fazer gestão a distância dos dispositivos móveis chamada de MDM. O gerenciamento de dispositivos móveis é uma tecnologia que faz a gestão do ciclo de vida do dispositivo permitindo a Segurança da TI implementar, configurar, gerenciar, oferecer suporte e proteger dispositivos móveis através de perfis de MDM instalados nos dispositivos. Um software de MDM proporciona inventário de ativos, configuração de e-mail, configuração de aplicativos, configuração de wi-fi, a resolução de problemas e recursos de bloqueio de limpeza que protegera o dispositivo e os dados empresariais nele contidos, isso tudo de uma maneira remota e sem fio. O MDM possibilita a distribuição de aplicações e configurações para os dispositivos móveis, atribuindo diferentes níveis de acesso e bloqueio de uso de recursos determinados, e de acordo com a necessidade de cada usuário.

Conforme o (MGITECH 2018) há 5 vantagens para gerenciar dispositivos móveis e aplicativos MDM que podem ajudar o meio corporativo:

Segurança dos dados: quando temos um dispositivo roubado, o mesmo pode ser usado como uma porta acesso de informações corporativas confidenciais pelos criminosos. Um MDM realiza a proteção das informações corporativas por meio de políticas de segurança de dispositivos e prevenção da perda de dados bloqueando ou limpando os dados remotamente, diminuindo assim a possibilidade de vazamentos de informações sigilosas. Conforme a Hexnode, o MDM também pode excluir aplicativos e configurações empresariais durante a desinstalação do dispositivo.

Distribuição de aplicativos: o MDM realiza a implementação com segurança dos aplicativos corporativos em dispositivos de funcionários. Gerenciando atualizações e downgrades sem problemas, desativando aplicativos desnecessários por lista negra/branca. Recebendo alertas sobre a instalação de aplicativos na lista negra. É possível a criar catálogos personalizados de aplicativos para gerenciar melhor e permitir que os usuários instalem aplicativos necessários em um único local. Um catálogo de aplicativos com identidade definida para distribuição de aplicativos certos para os usuários ideais, os usuários só podem baixar para seus dispositivos móveis apenas os aplicativos necessários para exercer suas atividades, isso garantira que as ferramentas certas estarão disponíveis para os usuários certos.

Gestão de ativos e dados de inventário: com a gestão de ativos é possível identificar onde estão todos os dispositivos de uma determinada equipe, por exemplo se um determinado funcionário realizou um deslocamento diferente do estabelecido, sendo por uma desvio de rota ou com tráfego de velocidade acima do previsto para o deslocamento, e é possível saber quando determinado dispositivo foi adquirido, assim e possível manter o controle a e atualização do sistema.

Gestão de senhas: o MDM realiza todo o gerenciamento dos recursos de segurança dos dispositivos móveis para proteger os dados da empresa, incluindo a configuração de e-mail até o gerenciamento de senhas e configurações de wi-fi. É possível ativar o acesso wi-fi a dispositivos sem compartilhar senhas. Desde que se configure um proxy HTTP global nos dispositivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (298.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com