TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Citricos

Por:   •  23/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

A-1)Quais são os componentes básicos de qualquer meio de cultura? Explique suas funções.          
A-2)Após o processo de fermentação, é possível utilizar o inóculo para avaliação em meios sólidos? Descreva as diferenças entre inoculos e meios de cultura sólidos
A-3)Descreva as etapas na curva de crescimento de microrganismos abaixo (gráfico)
A-4)Na empresa que você trabalha existe um bioprocesso contendo o microrganismo
saccharomyces cerevisiae. Para controlar o processo foi solicitado fazer o balanço de massas dos reagentes e produtos, porem o balanço nunca fecha. Explique o motivo.
B-1)Quais são os requisitos básicos para fazer uma cultura de células
B-2)Quais as principais diferenças entre células aderentes e não aderentes
B-3)Dois microrganismos (uma bactéria e um fungo) foram utilizados para a síntese de um produto de alto valor agregado. Quanto ao consumo de substrato ( glicose) para geração de biomassa considerando a reação abaixo C6H1206 + a O2 + b NH3 -> c CH1,8 O 0,5 N 0,2 + d CO2 + e H20
para bactéria, o rendimento celular em relação ao substrato foi de 0,05g\g e para o fungo foi de 0,11 g\g. determine os coeficientes estequiométricos.
C-1)Cite e explique os métodos mais utilizados para que se obtenham organismo com DNA recombinante
C-2)Explique a técnica de PCR. Qual sua relação com OGM
C-3)As modificações epigenetica  são consideradas técnicas de manipulação genética para criação de OGM. Explique.
D-1)Explique com exemplos como o estudo da genômica se relaciona com a farmacogenomica

D-1)Genômica é o estudo do genoma completo de um organismo e visa compreender a organização molecular e as informações dela provenientes (estrutural, funcional e proteômica). Já a farmacogenomica trata das respostas farmacológicas e de suas modificações por influencias hereditárias. Busca a individualização de terapêutica, ou seja, prescrição do medicamento e na dose certa para cada individuo, com base nos fatores genéticos que regulam a farmacocinética e a farmacodinâmica dos medicamentos. Logo, estudando o genoma podemos compreender como cada individuo é e assim, a farmacogenomica poderá tratar cada pessoa indivualmente. Exemplos como atividade de enzima TPMT e sensibilidade ao tratamento com tiopourinas; enzimas importantes no tratamento quimioterápico da leucemia, doenças reumáticas, transplante de órgãos, catalisa s-metilação (inativação de fármacos da classe das tiopurinas, mercaptiopurina, azatiopurina e tioguanina.)

C-1)*CORTE DO DNA – primeiramente tem que se ter o DNA, escolher uma célula procariótica ou eucariótica, podendo ser de: bactérias, fungos, plantas, mamíferos, ou de qualquer outro organismo. Assim, usando enzimas de restrição, e essas enzimas irão cortar o DNA, e fazer o processo de eletroforese. *ELETROFORESE – é um processo utilizado para separar os fragmentos que foram cortados. *MAPAS DE DNA – Uma vez separados esses fragmentos, é utilizado outro tipo de enzima de restrição para localizar os fragmentos e começar o processo de ligação do DNA. *LIGAÇÃO DO DNA – Processo de ligação do DNA com o DNA ligase, para a obtenção de um novo ser. Pode-se também utilizar vetores como os plasmídeos, que são os DNA circulares e que geralmente ficam fora do núcleo ou afastados do material nucleico no caso de procariontes, ou vírus que vão atuar especificamente no DNA material genético de algum ser. O vírus funciona como se fosse uma seringa, tendo um fragmento de DNA, assim, grudando na célula e injetando o material lá dentro. Por fim, o material tende a se unir com o outro para começar o processo.

C-2)A técnica de PCR (reação em cadeia da polimerase), é uma técnica utilizada para se fazer muitas cópias de DNA, através de um único pedaço de DNA. Essa técnica é usada em tubos de ensaio contendo o DNA e mais alguns compostos necessários, como primers (DNAs iniciadores) e a enzima DNA polimerase (enzima responsável pela replicação do DNA). Os primers são feitos de DNA, com mais ou menos 20 bases (A,T,C,G), e quando uma molécula de DNA vai ser multiplicada, deve-se separar a dupla fita, formando duas fitas diferentes mas complementares entre sim. Passo a passo da técnica de PCR: - a amostra de DNA, a enzima que faz a replicação (DNA polimerase), os nucleotídeos de DNA e os primers complementares a sequência de DNA são colocados em um tubo de ensaio. – Coloca-se o tubo de ensaio em uma máquina de PCR (máquina que aumenta e diminui a temperatura de acordo com um programa). Os passos seguintes, de aquecimento e resfriamento, acontecem dentro da máquina controlador pelo programa. – Aquece-se o tubo a 94ºc para desnaturar (separar a dupla fita) o DNA. – Cada fita simples do DNA que foi desnaturado serve de molde para a síntese de novas cadeias complementares. Para isso resfria-se a 54ºc onde os primers se anelam ao inicio das duas fitas simples, servindo de iniciadores para a enzima polimerase. – Aquece-se novamente o tubo a 72ºC ( temperatura ideal de funcionamento da DNA polimerase) para a  duplicação da fita. A DNA polimerase inicia, após o final do primer, a colocar os nucleotídeos livres na fita de DNA ligando-os por complementaridade, formando assim uma nova fita dupla. O PCR é utilizado como técnica de detecção e quantificação de OGM. E OGM é definido como toda entidade biológico cujo material genético for alterado por qualquer técnica de engenharia genética de maneira que não ocorra de maneira natural.

C-3)OGM (organismo geneticamente modificado), todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada. Modificações epigenéticas engloba todas as modificações hereditárias do DNA(mutações). Modificações tipicamente herdadas por mitose e meiose. São hereditárias, mas não são permanentes e podem ser revertidas. Não é considerada.

A-1)Fonte de carbono: compostos orgânicos (microrganismos heterotróficos): Carboidratos, lipídeos e proteínas. Dióxido de carbono (microrganismos autotróficos): é a forma mais oxidada do carbono, assim a fonte de energia deve vir da luz ou composto inorgânicos.Fonte de nitrogênio: É elemento necessário em maior quantidade depois do carbono, cerca de 12% (constituinte das proteínas, ácidos nucleicos, etc..), moléculas orgânicas (aminoácidos, peptídeos),moléculas inorgânicas (NH3,NO3-,N2)

Hidrogênio: principal elemento dos compostos orgânicos e de diversos inorgânicos. ( agua, sais e gases).Funções: manutenção do pH, formação de ligações de H entre moléculas, fonte de energia nas reações de oxirredução nas respiração.

Oxigênio:  Elemento comum encontrado nas moléculas biológicas (aminoácidos, nucleotídeos ,glicerídeos) é obtido a partir das proteínas e gorduras.- Na forma de oxigênio molécular (O2), é requerido por muitos para o processo de geração de energia.*metais em quantidades muito pequenas (traços) necessários na composição de um meio de cultura: Zn, Cu, Mn, CO, MO e B.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com