TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma ferramenta Para Gerenciamento de Riscos com Base no PMBoK

Por:   •  7/1/2022  •  Artigo  •  5.587 Palavras (23 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 23

HistoryRisk: Uma ferramenta para Gerenciamento de Riscos com base no PMBoK

George Talmo Vital Samarino, Evaldo de Oliveira da Silva

Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF) – Campus Academia
36016-000 – Juiz de Fora – MG– Brasil

george.samarino@hotmail.com, evaldo.oliveira@gmail.com

        Abstract. This article presents the risk management as knowledge area of PMBok Guide. Futhermore, this work approaches a tool entitled HistoryRisk which is used as information system in order to manage risks in projects. The entire concept and prototype is based on PMBok's areas of expertise, which allow project managers to adopt best management practices. One of the main features of the software is the quantitative analyzes, which are the numerical analyzes of the risks that we identify in a project, such as the calculation of the expected monetary value of each risk and the general Expected Monetary Value of the project, calculate General Risk of a project and the differential of the application that is the risk probability calculation, which is based on the K-means algorithm.

Resumo. Este artigo apresenta a área de conhecimento de gerenciamento de riscos e a ferramenta desenvolvida, denominada HistoryRisk para que possa gerenciar os riscos dos projetos. Todo o conceito e o protótipo são baseados nas áreas de conhecimento do PMBok, que permitem aos gerentes de projetos adotarem boas práticas de gerenciamento. Uma das principais funcionalidades do software são as análises quantitativas, que geram análise numérica dos riscos, como por exemplo, a realização do cálculo do valor monetário esperado de cada risco e o Valor Monetário Esperado Geral do projeto, calcular o risco geral do projeto e o considerado diferencial da aplicação que é o cálculo da probabilidade do risco, que por sua vez está utilizando como base o algoritmo K-means.

1. Introdução

        Segundo o PMBok (Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos ou Project Management Body of Knowledge) um projeto é considerado um esforço temporário, para criar um produto, serviço ou resultado único, ou seja, um projeto possui um ciclo de vida que existe um início, meio e fim. O término do projeto pode ocorrer de várias formas como por exemplo, alcance do objetivo almejado, mudanças nos objetivos e com isso será necessário começar outro projeto, também se o projeto não é mais necessário, se cliente que solicitou o projeto deseja encerrá-lo, entre outros motivos. Quando dizemos que um projeto é temporário, não significa que o ciclo de vida será de curta duração, mas em relação ao engajamento do projeto e à sua longevidade (PMBok, 2013).

        Dentre as áreas do gerenciamento de projeto do PMBok, temos o gerenciamento de riscos, que aborda os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos de um determinado projeto (PMBok, 2013).

        Como o gerenciamento de riscos é uma área que abrange uma complexidade muito alta, esse trabalho buscou desenvolver uma ferramenta capaz de auxiliar no gerenciamento de um projeto, chamada de HistoryRisk, para que pudesse auxiliar os gerentes de projetos nesta etapa e consiga tomar as decisões com mais consistência e segurança.         Ao executar um projeto e não identificar, analisar, planejar e controlar as ameaças e oportunidades, podem ocorrer ações indesejadas, como por exemplo a falha em projetos que pode custar milhões de dólares. Os riscos devem ser gerenciados do início ao fim do projeto, pois podem ocorrer a qualquer etapa do ciclo.

        Importante destacar que o HistoryRisk foi desenvolvido pelos autores para a conclusão de curso de Bacharelado de Sistemas de Informação do Centro de Ensino Superior (CES/JF), o artigo proposto visa contribuir para gestão de projetos, especificamente a gestão de riscos, auxiliando os gerentes de projeto e alunos interessados nesta etapa do gerenciamento de riscos.

        O artigo está definido da seguinte forma. A seção 2 descreve as áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos, focando as subseções no gerenciamento de riscos, segundo o PMBok. A seção 3 descreve sobre as tecnologias e métodos utilizados para o desenvolvimento do HistoryRisk e a especificação das principais funcionalidades do sistema. A seção 4 aborda as regras de negócios do software desenvolvido e como utilizar as principais funcionalidades. Finalizando este artigo, temos a seção 5 contendo as considerações finais e trabalhos futuros.

2. Referencial Teórico

Esta seção descreve os principais conceitos que estão relacionados para fundamentação teórica deste trabalho. Os conceitos discutidos nesta seção tratam do processo de gerenciamento de riscos e detalha suas etapas.

2.1. Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos

O PMBok possui 10 (dez) áreas de conhecimento que permitem aos gerentes de projetos adotarem boas práticas de gestão a fim de atender todo o ciclo de vida de um projeto. Cada área de conhecimento possui um objetivo específico, além de atividades que devem ser executadas para aplicá-las. É importante ressaltar que ao realizar um projeto não existe a obrigatoriedade de executar todas as áreas previstas no PMBok, porém quando os gerentes de projetos se propõem a realizá-las, todas as etapas devem ser cumpridas utilizando as técnicas e ferramentas do gerenciamento de projetos.

Abaixo são listadas as áreas de conhecimento previstas pelo PMBok (PMBOK, 2013):

  • Gerenciamento de Integração
  • Gerenciamento de Escopo
  • Gerenciamento de Tempo
  • Gerenciamento de Custos
  • Gerenciamento da Qualidade
  • Gerenciamento de Recursos Humanos
  • Gerenciamento de Comunicações
  • Gerenciamento de Riscos
  • Gerenciamento de Aquisições
  • Gerenciamento das Partes Interessadas

2.2. Gerenciamento de Riscos em Projetos

Dentre as áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos, o gerenciamento de riscos apresenta métodos, técnicas e ferramentas para definir a relação de riscos e suas probabilidades na execução de projetos. Nesta seção será descrito o Gerenciamento de Riscos com base no Guia de Conhecimento em Gerenciamento de projetos (PMBOK, 2013).

Para que as técnicas apresentadas para o Gerenciamento de Riscos tenham êxito, a organização deve estar comprometida com uma abordagem proativa e consistente do gerenciamento dos riscos durante todo o projeto. É necessário fazer uma escolha consciente em todos os níveis da organização para identificar ativamente e buscar o gerenciamento e eficaz dos riscos durante o ciclo de vida do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (810.9 Kb)   docx (846.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com