TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

Por:   •  25/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo: Wanessa Lima de Oliveira

RGM: 24502774

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Data:26/10/2020

Curso: Licenciatura em química

Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

ATIVIDADE 1.2 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

Analise e comente (com suas próprias palavras) as propostas gerais e as competências gerais (fundamental e médio) ou os campos de experiências (infantil) da educação básica e como essas são relevantes para a formação do estudante (fundamental e médio) ou para o desenvolvimento da criança na primeira infância (infantil). Destaque uma das competências da educação básica e depois comente como essa competência se articula com o itinerário formativo da sua área de atuação (você encontrará as competências gerais na introdução do documento da BNCC). A sua análise deve conter, no mínimo, uma lauda (página).

(Texto na próxima página)

BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

O BNCC, Base Nacional Comum Curricular, é um documento que regulariza todos os conteúdos de aprendizagem essenciais que estudantes tanto dos módulos infantis quanto do ensino fundamental e médio devem praticar no decorrer das etapas de ensino da Educação Básica. Estes conteúdos dispostos no BNCC devem assegurar aos alunos o desdobramento de dez competências gerais, que corroboram entre si no desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos, valores e atitudes nos quais possam se basear para resolver problemas cotidianos e exercer suas funções de cidadania na sociedade a qual estão inseridos.

Neste âmbito, com a implementação do BNCC, acredita-se que seja possível a efetivação de uma educação básica de qualidade, com equidade de ensino, assim como, espera-se estimular o regime de colaboração entre todas as esferas do governo, gerando a garantia de acesso e permanência na escola, independente de qual seja a realidade do aluno (classe social, região na qual reside, entre outros). Além da equidade de ensino, com a implementação do BNCC, almeja-se o desenvolvimento de todas as competências gerais, para a formação de indivíduos conscientes de seus papeis como cidadão.

Desta maneira, as dez competências gerais da BNCC abrangem desde os contextos pedagógicos até a questão de valores e conceitos éticos, sendo estas definidas como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores empregados não somente nas salas de aulas, mas no cotidiano dos alunos, tanto pessoal, quanto profissional e no exercício da cidadania.

A 5° competência, por exemplo, decorre sobre a habilidade de compreender, criar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de maneira crítica, a cerca de utiliza-las e dissemina-las de forma responsável e ética, assegurando assim sua capacidade de comunicar-se, acessar e repassar informações, resolver problemas cotidianos e produzir conhecimento exercendo sua cidadania de maneira individual e coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com