TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bncc e Seus Desafios para Implementação

Por:   •  30/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Nome Completo: Fabiana Pereira de Sousa Lobo

RGM: 25198807

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Data: 13/11/2020

Curso: Formação pedagógica em matemática para não licenciados

Disciplina: Estágio

  ATIVIDADE 1.3 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

A proposta dessa atividade é sobre a estrutura da BNCC.

Analisando o seu itinerário formativo, comente a importância das atividades conjuntas entre as áreas do itinerário, e sugira de forma detalhada 03 temas e 03 atividades que poderiam ser desenvolvidas considerando o conjunto de competências e habilidades do itinerário formativo em que a sua área está inclusa. Atenção: os temas devem possibilitar o trabalho colaborativo entre professores e alunos das diferentes disciplinas que pertençam ao mesmo itinerário formativo (seja, por exemplo, atividade comum aos cursos que fazem parte do grupo de Linguagem e suas tecnologias, ou aos que fazem parte das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e assim por diante). A sua análise deve ter, no mínimo, 1 lauda (página).

Digite aqui seu texto:

Percebe-se que as áreas do conhecimento na BNCC estão organizadas de maneira a promover a atuação conjunta entre os componentes curriculares. Os novos modelos de ensino buscam relacionar os conteúdos de forma a ampliar o horizonte dos educandos, mostrando aplicações da Matemática em variadas disciplinas e setores, Geografia, Biologia, Química, Física, Economia, Administração, Contabilidade entre outras. A intersecção dos componentes curriculares permite ressaltarmos a importância da Matemática para o mundo, pois assim o jovem pode sentir prazer em aprofundar seus estudos, buscando uma melhor relação com as teorias e aplicações matemáticas.

Assim, é possível sugerir atividades a serem desenvolvidas no contexto do ensino médio:

1.Tema: Matemática na Educação Física/Biologia – IMC

Aula teórica através de slides ou texto impresso sobre IMC; aula prática de mensuração de peso e altura, cálculo do IMC manual em dupla.

O objetivo é conhecer e compreender o IMC – Índice de Massa Corporal.

O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, em que a massa está em quilogramas e a altura em metros.

IMC = PESO(kg)

        ALTURA²(m)

Propor que os alunos façam uma ficha, como essa abaixo e preencham com as informações um do outro.

 ESCOLA: ________________________________________________________________ ALUNO(a): _____________________________________________________________________ SÉRIE: ________________ IDADE: __________ SEXO: _______________ DATA__________

IMC – ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

PESO: ____________ ALTURA: _____________ IMC: _______________________________

Usar a tabela abaixo para analisar o resultado de cada um.

[pic 2]

Sugestões de materiais: folha de sulfite, caneta, retroprojetor.

2.Tema: Matemática na Arte – Mosaico de Escher[pic 3]

Iniciar a atividade com um vídeo sobre a arte mosaico de Escher, passo a passo. Peça que os alunos realizem a atividade em dupla. Assim você poderá avalia-los não só no que tange a rapidez com que realizam a atividade, mas se conseguem dialogar com o outro em prol do que lhes foi pedido.

Observando os mosaicos do pintor holandês Maurits Cornelis Escher (1898 – 1972), formados por uma peça padrão, crie seu próprio mosaico, semelhante ao do Escher, através de moldes de papel com polígonos base que se encaixam entre si. A partir desse polígono base, você deverá fazer recortes e translações das partes recortadas, criando assim o seu próprio mosaico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (328.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com