TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BNCC E SEUS DESAFIOS

Por:   •  29/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Nome Completo: Natalie Pontes de Souza Costa

RGM:21335842

Instituição: Cruzeiro do Sul EAD

Data: 21/11/2020

Curso: Pedagogia

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em E. Infantil

ATIVIDADE 1.1 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

Analise a BNCC e sua correlação com os direitos humanos e as ODS 2030 e elabore um texto dissertativo, com o mínimo de uma lauda, conforme as orientações a seguir:

Materiais de referência para realização da atividade: Texto da BNCC (Educação Infantil, Ensino Médio ou Ensino Fundamental, conforme o segmento do estágio), Declaração Universal dos Direitos Humanos e ODS 2030.

Produção do Texto Dissertativo.

O texto dissertativo (com suas palavras) deverá fazer menção à:

  1. Origem da declaração dos direitos humanos (E ODS 2030);
  2. Propostas gerais presentes na BNCC (consultar a introdução documento);
  3. Uma competência específica (fundamental e médio) ou campo de experiência (infantil), a pelo menos 01 artigo da DUDH ou a pelo menos 01 ODS (para Educação Infantil, deve-se considerar a ODS 4 Meta 4.2);
  4. Correlação entre a importância da presença e do desenvolvimento dessa competência na formação do estudante egresso na educação infantil, do ensino médio ou fundamental, explicando-a adequadamente.

Digite aqui o seu texto:

  • BNCC, DUDH E ODS 2030

É preciso pontuar de início que cada registro histórico possui divergências e ate mesmo convergências, fazendo com que cada um tenha o seu próprio grau de importância para a sociedade.

Quando encontramos alguma necessidade de direito, ordem e respeito coletivo, criamos uma nova declaração para respaldar tal necessidade.

Em 26 de junho de 1945 na cidade de São Francisco EUA, a ONU (Organização das Nações Unidas), com a finalidade de promover a paz, após o mundo vivenciar duas guerras mundiais e o lançamento da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, os líderes políticos das grandes potencias vencedoras elaboraram a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), entretanto somente em 10 de Dezembro de 1948 na cidade de Paris, que a Assembleia geral das Nações Unidas proclamou a DUDH.

Algumas décadas depois a educação dispõe do primeiro documento normativo que defende o direito a educação LDB 9394/96, contudo em 2010 o Conselho nacional promulgou novas diretrizes, conduzindo a inclusão e a valorização da diversidade de cada comunidade.

No ano de 2014 o Planalto de Educação com a lei 13.005/14 oferece diretrizes, metas e objetivos pedagógicos, a serem cumpridos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Entretanto em 16 de fevereiro de 2017 se ergue a Base Nacional Curricular, com o intuito de assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, porém somente a partir de 20 de dezembro de 2017 que a BNCC passa a valer em todo território brasileiro.

Contudo a sociedade ainda precisava de reajustes, 189 nações se reunirão em setembro de 200, para ratificarem um novo acordo chamado Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) com metas a serem atingidas ate 2015, na tentativa de combater a extrema pobreza.

Nos 15 anos de ODM foram evidenciadas inúmeras questões sociais que careciam de atenção especifica, em razão disso o PUND (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) estruturou em agosto de 2015 a ODS (Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis), neste incluía 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos ate 2030, com a finalidade de garantir a conclusão do que a ODM ainda não havia alcançado.

Ao fazer uma análise nos documentos da BNCC, DUDH e ODS 2030, observei que são registros que marcam o desenvolvimento histórico da sociedade e que possuem uma convergência ao se tratar de educação e direitos humanos.

Uma vez que, os registros fazem menção dos direitos educacionais, ambientais e de estruturação de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Visto que, podemos encontrar tópicos coesos fazendo assim uma correlação entres os mesmos.

Veja:

  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. (Competências gerais da BNCC, número 10).

  • Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais... A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. (DUDH, art. XXVI).

  • Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. (Agenda ODS 2030).

Sendo assim, mesmo havendo distinção entre os registros, eles respaldam a educação básica, mostrando um alinhamento educacional em suas propostas.

Podemos observar que na BNCC contamos com dez competências gerais, que portam a acentuada importância do desenvolvimento na formação acadêmica.

Essas competências tem como finalidade a deslocação do conhecimento e estabelece ao estudante valores que transverte a sociedade, deixando ela mais humana, social e justa.

[pic 2]

 

Ainda fazendo adesão aos projetos, à meta 4.2 da ODS 2030 e que mais se assemelha com as competências gerais recomendadas pela BNCC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (218.5 Kb)   docx (115.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com