TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

Por:   •  29/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1.1 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO

Analise a BNCC e sua correlação com os direitos humanos e as ODS 2030 e elabore um texto dissertativo, com o mínimo de uma lauda, conforme as orientações a seguir:

Materiais de referência para realização da atividade: Texto da BNCC (Educação Infantil, Ensino Médio ou Ensino Fundamental, conforme o segmento do estágio), Declaração Universal dos Direitos Humanos e ODS 2030.

Produção do Texto Dissertativo.

O texto dissertativo (com suas palavras) deverá fazer menção à:

a) Origem da declaração dos direitos humanos (E ODS 2030);

b) Propostas gerais presentes na BNCC (consultar a introdução documento);

c) Uma competência específica (fundamental e médio) ou campo de experiência (infantil), a pelo menos 01 artigo da DUDH ou a pelo menos 01 ODS (para Educação Infantil, deve-se considerar a ODS 4 Meta 4.2);

d) Correlação entre a importância da presença e do desenvolvimento dessa competência na formação do estudante egresso na educação infantil, do ensino médio ou fundamental, explicando-a adequadamente.

Digite aqui o seu texto:

A Declaração Universal dos Direitos Humanos teve origem em Paris em 10 de dezembro 1948. Trazendo com isso a igualdade de direitos para todas as pessoas, independente de raça, religião, cor, sexo, cultura, opinião política ou qualquer outra coisa.

A DUDH foi elaborada como algo em comum entre todos sem diferenças. O documento possui 30 artigos:

Artigo I

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Em setembro de 2015, representantes dos Estados membros da ONU certificaram que o maior desafio do mundo, eliminar a pobreza, é muito importante para termos um desenvolvimento sustentável eficaz.

Traçar planos e metas para que todos os países em parceria consigam atingir seu objetivo, proporcionar vida descente para todos. Isso já para 2030.

São no total 17 objetivos a serem alcançados entre ONU e seus parceiros, dentre eles está:

4.2 Até 2030, garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidado e educação pre escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se trata de um documento que foi elaborado para dar uma base, conduzir o ensino nas escolas. Define as aprendizagens essenciais que todos alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, com todos os seus direitos assegurados em conformidade com o que determina o Plano Nacional de Educação (PNE) foi criada em 1988 e a primeira versão foi redigida em 2014.

“As competências gerais da Base incluem, entre outros itens: valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre os mundos físicos, social e cultural para entender e explicar a realidade; exercitar a curiosidade intelectual; desenvolver o senso estético para valorizar e participar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com