TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO FOSFÓRICO EM COCA-COLA - POTENCIOMETRIA

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  1.489 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO FOSFÓRICO EM COCA-COLA - POTENCIOMETRIA

*Felipe F. Leite Lira; *Suzane de A. da Silva.

* felipe_franklin1@hotmail.com; suzannyaraujoproex@gmail.com

1Curso Técnico de Açúcar e Álcool 2013 “A”, Instituto Federal de Alagoas, Campus Penedo; Rod. Engº Joaquim Gonçalves S/N,.

Palavras-chave: Potenciometria, titulação e eletrodo.

                [pic 4]

INTRODUÇÃO

         O ácido fosfórico, de formula molecular H3PO4 é usado por indústrias para acidificar alimentos como refrigerantes e xaropes, entretanto, se consumido em excesso pode provocar alguns malefícios à saúde, como, por exemplo, interferir na absorção e utilização do cálcio pelos ossos, prejudicando sua formação e levando futuramente a uma osteoporose. Os sais de cálcio são excretados no sangue, logo podem se acumular nos rins sob a forma de pedras. Por isso a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estabelece através da legislação um limite de 0,06% para a concentração desse aditivo. A analise deste refrigerante indicará se o teor de acido presente neste está, ou não, dentro dos padrões ANVISA.

        A potenciometria é um método analítico baseado na medida da força eletromotriz (FEM) constituída por dois eletrodos, um eletrodo indicador e outro, o de referência, que podem ser baseado em sistemas de oxirredução ou de membrana. O eletrodo indicador é um eletrodo sensível ao elemento que se quer determinar, já o eletrodo de referência é um eletrodo de potencial bem conhecido, que permanece constante, independente da composição da solução do analito.

        O uso do Phmetro para medir a concentração de íons hidrogênio é um bom exemplo do uso prático da potenciometria direta e, nesse caso, o eletrodo deve ser calibrado em soluções de concentração conhecida

do íon a ser determinado. A calibração de eletrodo oferece as vantagens associadas à simplicidade, velocidade e aplicabilidade no monitoramento contínuo de pX. Sofre, contudo, de uma exatidão limitada por causa das incertezas nos potenciais de junção.

        As titulações potenciométricas são conduzidas com um sistema onde se observa a bureta que contém a solução titulante, um agitador mecânico, que tem por finalidade manter a homogeneidade do meio e os eletrodos, indicador e de referência.

        Numa titulação potenciométrica pode-se determinar o ponto de equivalência por dois processos, um, intitulado processo gráfico e o outro como processo algébrico, ou analítico.

        No processo gráfico executa-se a titulação anotando-se os valores dos potenciais e os respectivos volumes de solução titulante adicionado. Com os dados da tabela obtida traça-se a curva de pH x Volume do titulante. Observa-se que esta curva, nas proximidades do ponto de equivalência, apresenta um “salto brusco”. O ponto médio deste “salto” permite identificar o volume adicionado até atingir o ponto de equivalência, como também o potencial neste ponto. O objetivo da pratica foi determinar o teor de acido fosfórico presente em refrigerante tipo Coca-Cola através do método de analise potenciométrica.

[pic 5]

MATERIAIS E MÉTODOS

Tabela 1. Vidrarias, materiais e Equipamentos.

Vidrarias

Materiais

Equipamento

Bureta

Coca-cola

Phmetro

Proveta

Hidróxido de sódio 0,10M

Béquer

Água destilada

Agitador magnético

Suporte universal

Antes do inicio do experimento, calibrou-se o pHmetro, com as soluções tampões conhecidas (1 e 2). Retirou-se o eletrodo da solução em que se encontrava e lavou-se com água destilada, sendo enxugado em seguida. Depois, ligou-se o pHmetro e mergulhou-se o eletrodo na solução tampão 1, ficando lá até que ocorresse a estabilização. Após isso, retirou-se o eletrodo da solução, lavou-se com água destilada novamente e enxugou-se. Em seguida, colocou-se o eletrodo na solução tampão 2, retirou-se depois que houve a estabilização, lavou-se  e enxugou-se.

Transferiu-se através da proveta uma amostra de 40 ml de Coca-Cola para um béquer de 150 mL. Para que o eletrodo pudesse mergulhar na amostra dissolveu-se a mesma com 60 mL de água destilada. Montou-se o eletrodo de vidro de modo a ficar próximo ao fundo do béquer, sem tocar na barra magnética.

Montou-se o sistema de titulação volumétrica com uma bureta 25 mL contendo NaOH padronizado (0,10M). Lavou-se a bureta, usando hidróxido e utilizou-se um béquer para conter o resíduo.

Colocou-se o agitador magnético no béquer contendo a amostra do refrigerante. Mergulhou-se o eletrodo já calibrado no béquer contendo a amostra diluída, sendo tomado o cuidado de não deixar a barra tocar o eletrodo. Anotou-se o pH da amostra, e em seguida adicionou-se pouco a pouco 1,0 ml por 21 vezes de NaOH e observou-se a variação de pH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (202 Kb)   docx (343.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com