TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

Por:   •  12/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LICENCIATURA EM QUÍMICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (6530-30)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Erica Nogueira Soares dos Santos – RA 2048363

Polo Caçapava

2020

SUMÁRIO

1.        REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS        3

1.1.        EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO        3

1.2.        O FAX DE NIRSO        3

1.3.        A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)        4

1.4.        UMA PESCARIA INESQUECÍVEL        4

1.5.        A FOLHA AMASSADA        5

1.6.        A LIÇÃO DOS GANSOS        5

1.7.        ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA        5

1.8.        COLHERES DE CABO COMPRIDO        6

1.9.        FAÇA PARTE DOS 5%        6

1.10.        O HOMEM E O MUNDO        6

1.11.        PROFESSORES REFLEXIVOS        7

1.12.        UM SONHO POSSÍVEL        7

1.13.        PIPOCAS DA VIDA        8

2.        REFERÊNCIAS        8

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Nos subitens abaixo, encontram-se as reflexões referentes aos 13 textos relacionando-os ao tema educação.

  1. EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

O texto “Educação? Educações: aprender com o índio” tem como conceito principal abranger a educação sob diversas perspectivas, ou seja, a educação nos mais diversos ambientes e diversos meios educacionais.

Isto está explícito nas cartas dos indígenas das Seis Nações, que recusam a oferta dos governantes dos Estados Unidos aquela época para que alguns de seus índios ingressassem nas escolas dos brancos. Embora a principal intenção dos governantes era a de educar os índios no sistema de educação dos brancos, implicitamente observa-se a intenção de imposição de suas culturas.

Mesmo sendo eles de diferentes culturas, o sábio indígena indaga que a educação que eles ofereciam não era do interesse de sua tribo, pois o que se aprendiam nas escolas do Norte não tinham serventia para eles, moradores das florestas.

Concordando com o autor Brandão, a educação pode ocorrer em qualquer ambiente, formal ou informal, dentro ou fora das salas de aula. Ela, a educação, pode acontecer entre todas estruturais sociais e que, qualquer ser provido de alguma experiência, pode se tornar um agente educador. E, concluindo, a educação tem como missão a transformação do ser, e também, o meio em que vive.

  1. O FAX DE NIRSO

O texto tem o intuito de mostrar como o mercado de trabalho possui trabalhadores despreparados educacionalmente e que, implicitamente, a necessidade do trabalhador em levar o sustento para sua família sobrepassa a necessidade do ensino, acarretando trabalhadores com um nível educacional menor.

Com base no texto e na premissa da necessidade financeira do indivíduo, percebe-se ainda que educação primária é extremamente precária, gerando trabalhadores não capacitados às funções que exercem.

Porém, a educação formal no mercado de trabalho é de grande importância, não somente para o indivíduo desenvolver sua atividade competentemente, mas também por proporcionar a sua ascensão na carreira.

  1. A HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

O texto conta a história da Chapeuzinho Vermelho sob um outro olhar: ele narra os fatos na perspectiva do Lobo da floresta.

A história na versão do Lobo, vem enfatizar a necessidade de abranger a discussão dos fatos entre os alunos e permitir que eles avaliem esse determinado  fato sob uma outra perspectiva, pois assim, cada um pode absorver uma informação diferente de um outro aluno e construir sua opinião sobre o mesmo.

Ainda que ocorram diferentes conclusões de uma mesma história e/ou fato, não podemos limitar o aluno aceitar a nossa verdade como professor; pois é exatamente a discussão, o debate e o questionamento que amplia o conhecimento do aluno e sua formação no meio social.

  1. UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

Ser ético é transparecer ao meio social em que se vive que sua conduta é construída em valores morais.

O texto mostra a importância da ética em todos os momentos do indivíduo e que ela consiste em agir moralmente independente do resultado proveniente de sua atitude e ainda que, hajam atalhos para o sucesso contradizendo o valor ético, permanecer correto mostra o seu real valor dentro da sociedade a qual está inserido.

Uma vez que os valores morais devem ser construídos no indivíduo desde sua infância, a escola formal deve ser somente um reforço para tais valores. Apesar da ética não estar introduzida diretamente na grade curricular da maioria das escolas brasileiras, é perceptível sua incorporação dentro de outras disciplinas como por exemplo, a Educação Ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com