TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A química da vida

Por:   •  3/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.539 Palavras (19 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 19

TEMA: A química da vida

a) Água e os sais minerais

b) Glicídios ( carboidratos)

c) Lipídios (óleos e gorduras)

d) Proteínas

e) Vitaminas

f) Ácidos nucléicos (DNA E RNA)

INTROCUÇÃO

Pode não ser muito fácil para o leigo aceitar que o ser vivo é uma máquina viva, constituída por elementos químicos. Basta lembrar, porém, que os avanços da biologia e da medicina nos últimos anos baseiam-se, em grande parte, no conhecimento das substâncias químicas que compõem o corpo. A matéria é composta por elementos químicos e os seres vivos também. Os elementos químicos além de fazerem parte do corpo dos seres vivos, são também necessários para que os corpos dos seres vivos possam funcionar adequadamente. Os seres vivos são formados por elementos químicos, que podem ser orgânicos ou inorgânicos, os elementos inorgânicos são os sais minerais e água e possuem moléculas simples e pouca energia, e podem ser encontrados nos seres vivos e no meio ambiente. Os elementos químicos orgânicos são: glicídios, lipídios proteínas, vitaminas e ácidos nucléicos. Os elementos químicos orgânicos possuem moléculas complexas e muita energia, sendo encontrados somente em seres vivos, possuem carbono e hidrogênio na sua composição.

OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é mostrar que é importante o ser humano ter o conhecimento de biologia, e saiba um pouco sobre Química. É importante saber que os elementos químicos inorgânicos são os sais minerais e a água, os elementos inorgânicos possuem moléculas simples e pouca energia, e eles podem ser encontrados nos seres vivos e no meio ambiente. Os elementos químicos orgânicos que serão mostrados nesse trabalho são: Água e os sais minerais, Glicídios (carboidratos), Lipídios (óleos e gorduras), Proteínas,Vitaminas e Ácidos nucléicos (DNA E RNA).

DESENVOLVIMENTO

Água e os sais minerais

ÁGUA

O elementos químico celular mais abundante na célula é a água, em porcentagem, correspondente a 70% do peso do ser vivo.

Todos os líquidos corporais são a base de água, portanto temos como principais:

sangue: líquido condutor de elementos químicos essenciais a célula e o íon oxigênio para a respiração;

líquido amniótico: líquido que protege o feto contra choques mecânicos e térmicos;

líquido sinovial: líquido que lubrifica e protege as principais articulações do nosso esqueleto;

líquido coclear: líquido responsável em produzir as ondas de vibração no vestíbulo para audição;

líquido lacrimal: líquido responsável pela lubrificação e limpeza dos olhos;

suor: líquido responsável em eliminar as impurezas através dos poros da pele;

urina: líquido responsável em eliminar o excesso de ureia e sais minerais de nosso organismo. A água faz parte do organismo vivo e se incorpora através de dois modos:

endógena: água formada através de reações químicas celulares e por combustão;

exógena: água adquirida externamente por embebição.

A água é importante devido suas propriedades, pois a mesma se apresenta na forma molecular. Ela é composta por dois íons hidrogênio e um íon oxigênio.

Característica preponderante é sua polaridade, pois apresenta cargas positivas (íon hidrogênio) e cargas negativas (íon oxigênio) distribuídos não uniformemente, portanto é uma molécula dipolar. Graças a esta propriedade, a água é um ótimo solvente de substâncias iônicas, como por exemplo os sais, e de substâncias polares, como exemplo os ácidos e as bases, facilitando a ocorrência de reações químicas de grande necessidade ao organismo vivo, reações estas denominadas, bioquímicas. molécula de água pode estabelecer interações químicas com outras substâncias denominadas hidrófilas (grego: hydros: água; phylos: afinidade) como exemplo, os açúcares e os sais minerais que são dissolvidos na água.

Outras substâncias não interagem com a água denominadas hidrófobas (grego: hydros: água; phobos: aversão) como exemplo, as gorduras.

Outra propriedade de suma importância da água é a capacidade de absorver e de perdes grandes quantidades de calor denominada termorregulação. Esta propriedade permite que a temperatura não varie muito, como nos animais homeotérmicos.Propriedades específicas da água, também são importantes para os organismos vivos como a tensão superficial e a capilaridade. A tensão superficial faz com que a molécula de água se torne estável e a capilaridade traz o poder de adesão da água em pequenas superfícies conduzindo em pequenos espaços como nos capilares sanguíneos.

SAIS MINERAIS

Os sais minerais são íons inorgânicos que apresentam a importante missão de dar plasticidade e ser regulador do organismo vivo. Os íons se apresentam como positivos (cátions) e íons negativos (ânions) que interagindo formam os compostos orgânicos importantes para o desenvolvimento e crescimento dos organismos vivos.

Os sais minerais se apresentam em abundância no solo de nosso planeta e são captados pelas plantas, principal fonte de alimentos dos seres vivos. São encontrados na forma de cristais que são dissolvidos pela água formando compostos químicos essenciais aos seres vivos.

Nos organismos apresentam-se de três maneiras:

forma iônica: dissolvidos na água do organismo vivo;

esqueleto: formando as estruturas ósseas;

moléculas orgânicas: formando compostos orgânicos com funções específicas nos seres vivos.

Tabela de íons principais nos organismos vivos:

Íons positivos:

Cálcio: forma o esqueleto de vários animais e atua na contração dos músculos, no funcionamento dos nervos e na coagulação do sangue.

Sódio:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (242.4 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com