TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA

Por:   •  4/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.602 Palavras (19 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 2][pic 1]

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA

KATARYNNA SANTOS

NATHALIA FRANÇA

PAULA LUIZI

RECIFE

OUTUBRO/2013

[pic 4][pic 3]

KATARYNNA SANTOS

NATHALIA FRANÇA

PAULA LUIZI

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA

Os alunos acima citados apresentam este trabalho à Professora Maria Helena P. Gazineu, como parte integrante da nota da segunda da unidade da disciplina Química Ambiental

RECIFE

OUTUBRO/2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO        2

2.1. A Análise do Ciclo de Vida        5

2.2.A Análise do Ciclo de Vida do Biodiesel        9

2.3. A Análise do Ciclo de Vida do Petróleo        11

3. CONCLUSÕES        13

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

        Para atender a necessidades da sociedade, são desenvolvidos produtos através de processos ou serviços e esses meios de produção devem ser de responsabilidade de toda a sociedade, pois visa beneficiar a todos. Com isso, está sendo percebida uma nova forma de pensar sobre a produção, o foco deixa de ser para o processo produtivo e passa ser focado no produto que está se produzindo. Essa nova mentalidade visa um pensamento em torno do ciclo de vida do material. (ABCV, 2013)

        A avaliação do ciclo de vida ou “análise ambiental do ciclo de vida” ou “avaliação do berço ao túmulo” é uma técnica que faz uma avaliação sobre toda a “vida” do produto ou processo desde ser início, passando por todas as etapas intermediárias do processo e chegando ao fim da vida do produto, quando tal é chamado de “resíduo”. Essa avaliação permite a quantificação das emissões ambientais bem como a análise do impacto ambiental de um produto, serviço ou processo produtivo. (Wikipedia, 2013)

        O cumprimento da legislação ambiental já não é o objetivo maior das empresas: este é o mínimo a que elas são obrigadas. A eco-eficiência, termo que sintetiza economia ambiental, permite, conhecido o ciclo de vida do produto e os efeitos presente e futuros, as atividades e os direcionadores de custos, minimizar os custos ambientais internos e externos e ao mesmo tempo

gerar economias. Como exemplo, cada vez mais as empresas serão obrigadas a receber e destinar o retorno de produtos ou embalagens. (FENKER, 1996)

O objetivo de fazer uma análise do ciclo de vida de um produto é, por exemplo, quando dois produtos concorrentes são selecionados pode parecer que a “opção-1” é melhor para o ambiente porque necessita de menos matérias-primas, na fase de fabricação, que a “opção-2”. Porém, na elaboração de um estudo ACV são considerados todos os estágios do ciclo de vida, os resultados finais podem mostrar que é a “opção-1” que possua maior impacto no ambiente, dada a necessidade que tem de um maior consumo de eletricidade, na fase de utilização, que a “opção-2”. Sem a elaboração de um estudo ACV estes fatos não seriam detectados. (VICENTE, 2004)

Por isso, essa técnica é bastante utilizada para comparar o impacto ambiental de diferentes produtos com função similar. Nosso objetivo neste trabalho é comparar a utilização de combustíveis de origem fóssil com combustíveis de origem biológica baseadas no conceito da análise do ciclo de vida de ambos.

        

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. A ANÁLISE DO CICLO DE VIDA

        A análise de ciclo de vida (ACV) é uma metodologia que permite analisar de forma sistemática os impactos ambientais resultantes do ciclo de vida que vai desde a extração da matéria-prima até o destino final do produto.

        A Análise do Ciclo de Vida do Produto (ACV) consiste em analisar de forma sistemática os impactos ambientais dos produtos (qualquer alteração no Ambiente, tanto adversa como benéfica, global ou parcialmente resultante do produto) em todas as fases do seu ciclo de vida, desde a extração ou síntese das matérias-primas/recursos naturais, passando pela produção, transporte, utilização e destino final dos produtos. Deve ser vista como instrumento de gestão ambiental que permite às empresas/organizações compreender as incidências ambientais dos materiais, dos processos e dos produtos, podendo a informação obtida conduzir ao desenvolvimento de novos produtos e à detecção de áreas de investigação e desenvolvimento. Esta abordagem permite às empresas determinar como melhorar os seus produtos, desenvolver outros e formar estratégias comerciais específicas.( Teixeira d'Azevedo, R. (2003). Análise do Ciclo de Vida do Produto - instrumento de Gestão Ambiental. Portal Naturlink.pt.)

        Durante as etapas de produção os produtos e processos interagem com o meio ambiente. Substâncias são extraídas, modificadas e emitidas no ar, solo e água,há  depleção de recursos naturais( renováveis ou não), é necessário fazer uso do solo, entre outros danos ao meio ambiente. Por isso é importante que se faça uma análise do ciclo de vida do produto pois, ela permite , quantificar e classificar os impactos ambientais desde que a analise envolva todas as fases do ciclo de vida e consiga avaliar as consequências ambientais de cada uma delas.

        É importante notar que a ACV não é, nem deve ser considerada como a única ferramenta na tomada de decisão ambiental em uma indústria, governo ou instituição, ela pode ser utilizada integrada a inúmeras outras ferramentas de gestão ambiental tais como:

  • Avaliação de impactos ambientais;
  • Design sustentável;
  • Rotulagem ambiental;
  • Análise do consumo de energia e materiais;
  • Análise do fluxo de substâncias;
  • Análise de custo-benefício.

Fases da ACV

        Segundo a ISO 14040:2006, uma ACV consiste em 04 (quatro) fases e mais a etapa de elaboração do relatório e revisão crítica:

1. Definição de Objetivo e Escopo;

2. Análise do Inventário do Ciclo de Vida (ICV);

3. Análise de Impacto Ambiental de Ciclo de Vida (AICV);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (331.3 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com