TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INFLUÊNCIAS QUE INTERFEREM NAS REAÇÕES

Por:   •  1/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

COLÉGIO SERRANO GUARDIA

AMANDA S. DE OLIVEIRA N°03 , 2°A

TRABALHO DE QUÍMICA

GUARULHOS

2016

AMANDA S. DE OLIVEIRA

TRABALHO DE QUÍMICA

GUARULHOS

2016

ÍNDICE

CONTEÚDO.........................................................................PÁGINA

INTRODUÇÃO................................................................................4

INFLUÊNCIAS QUE INTERFEREM NAS REAÇÕES................5

CONCLUSÃO.................................................................................6

BIBLIOGRAFIA..............................................................................7

INTRODUÇÃO

       Este trabalho tem como objetivo demonstrar os fatores que influenciam em reações químicas, sendo eles:

-Temperatura 

-Superfície do contato

-Pressão

-Concentração

-Presença de luz

-Catalisador

-Inibidores

FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO DE UMA REAÇÃO

Alguns fatores podem influenciar na velocidade das reações químicas, sendo assim destacando as principais influências:

  • TEMPERATURA: A temperatura está ligada a agitação das moléculas, quanto maior a temperatura, maior será a movimentação das moléculas.
  • SUPERFÍCIE DO CONTATO: O contato dos reagente interfere na velocidade da reações, quanto maior contato maior será o número de substâncias reagindo, por exemplo: uma substância em pó reage mis rápido do que uma substância completa.
  • PRESSÃO: É a razão entre força e área, quanto maior a pressão sobre um recipiente menor será seu volume, consequência disto as moléculas se chocam mais, aumentando a velocidade das reações químicas.
  • CONCENTRAÇÃO: Está relacionado a quantidade de soluto ou solvente de uma substância, quando o número de concentração de reagentes  aumenta, o número de moléculas, aumentando também a velocidade.
  • PRESENÇA E LUZ: Algumas reações químicas ocorrem com maior velocidade quando estão na presença de luz. A luz influencia na velocidade das reações porque é uma energia em forma de onda eletromagnética que ajuda a quebrar a barreira da energia de ativação. 
  • CATALISADOR: Catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. O catalisador acelera a reação mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substância produzida na reação não se altera com o uso de catalisadores.
  • INIBIDORES: São substâncias, que ao contrário dos catalisadores, aumentam a energia de ativação e como consequência diminuem a velocidade da reação química. Pode ser chamado também de veneno de catalisador ou anticatalisador. Antigamente era chamado de catalisador negativo. 

CONCLUSÃO

        É notório que as reações dependem de alguns fatores para que as mesmas sejam influenciadas,  nas suas velocidades , onde as principais foram destacadas no decorrer deste trabalho, porém não existe uma velocidade geral para todas as reações químicas, cada uma acontece em sua velocidade específica. Algumas são lentas e outras são rápidas, como por exemplo, a oxidação (ferrugem) de um pedaço de ferro. Através dos principais fatores que interferem na velocidade das reações, comprovamos que a temperatura, a superfície de contato, a concentração e o catalisador interferem diretamente na velocidade das reações, no caso do experimento tivemos reações rápidas e lentas variando a temperatura, assim como na concentração, observando a aderência do cobre no prego em determinado tempo a partir da concentração e nos catalisadores, reações rápidas de decomposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com