TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avanço tecnológico das técnicas de cromatografia

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

UNIDADE DE BLUMENAU / SC

TÉCNICO EM QUÍMICA

AVANÇO TECNOLÓGICO DAS TÉCNICAS DE CROMATOGRAFIA E ESPECTROSCOPIA

Disciplina: Tendências e Demandas Tecnológicas da Química

Professor: Djonatan Franscisco Rubik

Aluna: Larissa Luchini.

Blumenau, novembro de 2014.

1.0 INTRODUÇÃO

As técnicas analíticas instrumentais estão se destacando nos últimos anos pelos avanços tecnológicos, tanto na montagem de sistemas analíticos mais potentes e de menor tamanho, quanto no desenvolvimento de softwares de operação e tratamento de dados que otimizam o tempo de análise e de interpretação dos resultados obtidos, o que têm levado, em associação a outros fatores de mercado, a uma redução nos preços dos equipamentos de laboratório.

A cromatografia é uma ferramenta analítica com alto potencial utilizada para o controle de qualidade de ativos e formas farmacêuticas. Apresenta elevada exatidão nos resultados, permitindo a identificação e/ou a quantificação dos compostos presentes com confiabilidade. A cromatografia atua em várias áreas de atribuição do controle, como na determinação da porcentagem do princípio ativo, na quantificação das impurezas de um produto, na determinação da composição ou formulação de um produto, e também no estudo de estabilidade e degradação de um produto. Desta forma, o controle de qualidade se beneficia ao usar uma técnica que permite obter resultados em curto espaço de tempo, em geral, 1 a 20 minutos. Outro ponto importante é a praticidade de execução dessas análises, ajudadas também pelo avanço dos softwares utilizados nesses equipamentos.

2.0 OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Desenvolver atividades relacionadas à área na empresa Alumetal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Aprender e conhecer sobre os processos realizados dentro de uma empresa que presta tais serviços como a Alumetal;

  • Acompanhar os processos de beneficiamento desde o recebimento da placa, a sua preparação, corte e processo pelo qual recebe a personalização, até acabamento final;

  • Acompanhar o gerenciamento do controle de qualidade realizado através de testes.

3.0 NORMAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DA EMPRESA ALUMETAL  

Atualmente a empresa Alumetal está no mercado a mais de 25 anos, esta que possui sua linha diversificada e garante a qualidade em produtos para identificação, desenvolvendo e prestando tais serviços como: placas para identificação, painéis de comando, placas para sinalização, brindes personalizados, serviços de anodização, etiquetas em alumínio, aço, inox e latão entre outros serviços. Para que a mesma preste serviços de qualidade implantou dentro da empresa um sistema de gerenciamento de qualidade a NBR ISSO 9001. Esta Norma promove a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade para aumentar a satisfação do cliente atendendo aos requisitos (ABNT- NBR ISSO 9001).

Visando sempre a melhoria e a satisfação de serviços prestados aos clientes, a empresa ainda segue um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na NBR ISO 14001 é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios. A normativa NBR ISO 14001 possui parâmetros para auxiliá-la a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais, a mesma exige que a empresa comprometa-se com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial. Segundo a normativa empresas certificadas na NBR ISO 14001 demonstram ao mercado seu comprometimento e respeito com o meio ambiente e com seus consumidores (NORMA ISO 14001).

Alumental possui parâmetros de captação para água da chuva, onde reserva em um reservatório de 100 mil litros toda água captada, esta que abastece toda a empresa ao processo produtivo e ainda serve de apoio para resfriar o telhado da empresa em épocas quentes de verão. (ALUMETAL, 2014).

3.1 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DENTRO DA FÁBRICA ALUMETAL

A empresa adotou pelo processo de anodização, cujos parâmetros químicos e eletroquímicos podem ser mantidos sob controle, sendo assim torna-se de suma importância o manejo adequado para esta etapa caso contrario resultará em defeitos na camada anódica final, ou seja, no acabamento das peças.

A anodização do alumínio conduz à formação do óxido de alumínio convertendo a superfície do alumínio numa superfície extremamente dura, a qual a peça crua recebe tais propriedades:

  • ƒ Resistência à corrosão;
  • ƒ Resistência à abrasão;
  • ƒ Dureza;
  • ƒ Resistência à água;
  • ƒ Resistência elétrica.

Processo este muito aceito e bem definido que consiste em aumentar de forma controlada a camada de óxido na superfície do alumínio formando uma película protetora de alta qualidade nas ligas do alumínio.

O processo dentro da empresa obedece às seguintes etapas:

  • Anodização: É o processo utilizado universalmente inclui-se a empresa Alumetal. Em função da temperatura e da voltagem, apresenta uma grande versatilidade quanto à qualidade da camada anódica formada, que vai desde a porosa, até aquelas extremamente duras. O ácido sulfúrico é o mais utilizado devido suas características próprias para o processo e o seu baixo custo, agente oxidante e que em solução ele facilita a hidrólise da água para que com o oxigênio possa fazer à oxidação do alumínio (alumina).
  • Coloração: Após a anodização em meio sulfúrico pode-se colorir a película anódica, em um banho contendo sais metálicos de sulfato de estanho, o qual é depositado por corrente alternada para o fundo dos poros. As cores variam de acordo com a quantidade de sais metálicos impregnados, partindo do bronze claro até o preto.
  • Selagem: Após a anodização, colorida ou não, devemos hidratar a película anódica, provocando o fechamento dos poros. O óxido de alumínio (alumina) que anteriormente era anidro e poroso, ao receber uma molécula de água, aumenta seu volume específico, e os poros existentes entre os óxidos se fecham, tornando a película impermeável, aumentando assim, sua resistência contra corrosão atmosférica. Nesta etapa acaba a fase de anodização das placas e segue fazendo-se a parte de execução das placas.
  • Escolha do Produto: Nesta etapa o cliente faz o pedido, e a empresa faz um modelo de como será a peça. Em seguida começa-se a produção dentro da empresa já adiantada como modelo sendo a peça piloto que passa de setor em setor até o produto final desejado.
  • Pré-tratamento: Etapa esta que consiste no descarregamento dos perfis de alumínio. Sendo assim, o material é separado conforme a cor a serem anodizados e feito lote.
  • Corte das Placas: Esta é a primeira coisa a seguir de suma importância para a prestação do serviço, onde se faz o corte das placas seguindo do molde e passando para a próxima fase.
  • Impressão Serigrafia: Onde a imagem é transferida para o metal através de uma tela serigráfica, consequentemente usa-se a tinta de reserva GR 19 indicada para uso em latão, cobre, aço inoxidável e alumínio anodizado. Após a aplicação à tinta deve ser seca em estufa, para maior aderência à superfície do metal.
  • Impressão Digital: A imagem é obtida por transferência fotográfica, onde se aplica à superfície do metal uma película de tinta ou resina foto-sensível. Esta película tem a propriedade de mudar a sua constituição química após ser submetida à ação de raios ultravioleta, tornando-se insolúvel em meios ácidos.

Neste método a revelação da imagem é feita através de uma solução alcalina, desde a aplicação da tinta até a revelação da imagem, deve ser executado em sala com iluminação de segurança (amarela ou vermelha). A tinta CP 30 é uma tinta foto-sensível indicada para uso em aço inoxidável, cobre, latão e alumínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com