TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Químico do Ácido Bórico

Por:   •  3/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  2.786 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução: O boro é um metaloide que forma ligações covalentes e possui energia de ionização particularmente alta. Todavia, como ele possui apenas três elétrons na camada de valência e possui um raio atômico muito pequeno, ele forma compostos com octetos incompletos. É um elemento bastante raro, mas é bem conhecido, pois ocorre em depósitos de bórax. Tem uma dureza alta, apesar de ser muito duro. Ele possui características acentuadas do ametal, forma óxidos ácidos como na reação do ácido bórico com água.

H3PO3(s) + H2O(L) →B(OH)4-(aq) + H+(aq)

O ácido bórico é um solido branco, escamoso, volátil e razoavelmente solúvel em água, na qual se comporta com um ácido fraco. É produzido normalmente de minerais contendo boratos pela reação com ácido sulfúrico. O ácido bórico reage com o metanol em presença catalítica do ácido sulfúrico para formar um éster volátil, o borato de metila. Quando este éster é levado a uma chama queima, dando uma coloração verde brilhante a chama. A medida da intensidade dessa coloração é usada em uma técnica chamada espectroscopia de emissão de chama para estimar a quantidade de boro presente em uma amostra.

Objetivo: O presente experimento teve como objetivo observar o comportamento do ácido bórico.

Materiais e Reagentes:

2 tubos de ensaio

Ácido Bórico

3 pipetas de 5 mL

Metanol

Capilar de vidro

Solução de Ácido Sulfúrico a 3,7 M

Papel Indicador

Glicerina

Estante para tubo de ensaio

Resultados e discussões:

Em uma estante de tubos de ensaio colocou-se 4 tubos de ensaio codificados em 1, 2, 3 e 4. No primeiro tubo adicionou-se 2 mL de água destilada, em seguida agitou-se o tubo e o pH encontrado com o auxílio do papel indicador foi de 5,0. No segundo tubo adicionou-se 2 mL de água destilada e 1 mL de glicerina, em seguida agitou-se o tubo e o pH encontrado com o auxílio do papel indicador foi de 4,0. No terceiro tubo adicionou-se 2 mL de água destilada e uma pequena quantidade de ácido bórico, em seguida agitou-se o tubo e o pH encontrado com o auxílio do papel indicador foi de 3,0. E no quarto tubo adicionou-se 2 mL de água destilada, 1 mL de glicerina e uma pequena quantidade de ácido bórico, em seguida agitou-se o tubo e o pH encontrado com o auxílio do papel indicador foi de 2,0.

Após uma hora em repouso verificou-se o pH de todos os tubos onde observamos os seguintes resultados:

Tubo 1: pH = 5,0

Tubo 2: pH = 4,0

Tubo 3: pH = 2,0

Tubo 4: pH = 1,0

Podemos observar que com exceção do tubo 1 e o tubo 2, os outros tubos tiveram uma pequena diminuição no pH, isso aconteceu devido ter adicionado um reagente ácido na mistura.

Em um outro tubo de ensaio, colocou-se uma pequena quantidade de ácido bórico, em seguida adicionou-se 2 mL de metanol e agitou-se até a completa dissolução do ácido bórico, observa-se que há uma absorção de calor (reação endotérmica). Com o auxílio de uma pipeta adicionou-se 1 gota de solução de ácido sulfúrico a 3,7 M (ou 20%), e agitou-se novamente. Utilizando um tubo capilar, introduziu-se o mesmo no tubo de ensaio, e assim retirou-se uma amostra do éster formado, o borato de metila. Levou-se o tubo capilar no bico de Bunsen e observou-se uma coloração esverdeada devido à presença de boro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (569.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com