TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia

Por:   •  14/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

                                                                                       

Centro de Tecnologia da Indústria Química

Curso Técnico em Química

Química Orgânica Experimental

Cromatografia

Introdução

Para os alunos que trabalharam no laboratório visando por em prática este trabalho, foi de grande estima, pois, poderia ver através da cromatografia em papel se três canetas são do mesmo fabricante ou distintos.

Segundo Nunes e Ribeiro, a cromatografia é uma técnica de separação especialmente adequada para ilustrar os conceitos de interações intermoleculares, polaridade e propriedades de funções orgânicas, com uma abordagem ilustrativa e relevante.  

Segundo Braibante, o termo adsorção é utilizado para a retenção seletiva de substâncias sobre a superfície de sólidos finamente divididos por efeitos de forças físico-químicas. A cromatografia (do grego chroma = cor, graphos = escrita ) é um procedimento que permite separar os componentes de uma mistura em movimento por adsorção ou migração diferencial destes componentes sobre uma superfície estacionária. Durante a passagem da fase móvel pela fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos entre as duas fases, de tal forma que um dos componentes ficará mais retido na fase estacionária e o outro na fase móvel (migração diferencial).

Este descobrimento foi atribuído ao botânico MIKHAIL TSWESTT (1906).

Objetivo

Através do papel filtro, observar a separação das tintas por intermédio da cromatografia, utilizando o tetracloreto de carbono (CCL4).

Material e Reagentes

  •  Béquer
  • Água destilada
  • Tetracloreto de carbono
  • Pipeta
  • Pipetador
  • Vidro de relógio
  • Papel de filtro
  • Canetas hidrográficas

Metodologia e Resultados

No laboratório do dia 08/10, foi realizado o experimento de cromatografia em papel, que consiste numa técnica de separação dos componentes de uma mistura homogénea com base nas suas diferentes afinidades.

Foi utilizada a água (H2O) como o solvente polar, e o tetracloreto de carbono (CCl4) como o solvente apolar.

Utilizando uma pipeta, foi adicionado a um béquer 15 mL de água destilada e 15 mL de tetracloreto de carbono, e foi tampado com um vidro de relógio para evitar sua evaporação e saturar o ambiente com os reagentes.

 Após ter adicionados os reagentes, colocou-se um papel de filtro recortado em formato retangular com uma linha e 3 bolinhas pintadas de cores, verde (marca - Jocar office), azul (marca - Mercur) e amarela (marca - Mercur) em suas extremidades, e depois fechado com o vidro de relógio. Em alguns minutos, foi observado que duas de suas cores (verde e amarelo) subiram e formaram pontos (Spot) na superfície do papel e que, com o tempo, foram subindo cada vez mais conforme o solvente fora subindo.

Com o término da subida do solvente, retirou-se o papel de dentro do béquer e foi marcado com um lápis o centro de cada ponto – spot – onde foi perceptível a subida no papel. Foram analisados os seguintes dados: o ponto de cor verde subiu 4 centímetros, e o de cor amarelo,3,5. O de cor azul foi determinado com 0 (zero) pois não houve elevação. Após a medição desses pontos, foi aplicada a formula:

                              RF=  _Altura do Spot_

                                       Altura do solvente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com