TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia

Por:   •  24/4/2016  •  Ensaio  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

A cromatografia é um conjunto de métodos de separação com características básicas comuns. As separações envolvem, invariavelmente, o transporte dos componentes de uma mistura líquida ou gasosa através de uma coluna ou algum equivalente físico. A coluna contém um material, em forma de fase estacionária, que consiste em um agente sólido adsorvente ou um agente líquido distribuidor. O transporte dos componentes através da coluna está a cargo de uma fase móvel, gasosa ou líquida. Em virtude do retardamento seletivo exercido pela fase estacionária, os componentes da mistura se movimentam através da coluna a diferentes velocidades efetivas e a migração diferencial tende a segregar os componentes em zonas ou bandas separadas. Na maioria das cromatografias, os componentes separados são identificados pela sua cor (cromos = cor.

A cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separação dos componentes de uma mistura.

Cromatografia gasosa

Fornece um meio rápido e fácil para determinar o número de componentes em uma mistura; a presença de impurezas em uma substância;esclarecer sobre a identidade de um composto;

A coluna cromatográfica é o principal elemento de um sistema cromatográfico, porém este necessita de outros elementos para o seu perfeito funcionamento:

- Fase móvel - geralmente se utiliza como gás carreador hidrogênio, hélio ou nitrogênio. Este se encontra em um reservatório à alta pressão onde se controla a pressão de saída com válvulas de redução para manter um fluxo constante ao longo da coluna.

- Injetor - é um dispositivo que permite a introdução de amostras sem que haja escape de gás transportador ou interrupção de sua passagem pela coluna. É no injetor que a amostra é vaporizada de modo que ao penetrar na coluna esta já se encontre no estado gasoso.

- Coluna - como foi dito, é o principal componente de cromatografia e é dentro dela que há a separação dos compostos. Geralmente é um tubo flexível que pode ser de vidro, sílica fundida ou aço inoxidável (dependendo do tipo de coluna). Existem dois tipos de coluna: as empacotadas (ou recheadas), onde a fase estacionária é um sólido ou um líquido pouco volátil aderido a um suporte inerte e que possui um diâmetro interno relativamente grande (acima de 1/8"), e as capilares, onde a coluna é um tubo de diâmetro interno reduzido (0,1 a 0,5 mm) com uma fina película de fase estacionária recobrindo-a internamente.

- Forno - elemento necessário para se manter a temperatura no interior da coluna constante, para evitar possíveis condensações, ou com um aumento progressivo de temperatura, para se reduzir o tempo de análise.

- Detector - dispositivo que detecta os componentes que eluem da coluna. Seu principal requisito é que produza um sinal proporcional a quantidade de matéria que passa por ele. Existem detectores universais (condutividade térmica) e seletivos (captura de elétrons e termoiônico).

- Registrador - responsável pelo registro permanente do sinal gerado pelo detector desde o momento da introdução da amostra até a eluição do último componente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com