TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos 9 e 10-Lipídios

Por:   •  31/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Experimentos 9 e 10-Lipídios

Discentes: Deisielle Luanna Xavier dos Santos,

Micael Matos,

Johnata Santos Silva,

Tiago Andrade Bomfim,

Valmaria Silva dos Santos.

Docente:Drª Profª Acácia Maria dos Santos Melo.

Química de Biomoléculas T-01.

São Cristóvão,SE

Agosto de 2023.

Sumário

1.INTRODUÇÃO

2.OBJETIVO

2.1 Objetivos gerais

2.2 Objetivos específicos

3.MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Tabela de materiais utilizados

3.2 Triacilgliceróis

3.3 Lecitinas

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 Triacilgliceróis

4.2 Lecitinas

5. CONCLUSÃO

6.TABELA DE PROPRIEDADES TOXICOLÓGICAS

7.REFERÊNCIAS

1.Introdução

Os lipídeos são substâncias solúveis em solventes orgânicos apolares, encontrados em organismos vivos, onde as principais formas de armazenamento de energia são as gorduras e óleos onde a parte hidrocarbônica da substância é responsável por suas propriedades.Diferentemente de carboidratos e proteínas, que são definidos em termos das suas estruturas,os lipídeos são definidos pelas operações físicas que utilizamos para isolá-los. A palavra lipídio vem do grego lipos,que significa gordura.(BRUICE,2006).

Lipídios ou moléculas de gordura, estão presentes em diversos alimentos presentes em nossas vidas, sejam eles de origem animal ou vegetal, tem função extremamente importante para nosso corpo humano, pois fornecem energia além de também contribuir para auxiliar a absorção de algumas vitaminas.

Estes são compostos em sua composição, por carbono, oxigênio e hidrogênio, podendo também conter outros elementos como enxofre,nitrogênio e fósforo, essas moléculas, são insolúveis em água, mas o mesmo não acontece para outras substâncias, visto que em alcool ou acetona, por exemplo são solúveis. Também são conhecidos como ácidos graxos, que derivam os óleos e gorduras, podendo ser saturado ou insaturado,com cadeias de 4 a 36 carbonos,com ramificações.

São ésteres, portanto são derivados de ácidos carboxílicos,sendo uma molécula de ácido graxo e uma de álcool glicerol.

Figura 01: Representação da classificação de lipídios.

Fonte: https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo/classif%20lipidios.jpg

Os triglicerídeos são uma forma de armazenamento de energia nos organismos muito mais eficiente,por serem menos oxidados que os carboidratos e por exigirem pouca água de solvatação quando armazenadas, porque são apolares. Eles são formados a partir da reação de esterificação de ácidos graxos com três grupos hidroxila do glicerol.Os triacilgliceróis simples são compostos apenas de um tipo de ácido graxos. A desesterificação de um triacilglicerol é chamada de reação de saponificação usada na produção de sabão. Na reação de interesterificação é possível mudar a composição dos triacilgliceróis. Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos com longas cadeias hidrocarbônicas que podem ser divididas em saturadas e insaturadas.

Os triacilgliceróis, também denominados triglicerídeos ou triglicérides, são os lipídios mais abundantes na natureza. São compostos por uma molécula de glicerol ligada a três de ácidos graxos esterificados. As gorduras animais e os óleos vegetais possuem diferentes ácidos graxos, que alteram seu ponto de fusão. Enquanto a gordura animal possui diversos ácidos graxos saturados, que fazem ligações intermoleculares fortes e, dessa forma, toma a gordura sólida à temperatura ambiente,os óleos vegetais são constituídos por ácidos graxos insaturados, fazem ligações fracas e são líquidos à temperatura ambiente.

Os triacilgliceróis podem sofrer hidrólise,liberando ácidos graxos e glicerol. Se essa reação é feita em meio alcalino, há formação de sais de ácidos graxos,denominados também de sabões, esse processo é conhecido como saponificação.

Figura 02: Molécula geral de triacilgliceróis.

Fonte:https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo/classif%20lipidios.jpg

Uma classe de fosfolipídios é a lecitina constituída de dois ácidos graxos,glicerol,ácido fosfórico e um álcool animado. Contudo, em bioquímica o termo lecitina é,usualmente,utilizado como sinônimo de fosfatidilcolina pura, um fosfolípido que constitui o principal componente da fração fosfatada que é obtida da gema do ovo. A gema é rica em lecitina, agente emulsificante, substância que tem uma extremidade (polar) atraída pela água, e outra extremidade (apolar)extraída pelo óleo.

Uma das fontes de lecitina nem nossa alimentação é a gema de ovo, podendo esta ser extraída por tratamento com acetona e em seguida clorofórmio. A acetona serve para desnaturar as proteínas e extrair os pigmentos presentes na gema,além dos outros lipídeos presentes, com exceção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com