TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO QUÍMICO DO ÁCIDO BÓRICO

Por:   •  15/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 3

COMPORTAMENTO QUÍMICO DO ÁCIDO BÓRICO

Alice Gabriele, João Vitor Nascimento, Rayanne Lima e Sandy Oliveira.

1Instituto Federal da Bahia

Palavras Chave: Ácido Bórico, composto, comportamento.

Introdução

O ácido bórico H3BO3, é um composto inorgânico sólido que se apresenta na forma de cristais incolores ou como um pó branco. Quando em solução apresenta ligeira acidez. Ele é um ácido de Lewis e possui uma estrutura trigonal plana, com ângulo de 120º entre as ligações B-F.

O ácido bórico é um composto puro, obtido através de uma técnica de refino do Boro. O Boro não existe na natureza como elemento livre, mas é associado a outros elementos. Além do ácido bórico existe mais de 200 compostos naturais de Boro.

A estrutura cristalina do ácido bórico consiste de camadas de moléculas do ácido unidas por ligações de hidrogênio, sendo a distância entre duas camadas adjacentes de 318 pm. Essa substância é reconhecida por sua moderada ação antisséptica e emulsificante. E é muito utilizado também como pesticida.

Metodologia

Usou-se 5 tubos de ensaio: no tubo 1 adicionou-se 2mL de água; no tubo 2 adicionou-se 2mL de água e 1mL de glicerina; no tubo 3 adicionou-se 2mL de água e uma pequena quantidade de ácido bórico; no tubo 4 adicionou-se 2mL de água, 1mL de glicerina e uma pequena quantidade de ácido bórico. Agitou-se bem e determinou-se o pH de 10 em 10 minutos, até completar 1 hora. No tubo 5, colocou-se uma pequena quantidade de ácido bórico, adicionou-se 2mL de metanol e agitou-se até ocorrer a dissolução do ácido bórico. Em seguida adicionou-se várias gotas de H2SO4 e agitou-se novamente. Introduziu-o um tubo capilar para a retirada de amostra do éster formado e levou-o até uma chama.

                 Resultados e Discussão

Seguindo os passos na metodologia obtiveram os seguintes resultados de pH : tubo 1 (pH5), tubo 2 (pH5), tubo 3 (pH3) e tubo 4 (ph3), após se passarem 10 minutos os valores do tubo 2 e do tubo 3 variaram para: (pH5,5) para o tubo 2 e (pH4) para o tubo 3 e mantiveram assim ate o final do experimento. Esse resultado não foi satisfatório, pois era para o acido bórico em contato com a glicerina no tubo 4 se tonar um acido forte e alterar o pH em que se encontrava. Como mostra na reação:

H2O + H3BO3 + C3H8O3 C3H5BO3  + 4H2O+

  

 Talvez o não acontecimento ocorreu devido o manuseio dos equipamentos para medição do pH ou por conta do tempo que acabou sendo pouco para a reação com as concentrações de reagentes que estavam presentes.

Na segunda parte do experimento, primeiramente, o ácido bórico (H3BO3) reage com metanol (CH3OH) na presença de ácido sulfúrico (H2SO4), que atua como catalisador para produzir um éster inorgânico chamado trimetilborato ((CH3O)3B) O processo pode ser escrito segundo a equação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (855.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com