TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Ácidos e Bases

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UNILESTE-MG

Curso de Engenharia

Estudo de Ácidos e Bases

[pic 2]

]]]]

Integrantes:

Lucas Barbosa Alvim

Nathielly Quaresma Ribeiro

Tamires Cristina Costa

Professor:

Leonardo Ramos Paes de Lima

Coronel Fabriciano - MG

Abril/2010


Introdução Teórica

Objetivos

A experiência tem como objetivo permitir aos acadêmicos de Engenharia um conhecimento prático sobre: identificação das propriedades de ácido e bases, estudar a neutralização usando a técnica da titulação e determinar a concentração exata de solução aquosa diluída de ácido. Tem a finalidade, de também acrescentar experiência, através do contato com novos equipamentos, como o pHmetro, porém este no dia da experiência estava estragado.

Materiais e métodos

Para a realização da experiência foram necessários os seguintes materiais: pHmetro, tubos de ensaio, pipeta de 10 mL, espátula, bastão de vidro, solução alcoólica a 1% p/v, fenolftaleína, bureta, suporte universal, béquer, solução de acido sulfúrico (0,5 M), solução de acido fosfórico  (0,5 M), solução de acido clorídrico  (0,5 M), solução de hidróxido de sódio  (0,1 e 0,5 M), solução de hidróxido de amônio  (0,5 M), azul de bromotimol e agitador magnético e imã.

A primeira etapa da experiência consistiu na identificação de solução aquosa ácida e básica usando indicador químico. Identificou-se 5 tubos de ensaio e adicionou-se 2 mL de água destilada e 2 mL dos respectivos reagentes, homogeneizou e adicionou a cada béquer de numero ímpar duas gotas de fenolftaleína e aos tubos de numero par, duas gotas de bomotimol.

Tabela 1. 

Béquer

Solução

Cor do indicador

Função inorgânica

Fenolftaleína

Azul de bromotimol

1

H3PO4

Incolor

Alaranjado

2

HCl

Incolor

Alaranjado

3

NaOH

Rosa

Azul

4

NH4OH

Rosa

Azul

5

H2SO4

Incolor

Alaranjado

 A próxima etapa consistiu em medir o pH usando papel indicador universal. Para isso, lavou-se um béquer de 150 mL com água destilada e colocou-se  cerca de 50 mL de cada solução. Logo após, introduziu-se na solução uma tira do papel indicador universal, retirando-as depois de 3 segundos.Comparou-se a cor do papel com a escala colorida da embalagem e determinou o pH aproximado da solução.

        


Resultados e Discussão

A partir dos dados de massa e volume das amostras de sólidos com forma irregular, foi possível a realização do cálculo da densidade absoluta de sólidos com forma irregular. Para isso, pesou as amostras de metal (M) e identificou os volumes através do deslocamento de água destilada na proveta.

Tais identificações de volume são possíveis graças aos conceitos do princípio de Arquimedes. Baseados nessas considerações têm que: Quando se abandona um corpo qualquer no interior de um fluido (neste experimento esse líquido é a água), estando o corpo totalmente imerso, o volume do fluido deslocado é igual ao próprio volume do corpo (SAMPAIO e CALÇADA, 2005, p.162).

Observe a tabela:

 

Tabela 1. Cálculo da densidade de duas amostras de um mesmo metal 

Amostra

M1

M2

Massa da amostra (g)

55,7111g

51,5270g

Volume inicial da água na proveta (ml)

50ml

50ml

Volume fina de água na proveta (ml)

56ml

55,5ml

Volume do metal (ml)

6ml

5,5ml

Densidade (g/ml)

9,285g/ml

9,368g/ml

 

Para encontrar o valor da densidade das amostras, utilizou a formula geral, apresentada anteriormente. É importante observar as unidades de medidas. Se a massa for registrada em gramas(g) e o volume em mililitro (ml), então a densidade é dada em g/ml.

Para calcular a densidade absoluta de sólidos com forma regular foram realizadas três leituras em uma mesma aresta do cubo de madeira. Para a obtenção do volume, foi calculado o valor médio das leituras de cada aresta do cubo para posterior multiplicação. A massa do sólido foi obtida pelo uso da balança analítica. Veja a tabela:


Tabela 2. Dados do cubo de madeira

Medidas

Valor médio

1ª leitura

2ª leitura

3ª leitura

Massa da amostra (g) - 15,0775g

Medidas da altura (mm)

20,45mm

20,10mm

20,35mm

2,04cm

Medidas da largura (mm)

29,65mm

29,60mm

29,60mm

2,96cm

Medidas de comprimento (mm)

29,30mm

29,30mm

29,35mm

2,93cm

Volume da amostra (cm3)

17,69cm3

Densidade da amostra (g/cm3)

0,85g/cm3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (282.8 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com