TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  9/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 10

Curso: Form. Ped. Grad. Não Liceciados - Química

Nome: Laura da Silva

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Química no Ensino Médio.

Nível Observado: 1º ano e 3º ano

Ano/semestre de realização do estágio: 2018/1

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome: Colégio Rabboni Ltda

Dependência administrativa: privada

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada:

Ano(s) e nível (eis) escolar(es) observado(s):  1º ano e 3º ano do  Ensino Médio.

A escola tem uma estrutura de pequeno porte, apresentando uma ótima organização das salas de aula com ambiente climatizado. Utilização lousa de quadro branco e boa iluminação. Foi observada uma pequena cantina para os estudantes e um espaço para o intervalo. A escola não apresenta laboratório, nem sala de jogos e nem sala de música.  A escola oferece uma pequena biblioteca para auxiliar a prática docente. É importante ressaltar que o ambiente está sempre limpo e organizado.

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em química no ensino médio foi realizado na turma do 1º e 3° ano Colégio Rabboni. Foi realizado varias atividades distribuídas em 3 grupos. O grupo 1 teve duração de 64h10min, o grupo 2 teve duração de 46h00, e o grupo 3 teve duração de 41h40min., totalizando 151h50min de atividades realizadas durante o estágio.

Em relação às atividades realizadas foi observado ministração de aulas pelo professor, bem como sua postura e prática pedagógica. Também realizei preparação de material para a ministração de aula e realização de exercícios com a supervisão do professor. Houve participação na elaboração de atividades para a realização de revisão para o ENEM, como também participação na realização de experimentos.

A escola tem um sistema de ensino interessante através de ministração de aulas que incentivam os alunos elevando-os a níveis mais altos e instigando a busca pelo conhecimento. Os professores estão sempre empenhados em desenvolver atividades diferentes visando uma maior interação do aluno através de aulas contextualizadas e experimentais. A linha pedagógica da escola é ao critério do professor que busca sempre o melhor para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Com o isso o professor utiliza-se de uma mesclagem das linhas pedagógicas (Tradicionais, Construtiva, Montessoriana), a fim de conseguir um resultado positivo dos alunos em relação à aprendizagem.

Em relação a minha prática pedagógica sempre visava uma aula interativa para chamar a atenção dos alunos, com exemplos do dia-a-dia. Fazendo perguntas e estimulando a construção do conhecimento a partir de fatos e questões vivenciadas pelos mesmos. Tentei mostrar aos alunos que estudar química é na verdade estudar sua própria vida e compreender os fenômenos que ocorrem na natureza, assim como despertar a preocupação de comprovar as razões de cada transformação, ou seja, trazer o cotidiano para sala de aula. Para isso, depois de saber quais os assuntos que teriam que da aula, estudei o conteúdo e busquei trazer o dia a dia para sala de aula, levantando algumas discussões. Levei alguns materiais que usamos em casa para explicar a diferença de misturas homogêneas e heterogêneas e depois pedi que explicassem o que estavam vendo e o que eles imaginavam que estava acontecendo, diante disso surgiram algumas discussões e alguns alunos até trouxeram outros exemplos que eles vêem no dia a dia.

  • Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

As atividades foram desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar. Primeiramente foi realizada uma observação do ambiente escolar, onde pude conhecer as salas, biblioteca, espaço de lazer entre outros, também pude conversar com os professores e coordenador sobre a realização do estágio e, em seguida foi definido o professor que iria me acompanhar e a turma em que eu realizaria o estágio (1°ano e 3°ano).

No segundo momento, comecei a observar as aulas ministradas pelo professor acompanhando os assuntos de química que fazem parte do 1° ano e 3°ano do ensino médio. Foram observadas as aulas de vários assuntos como, por exemplo, ligações químicas, propriedades das moléculas, polaridade, cinética química, termodinâmica, preparo de misturas reações orgânicas, grandezas químicas, reações químicas, cálculos químicos, substancias inorgânicas, estequiometria, química ambiental, bioquímica. Antes das observações das aulas sempre fazia leitura sobre o assunto que professor iria ministrar e, após a observação da aula, também observava os alunos durante o intervalo.

Também pude ministrar algumas aulas, aplicar e corrigir exercícios de revisão sobre para o ENEM no caso do 3º ano e aulas de dúvidas para a avaliação no 1º ano. Foi permitido aplicação de prova. Essas atividades foram realizadas sempre sendo supervisionadas pelo professor. Foram realizadas atividades fora do ambiente escolar, onde pude fazer pesquisas e estudar sobre os assuntos e provas antigas do ENEM. Também realizei diversas pesquisas para escolher um experimento e aplicar como demonstração para os alunos.

Diante das atividades realizadas acima pude observar como é a vivência de um professor na sala de aula. Foi observado como o professor ministrava o assunto, bem como contextualizava o ensino a fim de facilitar o processo de aprendizagem. E que a prática estágio tem uma grande contribuição para formação do profissional da licenciatura, pois pode-se colocar em prática o que é estudado na teoria, utilizando metodologias para facilitar e melhorar o aprendizado, como a contextualização, os experimentos, levantamento de discussões e outros. Através da contextualização, o aluno faz uma ponte entre a teoria e prática, o que é previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que definem ciência como uma elaboração humana para a compreensão do mundo (LOBATO, 2008). O uso de experimentos também contribui para uma melhor aprendizagem, pois os estudantes conseguem assimilar melhor o conteúdo ministrado, fato este observado durante a realização do estágio.

Foi observado que a sala de aula é ambiente prazeroso onde há uma interação professor-aluno proporcionando um crescimento de ambas às partes e de realizações. De acordo com Tardif (2002), o estágio supervisionado constitui uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos alunos de licenciatura com o objetivo de oportunizar ao aluno a observação, a pesquisa, o planejamento, a execução e a avaliação de diferentes atividades pedagógicas; uma aproximação da teoria acadêmica com a prática em sala de aula (TARDIF, 2010).   Sobre isso, Borges (2009) coloca que a formação no meio escolar deve aproximar o futuro professor das exigências diárias da profissão, ou seja, deve ser um momento de análise reflexiva em que o estagiário irá tomar consciência do desenvolvimento de suas competências, identificando suas facilidades e dificuldades bem como, criando estratégias para superá-las (BORGES, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com