TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos ambientais causados pela mineração e beneficiamento de caulim

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos e Métodos do Ensino da Origem e Evolução Das Espécies

Portfólio 2º Ciclo

Impactos ambientais causados pela mineração e beneficiamento de caulim

Durante os últimos anos, não se tem ouvido falar nas grandes mídias sobre escândalos ou grandes impactos causados por mineradoras no Brasil, salvo o Caso de Mariana, entretanto, sabe-se que a mineração e extração de matéria-prima causam muitos impactos ao meio ambiente e as comunidades, alguns positivos e outros nem tanto.

A mineração escolhida para esta redação foi a de caulim, que é um tipo de argila no qual possui em sua composição basicamente caulinita, mica, feldspato, quartzo e turmalina. Sendo este um mineral inorgânico, atóxico, incombustível, insolúvel em água, imputrescível, neutro, imune ao ataque de micro-organismos e mudanças bruscas de temperatura, como mostra Comig (1994) citado por Silva (2001).
Dentre as aplicações para o caulim estão: cerâmicas, cargas para tintas, borrachas, plásticos e cobertura para papel.

As regiões que mais produzem o caulim são os estados do Pará e Amapá, no qual juntos possuem 70% de toda produção nacional.

No que tange aos benefícios da mineração, eles se resumem basicamente a utilização e proveito dos bens que são produzidos com o produto da mineração, que no caso do caulim, como citado acima, são os papeis, cerâmicas, tintas e plásticos, entres outros. Ao emprego de pessoas no processo e ao retorno financeiro que é trazido para as empresas.  O setor mineral emprega cerca de 200 mil trabalhadores e responde por 4% do Produto Interno Bruto do Brasil, segundo Gandra (2014)

Se tratando dos malefícios, estes são muitos. A começar pelos resíduos que são deixados para trás nas cidades, casas, ruas e comércios da região em que se encontra instalada a mineradora. Sejam estes resíduos tóxicos ou atóxicos, espalhados pelo ar, pela água, pelo solo ou por caminhões de transportes. Os rejeitos líquidos provenientes da mineração são lançados nos rios e contém, em sua grande maioria, Fe, Al, Zn, Ca, em quantidades maiores do que as permitidas pela legislação. Isso se reflete em contaminação e, por vezes, extermínio da fauna, flora, topografia e sistema hídrico do meio.

Estes elementos em quantidades elevadas quando em contato com os animais (incluso os seres humanos), por serem tóxicos e nocivos trazem uma série de problemas a saúde, entre estes problemas, estão: nefro-toxicidade, disfunções hepáticas e renais, problemas imunológicos e hipertensão arterial.

Conclusão

E notável que a mineração no Brasil, por mais que seja regulada, ainda consegue burlar muitos sistemas de controle ambiental e sanitário. Como toda exploração ambiental com o intuito industrial, a mineração traz muitos benefícios para a população de um modo geral, especificamente para consumidores. Quando uma nova mina é aberta e o processo de mineração é iniciado, independente do mineral, isso gera uma serie de acontecimentos em cadeia, muitas vezes benéficos, como a geração de receita para o país, criação de empregos, oportunidades para novas empresas, empregados e empreendedores atuarem na área. Movimentação de mercado e fluxo de trabalho são gerados, que por sua vez, ajudam muitas famílias e, em alguns casos, comunidades inteiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com