TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: TRILOGIA QUÍMICA, SOCIEDADE E CONSUMO

Por:   •  16/11/2017  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  1.629 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: TRIOLOGIA: QUÍMICA, SOCIEDADE E CONSUMO

Mesmo sem ser reconhecida como atualmente é a química começou a ser utilizada desde os tempos mais remotos, quando o homem descobriu o fogo e os corantes em pedras e troncos de árvores. À medida que as técnicas foram sendo aperfeiçoadas a química também foi, e até hoje a sociedade sente seus efeitos. A partir disto, é notável que a química possa ser considerada um dos motivos entre tantos outros do surgimento da sociedade industrial, podendo-se dizer então, que essa foi o resultado de uma revolução química através da fabricação do ácido sulfúrico, da soda e do cloro.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a química foi intensamente utilizada na produção de gazes venenosos, betumes e outros, por isso acabou sendo vista com maus olhos pela sociedade, o que ocorre até os dias de hoje. É claro que a química pode ser considerada ruim quando, por exemplo, empresas fabricam um novo pesticida para combater pragas na lavoura, ou na fabricação de alimentos, como o uso demasiado de conservantes, provocando com isso graves consequências no meio ambiente e em seres humanos, sendo irreversíveis em inúmeros casos.

Mesmo temendo-a, as pessoas usam roupas coloridas, consomem produtos de plástico e alimentam-se com industrializados graças ao desenvolvimento da química. Desenvolvimento esse, que trouxe grandes benefícios a vida do homem, contribuindo para o avanço da agricultura, produção de remédios contra doenças, mesmo com entre tantos aspectos negativos.

Em tempos mais remotos a química era conhecimento de poucos e as fórmulas das principais misturas ficavam em sigilo, sendo estas repassadas entre poucos, geralmente familiares, para a perpetuação da profissão. Atualmente este ramo do conhecimento é sabido por muitos, sendo uma ciência estudada nas escolas e universidades, onde o trabalho de um químico passou a ser dividido entre vários em uma empresa.

Essa ciência trouxe e ainda traz novos produtos para a sociedade. O desenvolvimento de catalizadores, do vidro, do papel, sendo os dois últimos hoje substituídos pelo plástico. Mas junto com esses novos materiais surgem novos problemas, principalmente ambientais. A química é indubitavelmente importante para a sociedade, desde que utilizada e consumida dentro dos seus limites, os quais quando extrapolam torna dessa incrível ciência um perigo a todos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com