TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estágio

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

Curso: Form. Ped. Grad. Não Licenciados – Matemática

Instituição: UNIFRAN Universidade de Franca

Nome: Crislaine Farias da Silva

 RGM: 20785551

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental- 150 – Turma -02-022019

 2019

 Primeiro Semestre

Estágio Ensino Fundamental

Conclui o estágio na Escola Estadual Professora Lindamil Barbosa de Oliveira, localizada na Rua Cinco-c   Guarulhos - SP  CEP: 07252-530, a escola foi fundada em 1997, o público alvo é a população de baixa renda das redondezas, pois se trata de uma escola pública as aulas são ministradas em três turnos, manhã, tarde e noite.

A escola contem  18 salas de aulas,  64 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Quadra de esportes descoberta, Cozinha, Sala de leitura, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Refeitório, Despensa, Almoxarifado, Pátio coberto e Pátio descoberto. Segundo o senso de 2018, ela possui:

Alimentação escolar para os alunos, Água filtrada, Água da rede pública, Energia da rede pública, Esgoto da rede pública, Lixo destinado à coleta periódica, Acesso à Internet, Banda larga, TV, Impressora, Aparelho de som e Projetor multimídia (Datashow).

Introdução

Eu Crislaine Farias da Silva escolhi uma escola próxima de casa, a qual me identifico pois já tive a oportunidade de estudar lá, é uma escola acolhedora com professores que amam o que fazem. Acredito ser um ótimo ambiente para as crianças e os adolescentes, aprendi bastante revendo materiais as quais não me lembrava e está me fazendo aprender cada dia mais. É um ambiente acolhedor cujo todos os colaboradores estão dispostos a ajudar, independente de algumas tristezas que funcionários sentem devido a descasos do governo. Muitas pessoas amam o que fazem e isso faz toda a diferença. Sinto que estou crescendo cada vez mais como ser humano e profissionalmente.

A professora Cristiane que ministra as aulas de Matemática na oitava série é uma pessoa bem centrada e fácil de lidar, tira as dificuldades dos alunos e tem facilidade para explicar

Cumpri 150 horas de estágio no período de abril até maio, participando de duas dinâmicas em grupos, de duas reuniões de professores, e de várias aulas ministradas em sala. Aprendi muito nesse período, percebi as dificuldades de alguns alunos, as dificuldades do dia a dia dos professores e coordenadores e também das particularidades de cada um.

Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação  

A matemática é exata, gosto muito do que eu escolhi para minha vida, sei que ministrar essa matéria não é nada fácil, cada dia aprendemos algo novo e precisamos fazer com que os alunos se interessem pela matéria e gostem do que fazem, dessa forma fica bem mais fácil ensinar e acredito que fica bem mais fácil para eles aprenderem.

Participar desse estagio mesmo sendo pouco tempo me fez aprender muito e perceber que estou no caminho certo.

O plano de ensino foi decidido de acordo com as necessidades, sendo realizado o projeto entre os professores, coordenadores e plano de ensino do estado de São Paulo. O oitavo ano é uma sala de adolescentes da própria comunidade, são jovens que estão dispostos a aprenderem e estão partindo para uma decisão na sua vida profissional. As matérias em si já estão se complicando mostrando a realidade do que os esperam daqui para frente.

A professora Cristiane é bem organizada e explica as matérias com muita serenidade, tive a oportunidade de aprender mais com os conteúdos ministrados por ela, como raiz quadrada, números racionais, equações de primeiro grau, operações geratrizes, soma dos ângulos entre outros. As crianças estão dedicadas com livros didáticos de acordo com o planejamento, percebo que surgem duvidas e a professora explica todas elas, existem projetos para sanar as dificuldades como o MMR, todos os projetos e planejamentos são decididos perante o currículo do estado de São Paulo.

PERFIL DOS PROFESSORES

Tive a oportunidade de observar três professores, professora Cristiane, professora Kelly e Professor David, ambos bem atenciosos tanto comigo como com os alunos, falaram das dificuldades da sala de aula e de algumas particularidades de alguns alunos.

Realizei 150 horas de estagio conforme o solicitado, foi pouco tempo, porém deu para avaliar bem as situações do dia a dia.

A professora Cristiane foi a que mais me identifiquei e consegui me dedicar nas aulas ministradas por ela. Principalmente na oitava serie D, sala a qual a minha sobrinha estuda. Nas aulas ela passa muitas atividades fazendo com que os alunos fiquem atentos e terminem no mesmo dia fazendo as correções em sala de aula e dando um visto no caderno para que as participações sejam 100%, e isso ajuda na avaliação final. Gostei muito desse método faz com que os alunos se dediquem.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Como havia dito anteriormente gosto do método de ensino da professora Cristiane, com ela pude participar melhor das aulas, fizemos algumas dinâmicas em grupo referente a matéria, porcentagens, lucros, perdas...

Percebi as dificuldades que tive e fui relembrando tudo do meu tempo de ensino médio. As funções, equações, número decimal, ângulos, raiz quadrada estão entre o nosso dia a dia.

Exemplo: Primeiros problemas: Um funcionário produz 18 molas por hora, cada mola custa 22,00 reais o custo da mão de obra hr do rapaz é de 5,80, o material custa 3,50 o kg, a mola pesa 2,00 kg. Qual o lucro da empresa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com