TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  8/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  8.906 Palavras (36 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 36

1 INTRODUÇÃO

O Estágio em docência é de extrema relevância formação de futuros professores devido à experiência promovida pela prática que os alunos adquirem durante o período vivenciado na escola. Nesta etapa o aluno pode por em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação e verificar se a docência é a escolha certa de acordo com seu perfil profissional. O estágio fornece ao aluno a realidade que enfrentará nas escolas, as diferentes personalidades dos alunos e os problemas que devera resolver e qual a maneira correta de resolvê-los, com isso o estagiário estará bem mais apto a beneficiar a sociedade com seu conhecimento.

Dentre os objetivos pretendidos no período de estágio pode-se destacar a compreensão de como devem ser realizados os planos de aula, verificar como é a vida escolar como professor, familiarizar-se com possíveis problemas e suas soluções que estão presentes no cotidiano de uma sala de aula, adquirir experiência em métodos diversificados sobre ensino-aprendizagem de química.

As atividades relacionadas ao estágio realizado envolveram a leitura de artigos com âmbito escolar e em novos métodos de ensino, a produção de jogos lúdicos referentes aos conteúdos aplicados às séries do ensino médio, a elaboração e apresentação de mini aulas bem como a realização de estágio de observação em todas as classes do ensino médio do Colégio Estadual Arthur de Azevedo - Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Normal.

2 AMBIENTE DE ESTÁGIO NO COLÉGIO ESTADUAL ARTHUR DE AZEVEDO - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL

2.1 O Colégio

O Estabelecimento de Ensino foi criado em 14/02/1968 pelo Decreto nº 8948/68 com a denominação Ginásio Estadual de São João do Ivaí, passando a denominar-se Ginásio Estadual Arthur de Azevedo, pelo Decreto 831/71 de 05/10/1971, em homenagem a Arthur Nabantino Gonçalves de Azevedo, ilustre brasileiro, teatrólogo e jornalista, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. O prédio do Ginásio Estadual Arthur de Azevedo, foi inaugurado em 12/03/1976 no período do Governador do Estado: Jayme Canet Junior, recebendo autorização de funcionamento através da Resolução nº 3.464/81 de 30/12/81 e reconhecimento através da Resolução nº 4.399/84 de 11/06/84. Em 2006 passou a denominar-se Colégio Estadual Arthur de Azevedo – Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Normal, com a oferta do Curso de Formação de Docentes, na Modalidade Normal, pela Resolução nº 3120/06 de 28/06/06 e Parecer nº 306/06.

O Colégio Estadual Arthur de Azevedo - Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Normal, localiza-se na Rua Pipino João Batista, nº 107, Bairro Nova Brasília. Seu funcionamento é autorizado pela SEED/PR. - Secretaria de Estado da Educação, de acordo com a Legislação vigente, Núcleo Regional de Ensino de Apucarana – Paraná. Esse Estabelecimento oferece o segundo segmento do Ensino Fundamental (6° aos 9° anos) nos períodos manhã e tarde, Ensino Médio do 1º ao 3º ano nos períodos manhã e noite Ensino Normal do 1º ao 3º ano no período da tarde e Ensino Profissional do 1º ao 4º ano no período da noite.

O Colégio conta com estrutura física, quadro docente e pessoal de apoio garantindo atendimento qualificado nos períodos da manhã, tarde e noite.

Possui os seguintes recursos para o atendimento dos alunos, conforme Quadro 1 abaixo:

Quadro 1: Recursos físicos e materiais

Recursos Físicos

Dependências Quantidade Utilização/Observações complementares

Recepção/Secretária 1 Utilizada para todos os fins acadêmicos, informações e requerimentos.

Biblioteca 1 Utilizada para todos os fins acadêmicos.

Sala dos professores 1 Utilizada para reuniões entre os professores e para o planejamento das aulas a serem ministradas.

Área de lazer 1 Área aberta com mesas para os alunos e professores.

Quadra de Esportes 2 Uma equipada para as modalidades vôlei e basquete e outra para as modalidades futsal e handebol.

Pátio coberto 1 Equipado com mesas para a refeição cedida pelo colégio

Pátio descoberto 1 Espaço livre sem mesas.

Auditório 0 ---

Cantina/refeitório 1 Cantina onde são vendidos alimentos diferenciados.

Cozinha 1 Equipada com todos os equipamentos e utensílios necessários para o preparo da merenda escolar.

Banheiro de Professores 2 Utilizado pela administração e professores e com adaptações para alunos com deficiência.

Banheiro de alunos 2 Descriminado por sexo contendo cinco pias e seis patentes separadas por divisória.

Sala de coordenação/supervisão 2 Utilizadas pela equipe pedagógica e coordenação de curso de formação de docentes. Equipada com mesas, cadeiras, ventiladores, impressoras e computadores.

Adaptações para portadores de necessidades especiais 0 Pelo colégio não dispor de segundo andar e não obter alunos com necessidades especiais não possuí qualquer adaptação, (somente o banheiro dos professores).

Laboratório de informática

Possuem softwares educacionais? 1 Um laboratório contendo vinte computadores com acesso a internet, porém sem softwares educacionais.

Outras dependências(relacionar) 2 Sala de apoio aos alunos do ensino fundamental e médio equipadas com carteiras, quadro e ventiladores.

Laboratório de física, biologia e matemática 1 Equipado com duas pias, quatro bancadas (pouco amplas), prateleira contendo reagentes (não separados de acordo com sua volatilidade dentre outros métodos de segurança).

Outro tipo de laboratório 0 ----

2.2 Organização da Entidade Escolar

Número de alunos atendidos: 992 (novecentos e noventa e dois) alunos.

Número de funcionários:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.1 Kb)   pdf (272.5 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com