TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  11/6/2015  •  Resenha  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 11

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADOIV

Ana Paula Silva de Souza

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

Ana Paula Silva de Souza

[pic 2]

Orientador da UFMT: Prof°.Me. Eduardo Ribeiro Mueller

Orientadora da Escola: Profª. Valéria A. L. Zanetoni

Sumário

1.        Introdução        

2.        Discussão        

2.1.         Encontros de estágio        

2.2.        Observação na escola        

3.        Planejamento        

4.        Desenvolvimentos da Regência        

5.        Conclusão        

6.        Anexos        

6.1.Termo de compromisso

   6.2. Plano de atividades

   6.3. Fichas de acompanhamento (diárias)/Encontros/Observações/Regência ordenadas por data

6.4. Declaração de estágio da escola (com carga horária e assinatura).

6.5. Avaliação Discente (realizada pelo professor supervisor na escola)

6.6. Auto Avaliação Discente

6.7. Planos de aula, com as atividades da regência.

6.8. Prova

6.9. Roteiro de prática de densidade

6.10. Trabalhos apresentado pelos alunos

6.11. Fotos dos espaços escolares observados/aula alunos

6.12. Declaração de estágio da UFMT (com carga horária e assinatura) a qual deve constar a aprovação ou não do aluno

  1. Introdução

O presente relatório tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado de Química IV, no período de Setembro a dezembro de 2014, do curso de Licenciatura em Química- UFMT, da disciplina Estágio Supervisionado IV foi orientado pelos professores Me. Eduardo R. Mueller, da UFMT, e Valéria A. Lanzoni, na Escola Estadual Antônio Cristino Côrtes, localizada na cidade de Barra do Garças – MT.

O estágio se dividiu em duas partes: na UFMT na forma de estágio, para que fossem passadas algumas orientações de estágio, atividades que fossem passadas algumas instruções e para fazer algumas discussões sobre a observação e a outra parte do estágio se deu no período Vespertino.

  1. Discussão

        2.1.         Encontros de estágio

Durante os meses de Setembro e Dezembro de 2014 ocorreram os encontros de estágio IV com a carga horária de 112 horas. Os encontros de estágio foram para fazer um acompanhamento das oficinas, leitura e análize do regimento escolar e acompanhamento de regência na escola.

  1. Observação na escola

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Oferece assim por esse meio ao estagiário não só à formação profissional, mas adéqua esta formação às expectativas de mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. Com base nessas afirmações, foi observado diferentes aspectos, tais como: Processo de Ensino e Aprendizagem, alunos, Gestão da aula, Análise de livro didático, funcionamento da escola e análise do acervo bibliográfico da escola. Os aspectos mencionados serão discutidos a seguir.

2.3         Processo de Ensino e Aprendizagem

Foram observados, nesse aspecto, o conteúdo didático e a forma trabalhada pela professora em sala em de aula, também o real aproveitamento que os alunos têm sobre o contexto, e a relação entre o professor e aluno com relação à construção do conhecimento.

2.4         Alunos

Observou a interação professor aluno, a importância da relação que há entre ambos, o comportamento que há entre eles mesmos, sua interação com o que está sendo aplicado em sala de aula. De uma forma geral os alunos são interessados e participativos, mostram interesse na disciplina e no conteúdo, interagem com a professora.  A turma observada por mim é a turma do 1° “U” do Vespertino é um primeiro ano bem agitado onde 80% dos alunos prestam-se bem críticos em relação ao conteúdo e são bem participativos, pude observa que há uma grande interação desses alunos com a professora e isso faz com que a aula ocorra bem na maioria das vezes.

2.5         Gestão da Aula

A Professora Valéria e dinâmica, explica o conteúdo de forma clara e concisa, sempre citando exemplos do nosso dia a dia, mostrando a utilização da química nas industrias e  em nossa casa identificando sempre o lado cientifico e social para seus alunos, discute textos, faz debates e atividades praticas para aprimoramento do conhecimento, faz correção dos exercícios em sala com a participação dos alunos tirando suas dúvidas e fixando o conteúdo. Durante o período de observação acompanhei uma aula experimental, onde foram levados os alunos ao laboratório de ciências que é um espaço bem amplo, para a realização da prática de teste de ácidos e bases e a professora conto com a nossa ajuda para essa prática.        A turma foi dividida em Cinco grupos de quatro á Cinco alunos e cada grupo continha em suas bancadas reagentes que seriam usados na prática, os alunos iriam fazendo o teste e identificando pela coloração se seria um ácido ou uma base e em seguida montando uma tabela, que constará eanexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (267.8 Kb)   docx (240.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com