TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O CRM (Customer Relationship Management)

Por:   •  6/11/2023  •  Abstract  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo O CRM (Customer Relationship Management)

O CRM (Customer Relationship Management, em português Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma estratégia de negócios que pode ajudar a conhecer melhor os seus clientes e antecipar todas as suas necessidades.  O sistema de CRM serve principalmente para centralizar o cadastro de clientes, melhorar o relacionamento com eles e identificar melhores oportunidades de negócios. Existem diferentes tipos de CRM, que variam de acordo com o segmento da empresa, como os voltados especificamente para gerenciamento de equipe de vendas, campanhas de marketing, fidelização de clientes, controle de ofertas e análise dos serviços.

O CRM analítico pode ser definido como um tipo de CRM em que o foco está na análise de dados e de diferentes cenários que envolvem as operações da gestão de relacionamento com os clientes. Essa abordagem está mais voltada para o entendimento de gráficos, relatórios, dados e informações relevantes que ajudam a entender melhor o perfil e o comportamento dos clientes e prospects. No CRM analítico, há uma preocupação em identificar padrões e compreender as necessidades dos clientes de maneira mais objetiva. Com base nessa abordagem mais analítica, consegue-se entender melhor a realidade dos clientes e ser mais assertivo ao definir estratégias de relacionamento, marketing e vendas.

O CRM operacional lida com as operações cotidianas de relacionamento, marketing e vendas. Esse tipo de CRM permite, por exemplo, que os colaboradores acessem o histórico de interações e de compras dos clientes, organizem os follow-ups, agendem reuniões e visitas presenciais, visualizem o andamento do funil de vendas e recebam feedbacks. Com o CRM operacional, o gestor tem maior controle sobre o desempenho dos colaboradores, tendo acesso aos resultados das metas individuais e coletivas.

O CRM colaborativo é promove a colaboração entre todas as áreas do negócio. Dessa forma, ele faz com que elas trabalhem de maneira integrada. Vendas, suporte, marketing e atendimento, por exemplo, podem trocar informações sobre os clientes com maior agilidade. Isso impacta diretamente na produtividade das equipes e no índice de satisfação dos clientes. O CRM colaborativo parte do princípio de que quanto mais fluido for o fluxo de informação, mais fácil será atender às necessidades de cada cliente. Um exemplo de uso do CRM colaborativo é quando o setor de marketing qualifica os melhores prospects e passa esses leads às equipes de vendas para que elas possam converter esses leads em clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com