TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

Por:   •  22/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO PAULA SOUZA

ETEC ANGELO CAVALHEIRO

Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio

Química

Ácidos e bases

João Vitor da Silva Frigeri

Leonardo Oliveira Dias

Luiz Augusto

Melmoara Degrande

Ryan Lorena Mechia

2018

Ácidos e Bases

Teoria ácido-base de Arrhenius (1887)

[pic 1]

Svante August Arrhenius foi um químico sueco que fez experimentos para a condutividade elétrica em solução e notou que determinadas substâncias sofriam ionização (reagiam com a água e formavam íons) ou dissociação iônica (íons já existentes eram separados pela ação da água) e conduziam correntes elétricas. Ao observar os tipos de íons que algumas substancias formavam em água, ele notou que algumas delas produziam o mesmo tipo de cátion, outras produziam o mesmo tipo de ânion e, e por isso, possuíam propriedades muito parecidas, podendo ser agrupadas. E desse modo, surgiu o conceito que ele chamou de ácido e base:

Ácido é toda substância que em água produz somente cátion positivo (H+), e base é aquele que produz somente ânion negativo (OH-).

Ácidos de Arrhenius:

(Ácido clórico com ph baixo) HCl (g) + H2O (l) →H3O+ (aq) + Cl- (aq)    

(Ácido sulfúrico com ph de 1,5) H2SO3(g) + 2 H2O (l) →2 H3O+ (aq) + SO32- (aq)

(Ácido fosfórico com ph de 4,7) H3PO4(s) + 3 H2O (l) → 3 H3O+ (aq) + PO43- (aq)

Bases de Arrhenius:

(Hidróxido de sódio com ph de 13) NaOH → Na + + OH-

(Hidróxido de cálcio com ph alto) Ca(OH)2 →Ca2+ +2 OH- 

A neutralização seria a reação entre um cátion e um ânion, produzindo água:

H+ (aq) + OH (aq) → H2O (l)

Mas apesar de explicar vários fenômenos e contribuir para várias pesquisas na química, essa teoria demonstrava algumas limitações. Por exemplo, ela estava restrita a soluções aquosas, não considerava compostos sólidos nem outros solventes diferentes da água.

Ácidos e Bases

Teoria ácido-base de Bronsted (1923)

[pic 2]

Essa teoria é chamada de teoria protônica pois se baseia na transferência de prótons, igual ao íon H+, o núcleo do hidrogênio, mas que ao ser chamado de próton, ajuda a diferenciar da teoria de Arrhenius. Além disso, nessa teoria não há necessidade da presença de água.

Segundo o próprio Bronsted: Ácido é toda substância química, íon ou molécula capaz de doar um próton, enquanto a base é capaz de receber um próton.

Ácidos e bases segundo Bronsted:

Base

forte

Ácido

forte

Ácido

fraco

Base

fraco

NH3 + HCℓ → NH4+ + Cℓ-
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

Observe que a amônia (NH3) é base pois ela recebe um próton (H+) do ácido clorídrico (HCl).

Nessa teoria, a neutralização seria uma transferência de prótons entre um ácido e uma base, como a reação mostrada acima. Mas ela também tinha uma limitação, não permitia prever o caráter ácido ou o caráter básico de espécies químicas sem a presença do hidrogênio.

Sais

Os sais são compostos inorgânicos que quando estão em uma solução aquosa se dissociam e formam íons. Um sal é formado por uma reação de neutralização entre um ácido e uma base. a classificação dos sais é realizada de acordo com a natureza ou tipo de íons que eles são feitos. Dessa forma, os sais, alguns deles são classificados em neutros, ácidos (hidrogenossal), básicos (hidroxissal), duplos (mistos), hidratados e alumens. 

Sal Normal: Com um cátion e um ânion, ele é o resultado de uma reação entre uma base e um ácido fortes ou entre uma base e um ácido fracos.

NaCl: cátion → Na+ (vem do hidróxido de sódio, NaOH, uma base forte),
ânion → Cl- (vem do ácido clorídrico, HCl, um ácido forte).

Na2SO4: cátion → Na+ (é do hidróxido de sódio, NaOH, base forte),
ânion → SO42- (é do ácido sulfúrico, H2SO4, ácido forte).

Esses sais são chamados de neutros pois quando eles são colocados à água, o pH do meio não sofre nenhuma alteração. Além disso, eles não liberam cátion H+ em uma solução aquosa, que indica acidez, e nem ânion OH-, que indica basicidade.

Sal ácido: Esse tipo de sal é formado por um ácido forte e uma base fraca, e, em um meio aquoso, ele diminui o pH da água, que fica menor que 7 (solução ácida), pois o cátion proveniente da base sofre hidrólise e há a formação dos íons H+ (ou H3O+).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (280.8 Kb)   docx (336.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com