TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DA TECNOLOGIA NA DOCÊNCIA

Por:   •  26/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

O USO DA TECNOLOGIA NA DOCÊNCIA

Kayla Lorrane Nascimento Paiano¹

¹Graduanda, Ciências Naturais com habilitação em Química, UEPA, Marabá-PA; kaylalorrane@gmail.com

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo compreender como os professores da área de Química usufruem das novas tecnologias (computador, data show, smartphone, etc.) aplicando-as no âmbito escolar. Buscando levantar opiniões sobre a utilização e as dificuldades enfrentadas na inclusão desse instrumento metodológico na sala de aula. Por meio da aplicação de questionários a professores de Química no município de Marabá, localizado no sudeste do estado do Pará, observar-se que os professores utilizam os recursos tecnológicos em sala de aula, e acreditam que esses recursos possam somar para um melhor aprendizado dos alunos, haja à vista que a matéria é tida como de alto grau de dificuldade para os alunos. Assim, ressaltando a importância da tecnologia, e o valor atribuído a ela quando ligado a pratica da docência.

PALAVRAS-CHAVES: Ensino da química; recursos midiáticos; inovação.

INTRODUÇÃO

         A educação constitui a base de toda a formação e organização humana. Os instrumentos (recursos midiáticos), usados durante este processo são de extrema importância para a construção e reprodução de visão de mundo, para formação de profissionais efetivamente participativos. Desta forma, são necessárias adequações didáticas de ensino/aprendizagem que alcancem tais expectativas, criando condições que permitam interconexões com o processo educacional e a evolução de recursos midiáticos como meios para alcançar uma aprendizagem diferenciada e significativa. 

Com base, os recursos midiáticos são instrumentos que servem para aumentar a eficiência da aprendizagem, motivando os alunos em relação às novas tecnologias. Assim, segundo (SILVEIRA, 2008) a sociedade contemporânea é caracterizada pela diversidade de linguagens, devido a constante inserção de meios de comunicação. A adaptação de práticas de ensino visa melhorar a qualidade, explorando a aplicação de imagens, movimentos, músicas e artes, moldando um universo imaginário transposto sobre a realidade que será trabalhada no conteúdo em sala de aula. Consoante, compreender como os professores de Química usufruem dos recursos midiáticos nas escolas, bem como se esses recursos são apontados como facilitadores da aprendizagem, mostra-se como um primeiro passo para compreender como os recursos midiáticos aparecem na escola. Nesse sentido, o estudo sobre a incorporação desses recursos no cotidiano escolar, revela-se como um primeiro passo dessa pesquisa que deve ampliar suas considerações com a aplicação de outros instrumentos de coleta de dados como entrevistas para caracterizar o perfil dos professores que utilizam esses recursos em suas aulas.

MATERIAL E MÉTODOS

         A pesquisa qualitativa compreende um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam a descrever e decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. Segundo Maanen (1979 apud NEVES, 1996), tem por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos do mundo social; tratando de reduzir a distância entre o indicador e indicado, entre teoria e dados, entre contexto e ação. Apesar de métodos quantitativos descreverem e explicarem fenômenos, nesta pesquisa utiliza-se uma abordagem para possibilitar esta investigação–a pesquisa qualitativa.

A presente pesquisa busca analisar o significado das respostas dos professores a um questionário com dez (10) questões discursivas. As questões abordam os seguintes assuntos: a) utilização dos recursos midiáticos; b) dificuldades enfrentadas no uso dos recursos midiáticos; c) relação entre docente e tecnologia; d) relação tecnologia e discente. Esses temas têm como base a realidade escolar de professores e alunos.

Foram entrevistados seis (6) professores do ensino médio no município de Marabá- PA, que se mostraram disponíveis a responder os questionários e abertos a futuras entrevistas. Os mesmos questionários foram readaptados e direcionados para alunos do mesmo seguimento educacional.

A partir dos questionários, foi caracterizado a utilização de tais instrumentos e se tais se agregam ou desagregam no sistema de educação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Observa-se que 92% dos professores entrevistados, utilizam os recursos midiáticos em suas aulas, sendo revelado que esses recursos estão cada vez mais presentes em sala de aula. Entre os motivos que levam à utilização desses recursos, estão a contribuição para um maior aprendizado dos alunos, um maior dinamismo das aulas, a facilitação do trabalho do professor. Estudos indicam que estão adotando estratégias mais interativas com os alunos, em relação as suas aulas anteriores, as quais geralmente eram centradas em exposição didática e resolução de exercícios (MATSUNAGA; SANTOS et al, 2004; MOL; SANTOS; SILVA et al, 1998). 

Percebe-se também que, mesmo com pesquisas realizadas com o intuito de melhorar a educação em Química, são encontradas algumas dificuldades que impedem o fortalecimento e aceitação dessas pesquisas, como a falta de apoio e recursos das instituições de ensino, a falta de interesse dos professores em se capacitarem para o manuseamento das tecnologias e a falta de domínio da informática. 

É importante salientar que este trabalho não tem como objetivo se contrapor com o uso dos livros didáticos, e sim apoiar e fortalecer mais uma estratégia de ensino, baseada na relação tecnologia e educação, haja à vista que os adolescentes estão cada vez mais ligados a tal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com