TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Escolar José Basson

Por:   •  6/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 7

ACADÊMICO(A): Leonardo Pereira Alves

RELATÓRIO REFLEXIVO

ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO: Unidade Escolar José Basson

Cocal-PI, 26 de junho de 2023.

ACADÊMICO(A): Leonardo Pereira Alves

RELATÓRIO REFLEXIVO

ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO: Unidade Escolar José Basson

Relatório Reflexivo apresentado ao Curso de Licenciatura em Químicado IFPI - Campus Cocal, como um dos pré-requisitos avaliativo do Estágio Supervisionado III.

Cocal-PI, 26 de junho de 2023.

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO .........................................................................................

01

2.

ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO .................................................................................

02

3.

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................

03

4.

REFERÊNCIAS ........................................................................................

04

5.

APÊNDICES .............................................................................................

05

6.

ANEXOS ................................................................................................

06

1. INTRODUÇÃO

O estágio III teve como orientador a professor Rejane Fontenele de Sousa e a supervisora da turma Raíla dos Santos Vieira. A unidade escolar José Basson funciona desde 1965, sendo a primeira escola da rede Estadual a funcionar em nossa cidade. No ano de 2015 a escola completou 50 anos que educa com compromisso. Assim sendo, o ensino aprendizagem é elevado. Tem prédio próprio, localizado na Rua Olavo Bilac, 29, Centro. A escola José Basson recebeu este nome em homenagem ao Sr. José Basson de Miranda Osório, um jovem de Parnaíba – PI, que tinha carreira pública e ocupou o cargo de promotor de justiça em sua terra natal, como também foi deputado provincial pelo Piauí.

O estágio iniciou-se em 10 de maio de 2023 e encerrou-se no dia 30 de junho de 2023. Dessa maneira, a carga horária era dividida da seguinte forma: Primeiro momento, teve o período de formação com fundamentação teórica na instituição de ensino. Segundo momento foi o período de ir à escola campo de estágio cumprir as 60 horas.

        Ao iniciar o estágio, foi distribuído a carga horária total em 60 horas ao todo, sendo 10 horas de observação e 20 horas de planejamento e 30 horas de regência.  Concluiu-se, que o estágio teve sua conclusão com 11 semanas. O estágio era realizado nos dias de quinta-feira e logo depois foi mudado para as quartas-feiras a tarde. 0nde na quarta feira iniciava-se das 13:00 h às 17:45 h da tarde e na quinta-feira das 08:00 às 10:15 h no período da manhã. 

        No estágio, tinha que planejar e elaborar atividades antes da aula. O planejamento é muito importante para que se possa ter uma noção no que vai desenvolver no decorrer da aula A prática docente é revestida de enorme complexidade e, nem sempre é compreendida claramente pelos educadores (ELICKER, R. J. B. et al., 2017).

2. ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO.

Descrever sobre os aspectos abaixo fazendo uma reflexão da realidade encontrada com a literatura da área.

OBSERVAÇÃO DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO

- Aspectos físicos externos e internos (Enumeração das dependências da escola, salas de aula, banheiros, áreas de lazer, laboratórios, bibliotecas e outros);

- Estrutura Pessoal - identificar e quantificar professores e suas formações profissionais como também os demais profissionais que trabalha na escola;

- Número de alunos da escola (série e turnos).

OBSERVAÇÃO E COPARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA

- Postura e identificação do perfil profissional do professor.

RELACIONAMENTO PROFESSOR / ALUNO:

Os reflexos da boa relação fomentada no começo do período de observação e na regência, seja nos rituais de início de aula, em que houve, a preocupação em cumprimentar os alunos, dialogar um pouco antes do início da aula.

A boa relação construída com os alunos em sala de aula também pode ser exemplificada em outros momentos da regência, pois, apesar de se tratar de umas   turmas agitadas, não   houve   momentos   de   tensão   ou   princípios   de desentendimentos.   A   boa   relação   se   manteve   até   os   momentos   finais   do estágio,  

Portanto, as   situações   descritas   acima, assim   como   em   outras experiências   vividas   nos estágios, revelam que   aquele   trabalho   inicial   em estabelecer um bom diálogo, buscando ouviu os alunos, foi frutífero, à medida que a relação professor-aluno   foi   se   aprimorando   ao   longo   do   processo, culminando no resultado positivo constatado.

GESTÃO DE CLASSE:

- Organização do tempo e do espaço da aula;

- Utilização de recursos/estratégias para produzir aprendizagens significativas;

- Maneiras às quais o professor adota para manter a atenção dos alunos durante a aula;

- Como o professor resolve os problemas que surgem durante a aula;

- Estratégias utilizadas para sanar ou minimizar problemas de aprendizagem em sala de aula.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

No que se refere a esta dimensão do planejamento, elemento primordial na dinâmica do fazer pedagógico, José Carlos Libâneo (2003, p. 222) nos introduz a temática ao dizer que:

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um   momento   de   pesquisa e   reflexão   nitidamente   ligado a avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com