TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade no Comportamento Organizacional

Por:   •  13/8/2019  •  Seminário  •  5.501 Palavras (23 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO.......................................................................................................3 

2  DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4 

2.1  DESCRIÇÕES GERAIS DA EMPRESA.............................................................4

3.  COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL...........................................................5 

3.1  A Diversidade no Comportamento Organizacional........................................6   

4.  GESTÃO DO CONHECIMENTO...........................................................................8 

4.1  Conceitos de Gestão do Conhecimento........................................................10 

5.  RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.........................................................................14

5.1 PRATICAS TRABALHISTA...............................................................................16

6.  AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH..............................................................22

7. CONCLUSÃO.......................................................................................................24

8. REFERÊNCIA........................................................................................................25


  1. INTRODUÇÃO

A rede de empresas do ramo de Calçados Sapatinho de luxo atua nos segmentos de Lojas no shopping. Adquirida por um grupo econômico e está passando por um processo de reestruturação organizacional. A proposta é ampliar o negócio, abrindo novas lojas em outros estados e desenvolvendo uma linha de produtos de fabricação própria. O investidor do grupo econômico solicitou que a equipe fosse responsável pela análise e aplicabilidade da referida proposta.

Os relatórios apresentados contem todos os dados solicitados pelos investidores, como o processo de gestão de recursos humanos, onde está sendo especificados os processos realizados pelo setor de RH da empresa estudada, o comportamento organizacional; a gestão do conhecimento, as práticas trabalhistas, apresentadas pela empresa, e estudos de mercado e o comportamento dos seus clientes e; o comprometimento da empresa nas questões de auditoria e consultoria.

        


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÕES GERAIS DA EMPRESA

As empresas não existem no vácuo, ao contrário, vivem em um contexto caracterizado pela multiplicidade de variáveis e forças diferentes que provocam mudanças e turbulências. A organização, para atuar no mercado precisa estar devidamente registrada nos órgãos competentes para que possa ter representação concreta no mercado.

Organização é a função administrativa que se incumbe do agrupamento dos órgãos e das atividades necessárias para se atingir os objetivos da empresa. O agrupamento dos órgãos e das atividades envolve a reunião de pessoas e recurso empresarial sobre a autoridade de um chefe. Assim, a organização precisa lidar com pessoas, órgãos e relação de atividades e responsabilidade de produtos”. (CHIAVENATO, pag. 24, 2005).

A empresa em estudo neste trabalho tem como razão social o nome de MIA DA SILVA COMERCIO com o CNPJ: 12.058.518/000327, ou seja, é uma organização por cotas de responsabilidade limitada formada por duas ou mais pessoas onde todas assumem, de forma subsidiária responsabilidades solidárias limitadas ao valor do capital social. É conhecida no mercado pelo nome fantasia SAPATINHO DE LUXO. Possui Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica que é o registro da empresa junto à Receita Federal e também as Inscrições municipais e estaduais.

O SAPATINHO DE LUXO nasceu em meados de 2000 como uma pequena loja no bairro Educandos, na cidade de Manaus – AM é uma empresa familiar, de propriedade do Sr. ROZENHA, que, após trabalhar por anos como empregados de uma rede em mercados, juntou suas economias e arriscou a sorte em um negócio próprio, onde vendia somente produtos de esportes, que com o passar dos anos cresceu e se desenvolveu ganhando o status de quinto lugar no ranking do ramo de calçados, expandindo horizontes e tornando-se uma das maiores do ramo na cidade de Manaus. Possui um quadro de funcionários compostos por 435 funcionários diretos e indiretos.

De acordo com Chiavenato (2005), um mercado sólido requer uma cuidadosa analise dos consumidores. O ramo de atuação da empresa não se define pelo que ela produz, mais sim pelo mercado em que ela atua. Cabe ao administrador obter o máximo de informações possíveis em seu ramo de atuação para reduzir os riscos das ameaças proporcionadas pelo ambiente bem como flexibilizar-se no aproveitamento das oportunidades que possam surgir.

O ramo de atuação do SAPATINHO DE LUXO é a de produção e comércio de gêneros calçados para lojas no shopping e uma rede de franquias. Considerada uma das maiores do mercado no município, a empresa oferece produtos para mulheres como: diversos tipos de sapatilhas, tênis, bolsas e acessórios; possui mais de 11 lojas próprias de alto padrão, distribuídas pela cidade que oferece atendimento e produtos de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (264.7 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com