TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Individual

Por:   •  10/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Matriz de Trabalho da (PI)

Elaborado por: Antonio dos Santos Pereira

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: Contabilidade Financeira-0720-0_2

A ROL escolhida foi a da terceira semana, onde foi abordado sobre a elaboração das demonstrações contábeis e composição do patrimônio líquido.

Esse tema mostra na prática como montar e analisar as demonstrações contábeis e foi fundamental para o momento que estou vivendo dentro da empresa. Estamos passando por uma auditoria para abertura de capital e essa ROL me ajudou esclarecendo algumas dúvidas relacionadas ao balanço patrimonial, possibilitando responder questionamentos da auditoria sem consultar a contabilidade que presta serviços terceirizados para a nossa empresa.

No início do curso, tudo estava muito confuso sobre os balancetes e as demonstrações contábeis, principalmente a origem das informações que compõe DRE, BP e DMPL. Após simulações práticas desenvolvidas e apresentadas na ROL, as origens das informações para cada demonstração ficaram mais claras e objetivas.

A minha maior dificuldade no entendimento de balanço patrimonial, era a mecânica de contabilização das dívidas, financiamentos e empréstimos, pois a minha empresa é nova no mercado e sempre recebeu aporte financeiro da “holding”. Esses aportes sempre foram integralizados e viraram capital social e por isso nunca trabalhei de fato com a contabilização de dívidas ou receitas futuras. Para ser sincero, não tinha o conhecimento dos termos e funções de ativo e passivo não circulante, e os exemplos de situações futuros apresentados nessa ROL me ajudou a adquirir esse conhecimento e entendimento.

Depois da construção da planilha de lançamento, o entendimento de como é formado o DRE, DMPL, DFC e DVA ficou bem mais claro, pois demonstrou exatamente de onde cada informação deve ser extraída, ajudando o desenvolvimento de uma análise com mais autoridade e clareza, devido ao entendimento das origens de suas informações.

Em conclusão, o trabalho feito nessa ROL foi de extrema importância para o esclarecimento e melhor entendimento de todo o conteúdo abordado durante os 3 módulos de Contabilidade, parte teórica. A forma como foi apresentado e praticado com a criação do balanço patrimonial e as principais demonstrações contábeis através de números reais, nos ajudou a analisar com mais assertividade os resultados, agora sabendo a origem de cada informação. Com melhor entendimento de cada demonstração contábil, vou poder ser mais efetivo em passar as informações a minha gerencia e também tirar dúvidas de coisas básicas, que antes eu precisava solicitar informações do Contador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (724.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com