TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas Competências da Liderança

Por:   •  14/9/2020  •  Resenha  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

Algumas competências da liderança

Algumas habilidades precisam ser desenvolvidas, as quais podem ser utilizadas por qualquer líder.

Saber escutar - é um processo de comunicação que envolve qualidade na absorção da informação. Seja qual for o tipo de desabafo ou reclamação. Ao ouvir com atenção o outro se sente valorizado.

Saber se comunicar - só é possível quando se escuta de forma correta, para não haver erro na transmissão. Por isso, é importante falar de forma clara numa linguagem que seja possível o ouvinte entender.

Motivar para ser exemplo – O primeiro passo é auto avaliação de si mesmo. Ao se perguntar se suas atitudes são corretas e admiráveis, se não há algo que lhe envergonhe. Não tem você exigir pontualidade de seus colaboradores se você é o primeiro a desrespeitar essa regra. Demonstrar otimismo e foco em solução para motivar o seu time, ser otimista é algo contagiante, porém não pode deixar de dar importância para o pessimismo e a reclamação, pois essas tendem a serem mais contagiante ainda e são bastante prejudiciais ao ambiente.

Desenvolver sua capacidade analítica - Lidar com números e tendências é importantíssimo para quem está buscando tomar as rédeas da sua carreira. Mais ainda para quem quer ou acabou de assumir um cargo de gestão. A capacidade analítica envolve analisar o resultado de todos os fatores de sucesso da sua vida ou de sua equipe. Como isso se aplica na liderança? Digamos que você seja uma gerente de vendas recém-promovida. Você precisa acompanhar os resultados de vendas diariamente para saber se a tendência será bater a meta ou não. Dentro disso, junto com a equipe, você deve traçar ações para alavancar os resultados de vendas.

Ter foco em resultados - Foco em resultados é a capacidade de traçar um cenário ideal e persegui-lo. Entender como será a meta batida. Para isso você pode se valer de números ou de cenários qualitativos. Por exemplo: crescimento de 10% no faturamento, 15% na rentabilidade e redução de 5% na inadimplência. Essas são metas medidas com números.

Inspire sua equipe - inspire sua equipe por meio de uma comunicação assertiva. Dê bastante foco no que as pessoas estão fazendo de positivo e sobre o que não está funcionando. Leve-as a traçar soluções para driblar as causas das disfunções. Uma boa forma de inspirar a equipe é trazer os resultados obtidos em números. Traga todos os fatores quantitativos (numéricos) e qualitativos (não-numéricos) que você conseguir juntar. Mostre isso paro time e inspire-os a traçar ações para chegarem ao resultado coletivo. Mostre sempre que a junção da ação de cada um individualmente levará ao resultado do todo.

Ser flexível - Ser flexível não é fingir que não houve resultados ruins nem deixar para lá maus comportamentos. É adaptar os planos conforme as situações vão acontecendo. Muitas vezes o mercado reage de forma diferente quando aplicamos uma ideia ou projeto novo. Assim, estamos à mercê de várias coisas que não temos conhecimento prévio. Por isso, torne as adversidades em desafios. Os fracassos em aprendizados. Junto com as pessoas de seu grupo, analise as situações-problema e tire três aprendizados de cada acontecimento negativo. Isso tira um grande fardo das suas costas e também reduz a sensação de fracasso e insuficiência.

Investir em seu colaborador - Perceba que até agora falamos de habilidades muito mais internas do que externas. Agora é hora de focar no externo. Investir em seu colaborador não quer dizer só aumentar salário, benefícios ou pagar cursos caríssimos (mas esses investimentos são sempre bem-vindos). Quer dizer investir tempo e intelecto. Estruture rituais semanais com cada membro da equipe para treiná-los em cada função, compartilhando seu conhecimento na área. Promova momentos coletivos para discutir um livro, um vídeo, um filme ou documentário que agrega direta ou indiretamente nos resultados do time. Busque recursos, ainda que gratuitos, para que sua equipe esteja sempre em constante aprendizado. Na internet mesmo você encontra muitos recursos gratuitos ou de baixo custo.

Apostar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com