TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ANÁLISE FINANCEIRA EM UMA PEQUENA EMPRESA: MERCEREARIA TAKEI

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.203 Palavras (25 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE SANTO AMARO - UNISA

Roberto Botelho Caldas – RA 3108023

GESTÃO E ANÁLISE FINANCEIRA EM UMA PEQUENA EMPRESA:  MERCEREARIA TAKEI

São Paulo 2016


GESTÃO E ANÁLISE FINANCEIRA EM UMA PEQUENA EMPRESA: MERCEARIA TAKEI

 Projeto Integrador III, apresentado ao Curso de Gestão Financeira da Universidade Santo Amaro - UNISA.

Professor Orientadora: Prof. Marcus Vinicius

São Paulo 2016

RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo sobre como ocorre a gestão e a análise financeira  em uma pequena empresa do ramo de supermercados. A falta de controle financeiro é um dos principais problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas. Uma administração financeira bem elaborada e com controles internos eficazes é fundamental para a saúde das empresas, notadamente para as de pequeno porte que sofrem tanto com a falta de controle quanto com a dificuldade em obter os recursos necessários ao financiamento das suas atividades operacionais. O objetivo foi verificar quais os controles internos utilizados pela empresa, identificando como eles auxiliam na sua administração, e o que pode ser melhorado nestes controles para proporcionar uma tomada de decisão mais eficaz. Trata-se de um estudo de caso realizado através da análise dos relatórios contábeis da empresa e de uma entrevista estruturada com o seu proprietário. A partir das demonstrações financeiras foi possível levantar vários índices financeiros que revelam tanto a sua estrutura de capital quanto a sua situação financeira. A entrevista demonstrou como o proprietário realiza a gestão do seu negócio e quais os controles financeiros utilizados pela empresa. O resultado demonstrou que a empresa não realiza a análise financeira dos seus relatórios contábeis, e faz o seu controle financeiro através de um fluxo de caixa pouco estruturado. No contexto uma análise financeira elaborada auxiliaria o controle e conhecimento da saúde financeira da empresa.


INTRODUÇÃO.        11

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        13
  1. MÉTODO ESCOLHIDO E JUSTIFICATIVA        13
  2. INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS        14
  3. APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO DE PESQUISA        14
  4. ANÁLISE DOS DADOS        15
  1. RESULTADOS        16
  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        16
  2. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA        17
  3. PLANEJAMENTO FINANCEIRO        19
  4. ORÇAMENTO        19
  5. ESTRUTURA DE CAPITAL        19
  1. Participação de capitais de terceiros (endividamento)        20
  2. Composição do Endividamento.        20
  3. Imobilização do Patrimônio Líquido.        22
  1. DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS        23
  2. ANÁLISE DOS INDICADORES FINANCEIROS.        23
  1. Capital de Giro Circulante Líquido.        24
  2. Liquidez Geral – LG        24
  3. Liquidez corrente – LC        25
  4. Liquidez seca – LS        26
  1. CAPITAL DE GIRO        27
  2. FLUXO DE CAIXA        27
  3. ANÁLISE FINANCEIRA.        42

CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS        44

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        46

DEMONSTRATIVOS        48


INTRODUÇÃO

O atual cenário econômico, repleto de incertezas, crises econômicas, em conjunto com o acirramento da concorrência e da globalização da economia, faz com que as empresas procurem formas de garantir tanto a sua permanência no mercado como os resultados econômicos desejados. Nessa conjuntura, um planejamento financeiro eficaz mostra-se como uma ferramenta para a boa gestão estratégica, pois, segundo Hitt, Ireland e Hoskison (2008, p.311) “os controles financeiros são critérios altamente objetivos utilizados para medir o desempenho da empresa em comparação com padrões quantitativos previamente estabelecidos”, o que remete ao planejamento financeiro como algo necessário para a sobrevivência das empresas, de modo que os seus recursos sejam usados de maneira adequada possibilitando a maximização dos seus resultados.

Embora a grande maioria dos micro e pequenos empresários identifiquem que os problemas de controle e gestão financeira são os que mais afetam o desempenho de suas empresas, poucos são os que procuram implementar na sua empresa ferramentas que os auxiliem a obter o sucesso desejado e melhor gerenciar os seus recursos financeiros.

Nesse contexto esta pesquisa apresentou um estudo de caso realizado em uma pequena empresa localizada na cidade de São Bernardo do Campo (SP), procurando analisar os procedimentos de controle e gestão financeira utilizados no empreendimento. A empresa atende pela denominação social Mercearia Takei Ltda. e atua no ramo de comércio varejista de produtos alimentícios desde o ano de 1986, quando sucedeu a empresa Consumo Ideal Ltda. O empreendimento é administrado pelo seu proprietário, está instalado no centro da cidade, conta atualmente com 15 funcionários e não possui filiais.

Em conversas informais com o proprietário ficou evidente que a empresa vem enfrentando algumas dificuldades financeiras no gerenciamento da sua necessidade de capital de giro. Estas dificuldades acabam afetando o seu valor de mercado tendo em vista o seu alto grau de endividamento, notadamente através de capitais onerosos, cujos encargos consomem boa parte da sua margem operacional. Como a empresa não possui um efetivo controle do seu fluxo de caixa necessita constantemente levantar recursos num curto espaço de tempo para saldar seus compromissos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (550.4 Kb)   docx (247.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com