TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Clima Organizacional

Por:   •  18/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  2.189 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL – FADIRE

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

GILVANIA MARIA REIS

LEONARDO

CLIMA ORGANIZACIONAL: ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE

2016

ANA GESSICA

EDSON EDUARDO

GILVANIA MARIA REIS

ROGÉRIO JOSÉ

CLIMA ORGANIZACIONAL: ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES

Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional, como requisito para composição da avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado I.

Orientadora: Luciane Maria

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

2016

INTRODUÇÃO

Cada vez mais, as pessoas são vistas pelas organizações como importantes diferenciais competitivos, pois são elas as responsáveis por dar vida aos projetos, por fazerem as idéias se concretizarem e por transformarem as metas em resultados. Nesse sentido, é importante que as organizações acreditem e que invistam no potencial humano, proporcionando aos seus colaboradores maior satisfação em relação ao seu ambiente de trabalho. E, investir neles significa, também, avaliar a sua percepção sobre o clima organizacional, que tem sido uma preocupação constante das organizações.

É importante a empresa valorizar seus colaboradores porque eles fazem parte do processo de conquista de seus resultados. Tudo que é feito para os colaboradores, positivo ou não, reflete diretamente no sentimento que os mesmos terão pelo seu trabalho, na sua motivação, satisfação, animação, interesse e colaboração.

Segundo Chiavenato (1994), o clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas conseqüências se seguem em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas expectativas tendem a conduzir à motivação.

Diante destes conceitos a presente pesquisa tem como objetivo pesquisar a satisfação profissional dos colaboradores, dentro de sua área de atuação e tem como objetivos específicos estudar a construção de um clima organizacional que favoreça o bem estar das pessoas, analisar qual é a relação das necessidades individuais com a motivação e avaliar o nível de satisfação dos colaboradores das empresas para que haja o monitoramento dos problemas a fim de evitar perdas na produtividade de todo o processo operacional.

PROBLEMÁTICA

Como desenvolver a satisfação profissional do colaborador, dentro de sua área de atuação?

OBJETIVO GERAL

Pesquisar a satisfação profissional do colaborador, dentro de sua área de atuação

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estudar a construção de um clima organizacional que favoreça o bem-estar das pessoas;
  • Analisar qual é a relação das necessidades individuais com a motivação;
  • Avaliar o nível de satisfação dos colaboradores das empresas para que haja o monitoramento dos problemas a fim de evitar perdas na qualidade e na produtividade de todo o processo operacional.

JUSTIFICATIVA

                Esta pesquisa justifica-se pelo aumento de insatisfação por parte dos colaboradores das organizações o que resulta no descontentamento dos gestores, pois comprometem o resultado da empresa.

                “Segundo Lima; Albano (2002), ao ingressar em um sistema organizacional produtivo o indivíduo busca satisfazer tanto suas necessidades de pertencer a um grupo social quanto de se auto-realizar.”

                Sabe-se que estes objetivos nem sempre são alcançados, visto que existem inúmeros fatores mais complexos e potentes, nesse sentido é a própria subjetividade humana, ou seja, as motivações, interesses de valores, história de vida, modo de relacionar-se, enfim a singularidade de cada sujeito que influencia o grupo como um todo.

                O Clima Organizacional influi diretamente na motivação, no grau de satisfação e principalmente na qualidade do trabalho do colaborador. É importante que as empresas vivam em total sintonia com os colaboradores, para saberem as suas opiniões.

                O desempenho profissional está diretamente relacionado ao grau de satisfação, o que conseqüentemente acarreta em comprometimento e compartilhamento dos valores organizacionais.

                Um bom ambiente de trabalho proporciona aos colaboradores satisfação, bem estar, vontade de fazer bem feito, logo, a empresa terá resultados positivos tais como: otimização da comunicação, promove o crescimento e o desenvolvimento, aumenta a produtividade, cria um ambiente de trabalho seguro, ou seja, aumenta a satisfação de todos envolvidos na organização.

                Acredita-se que a pesquisa do clima organizacional é a ferramenta mais viável para que as instituições se dêem conta do modo como seus componentes as percebem e de como tal percepção influencia seus sentimentos, emoções e comportamentos, inclusive para se entender o absenteísmo por parte dos colaboradores.

                Tendo em vista os aspectos mencionados, o presente projeto visa analisar o nível de satisfação dos colaboradores em relação ao clima organizacional da empresa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com