TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO SUPERMERCADO SMARKET COM ÊNFASE EM GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  28/7/2020  •  Monografia  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FGV Management

MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos

                TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO SUPERMERCADO SMARKET COM ÊNFASE EM GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Aluno: Christiane Abreu Novaes Rotella Goeldi

Turma: PROJ 39 – CONEXÃO – FGV

Assinatura do Aluno

Assinatura do Coordenador Acadêmico

Prof. José Ângelo Santos do Valle, D.Sc.

 

Prof. Orientador: José Ângelo Santos do Valle, D.Sc.

São José dos Campos - SP

Abril / 2018

[pic 2]

Sumário

1  Descrição do produto do projeto...................................................................................1

2  Descrição do escopo do projeto ....................................................................................6

3  Alinhamento do projeto com o plano estratégico .......................................................10

4  Conclusão sobre a viabilidade financeira do projeto  .................................................13

5  Avaliação final do projeto ..........................................................................................18

6  Bibliografia .................................................................................................................19

  1. Descrição do produto do projeto

O ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam, composto tanto pelas grandes cadeias de supermercado como também pelos pequenos comércios varejistas independentes, formados em sua maioria, por empreendimentos familiares com poucos recursos financeiros e com gestão pouco profissional. A concorrência entre as empresas desse setor é acirrada, mas, quem consegue o seu diferencial é impulsionado a correr sempre mais rápido.

Pesquisas de mercado informam que o cliente de supermercado de varejo tem muitas queixas relacionadas a um mercado e suas principais reclamações são: fila no caixa (36,7%), falta de produto (25,1%), estacionamento cheio (15,9%), produtos sem sinalização de preço (15,8%) e produto com preço diferente do sinalizado (14,5%). Vale ressaltar que estas frustações dos consumidores, em muitas vezes, acarretam desistência de compra, descarte de produtos e perda definitiva do cliente.

Os consumidores também estão cada vez mais exigentes e requerendo soluções que trazem praticidade e rapidez ao dia-a-dia. Foi pensando nisso (e seguindo a tendência tecnológica mundial) que o Supermercado Smarket apresenta um novo conceito de compras que coloca recursos modernos ao alcance de seus clientes. A modernização do supermercado será baseada em um modelo de autoatendimento em que o próprio consumidor registra e paga seus produtos, onde estes são pagos com cartões de crédito, débito e voucher. Também serão disponibilizadas etiquetas eletrônicas nas gôndolas que irão interagir com o cliente baseado em seu perfil de compra, gerando sugestão de compra, promoções direcionadas e roteirização para a compra. Para evitar a falta de produtos, a loja também contará com um processo automático de reabastecimento de produtos.

Serão instaladas máquinas self-checkout na loja, sendo que haverá funcionários treinados para dar suporte aos clientes nos caixas de autoatendimento. O novo sistema tem proteção contra fraudes e, além de ler o código de barras dos produtos, é capaz de pesar os alimentos.

Os caixas de autoatendimento recebem o nome de self-checkout, na expressão inglesa.

O cliente toca na tela do caixa automático e já começa a passar o código de barras dos produtos em um leitor tridimensional. À medida que o produto vai sendo registrado, o consumidor precisa colocá-lo dentro da sacola, que fica presa a um suporte ao lado da máquina e que funciona como balança. Ele só dá continuidade ao registro dos produtos caso eles forem colocados na sacola. Assim, a máquina confere se o peso da mercadoria corresponde ao produto que foi registrado. Dessa forma, se uma pessoa registrar, por exemplo, uma lata de cerveja, mas, colocar na sacola um desodorante, o sistema sofrerá um bloqueio sendo liberado somente após a conferência dos produtos por um funcionário. A figura 1.1 (abaixo) representa como será o processo de utilização do self-checkout.

[pic 3]

Figura 1.1: Processo de compras do consumidor do Supermercado Smarket.

Para proporcionar um ambiente agradável e, ao mesmo tempo, ecologicamente correto, as instalações do edifício contam com energia elétrica provida de geradores solares que estão de acordo com as normas ambientais brasileiras em vigor. A figura 1.2 mostra como será o esquema elétrico do sistema de geração de energia solar.


[pic 4]

Figura 1.2: Esquema elétrico do sistema de geração de energia solar.

Os proprietários do supermercado também são beneficiados com este novo modelo de negócio. Além da satisfação dos clientes, eles podem utilizar os recursos humanos em tarefas que agregam valor. Outra vantagem é que o processo de logística (substituição de produtos) é feito automaticamente por meio de um processo de reposição de produtos que identificará a quantidade em estoque em tempo real dos produtos no estabelecimento, e assim que o limite mínimo for atingido, um pedido de reposição será solicitado ao CD (Centro de Distribuição), evitando assim a escassez de determinado item.

O supermercado está localizado no município de São José dos Campos no bairro Urbanova. A figura 1.3 mostra a planta da loja.

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

Figura 1.3: Planta do Supermercado Smarket.

Como são várias pessoas trabalhando no projeto, tona-se indispensável um meio de comunicação representando a função de cada um dentro das fases da reforma do supermercado. Para isso, foi elaborada a matriz RACI (figura 1.4 abaixo) mostrando como estão distribuídas as responsabilidades da equipe.

[pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (465.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com