TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio Realizado na Empresa Prefeitura Municipal

Por:   •  14/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  1.684 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Relatório Final de Estágio

Realizado na Empresa Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Isabela Mota Oliveira

São José dos Campos – SP

2014

1. INTRODUÇÃO

Situada na Rua José de Alencar, número 123 na Vila Santa Luiza, a prefeitura é um órgão do poder executivo municipal, comandado pelo prefeito. Ela é responsável pelos mais diversos assuntos relacionados a administração da cidade.

Algumas atribuições:

• Apresentação de projetos de lei
• Elaboração do orçamento
• Instituição e arrecadação de tributos
• Organização dos serviços administrativos e patrimoniais
• Estabelecimento de normas de edificações, loteamentos, zoneamento e uso do solo
• Gestão dos serviços de transporte coletivo
• Limpeza de vias públicas
• Segurança de prédios e áreas públicas.

Setor realizado o estágio: Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Objetivo: Representar o Município judicial e extrajudicialmente, por intermédio de seus procuradores, conforme dispõe a Lei Orgânica Municipal.

2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

2.1 Estagiário

Nome: Isabela Mota Oliveira

Telefone: (12) 39447102 ou (12) 982017037

E-mail: isabelamotag@gmail.com

2.2 Empresa

Nome: Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Telefone: (12) 39478000 ou 156

Setor em que fez o estágio: SAJ – Secretária de Assuntos Jurídicos

Nome do Supervisor de Estágio na Empresa: Fernando Soares Muniz

E-mail: fernando.muniz@sjc.sp.gov.br

2.3 Estágio

Período de realização do estágio: 10/07/2013 a 26/11/2014

Situação: (x) estagiário (  ) funcionário

Admissão após o estágio: (  ) sim (x) não

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Alimentar e atualizar dados processuais no cadastro de banco de dados: A Secretária de Assuntos Jurídicos trabalha com muitos processos, eu era responsável pelo recebimento, digitalização, juntadas, arquivamento e despacho dos processos, sempre registrando todas as movimentações dos mesmos no sistema Sipex que é utilizado pela empresa.

Auxiliar na conferência de documentos: A conferência de documentos tanto digital como físico era feita através do sistema Sipex também, onde eu tinha total controle dos documentos, como: saber em qual setor se encontrava o processo, com quem estava, a data que ele foi recebido, a data em que ele foi enviado de volta ao meu setor, etc.

Auxiliar nos procedimentos administrativos do setor: Realizei atendimento ao público como solicitado pelo setor, na retirada de guias de pagamentos e copias de documentos necessários para registrar o serviço, o atendimento era feito pessoalmente ou por telefone.

Consultar arquivos: Os processos físicos eram arquivados quando solicitados, entre as tarefas realizadas no estágio a organização do arquivo também era umas das minhas responsabilidades, mantendo sempre em ordem alfabética, ano ou por número de processo, para facilitar quando o processo fosse pedido por um procurador ou por algum outro departamento da prefeitura.

Além dos sistemas específicos na realização do serviço, a internet também era bastante utilizada no procedimento das atividades, como o site do Tribunal de Justiça que ajuda nas pesquisas de números de processos jurídicos.

A organização é umas das principais ferramentas para o desenvolvimento das atividades na secretária, por se tratar de processos jurídicos, todo cuidado é bem-vindo.

4. RECOMENDAÇÕES

As disciplinas estudadas até agora me possibilitaram uma visão de empresa e na pratica pude perceber e participar de como tudo isso acontece, uma das disciplinas que mais me ajudou nesse estágio foi a de Teoria das Organizações, através dela percebi como funciona o processo de Administração que se dá a partir dos princípios, de planejar, organizar, dirigir e controlar, acredito que todas as empresas giram em torno desse processo pois ele é de suma importância para o desenvolvimento de qualquer serviço. Outras disciplinas fundamentais na realização do estágio foram a de relações interpessoais e comunicação verbal, como eu também trabalhei na parte de atendimento ao público essas disciplinas forem bem utilizadas nessa área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com