TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]        

UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC – UNIABC/ANHANGUERA

DESAFIO PROFISSIONAL

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Patrícia Borges – RA: 7598617750

Rafaela da Costa Cunha – RA: 7376564677

Reinaldo Francisco dos Santos – RA: 7707628329

Rubens Valério Dias – RA: 7707628307

Gisele Adelina de Oliveira RA 7307550344

TUTOR A DISTÂNCIA: JEFFERSON FERREIRA CARVALHO

SANTO ANDRÉ/SP

2015[pic 2][pic 3]

INTRODUÇÃO

O objetivo do desafio é realizar o planejamento em um processo de negociação, onde existem conflitos entre a gravadora e os moradores do bairro, traçando um planejamento sistêmico, utilizando a comunicação e a ética na apresentação de propostas e soluções que beneficiem ambas as partes.

Tomando por base o contexto atual, onde a competitividade e a evidência são fatores de permanência nos negócios, identifica-se um período de contínuas transformações na sociedade, onde pressões econômicas, sociais, políticas, tecnológicas e culturais estão afetando de forma significativa a vida das pessoas e o desempenho das organizações, sociedades e países.

Compreender este processo de constante transformação é fundamental para a sobrevivência das organizações, que poderão evitar fracassos na medida em que adaptarem-se e anteciparem-se às mudanças.A adaptação nos transforma procurando tornar-nos melhores em tudo que fazemos, a nossa proposta se abrange na melhoria de vida da nossa rua, do bairro e da nossa cidade.

A responsabilidade de se fazer o melhor atribui-se ao diálogo e debates, visando chegar ao melhor entendimento possível entre as partes relacionadas em uma negociação.

PASSO 1- PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO

A primeira reunião abordara o perfil dos oponentes:

Associação de Moradores do Bairro        

O líder dos moradores é o Sr. Carlos Henrique, é formado em Administração. Seu objetivo junto aos moradores é impedir a construção da Gravadora no bairro, alegando que a Gravadora irá proporcionar a perturbação na ordem publica, argumentando que haverá barulhos, afetará a segurança dos moradores e a infraestrutura do trânsito, pois os moradores são conservadores que preza pela tranquilidade, sendo a maioria pessoas de 3ª idade.

O líder tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos processos advindos deste empreendimento.

Perfil do negociador - A gravadora

O negociador da Gravadora é Sr. Jorge Andrade, sua formação é Estrategista de Negócios com experiência em negociar em meio a conflitos. Seu objetivo representando a Gravadora é obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro, com a alegação que o processo é inevitável, com estimulo de que a negociação pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

PASSO 2 - MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO DE JUNG.

Negociador da Associação de Moradores:

Perfil: Estilo Restritivo combina a desconsideração para com o outro, pois acha que seu oponente toma decisões com base em seus interesses individuais e não colaborativos.

Características: É um negociador não cooperativo, só chega a um acordo se for forçado, sua intenção é obter ganhos sem se preocupar com o outro.

Táticas: Zela pela tranquilidade dos moradores, agindo de acordo com os interesses da outra parte.

Negociador da Gravadora:

Perfil: Estilo Confrontador, combina confiança e controle.

Característica: É um negociador contestador nas questões e trabalha mutualmente para chegar a um acordo de forma amigável, pois ele age de maneira a manter um bom relacionamento com o oponente.

Tática: Firma compromisso mútuo, visando melhor acordo para ambas as partes.

PASSO 3- PONTOS PRINCIPAIS: ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO

Associação de Moradores representada pelo Sr. Carlos Henrique, após receberem a noticia da instalação da Gravadora no bairro, entraram com um pedido de manifesto junto a Prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir a instalação da Gravadora no bairro, contestando que a gravadora irá perturbar a tranquilidade do bairro, devido a barulhos, transito e que também irá afetar a segurança dos moradores, devido a grande quantidade de artistas que irá frequentar o bairro, onde a maioria dos moradores são pessoas de 3ª idade.

Gravadora de musica conceituada busca expandir seu negócio, após realizar uma analise referente a custo, logística e ambiente ideal, pretende se instalar em um bairro de classe média de uma cidade do interior de São Paulo, onde pretende investir em melhorias na região. O projeto da Gravadora já havia sido aprovada pela Secretaria competente da cidade.

O objetivo do representante da Gravadora é buscar a liberação da construção junto a Prefeitura e a aprovação da Associação dos Moradores. Apresentado propostas de crescimento ao bairro que só tem cinco anos com projetos na iluminação, sinalização e viabilização de retornos, pois o bairro fica as margens de uma grande rodovia estadual. Verificando as possibilidades de acertos junto a Prefeitura, sendo que melhorias do Bairro dependerão da Prefeitura, em relação a custos.

O negociador Sr. Jorge irá apresentar seu projeto, explicando que os interesses da Gravadora é proporcionar também ao bem estar e a segurança da circunvizinhança.

O objetivo é levar alguns moradores até a matriz da gravadora para que nessa visita os mesmos possam confirmar que a empresa possui tecnologia de ponta e que o som não se propaga, pois é revestida com materiais que isolam o som no ambiente interno.

Quanto à segurança, só haverá benefícios, pois serão instaladas várias câmeras e será contratada uma equipe que fará a segurança local, pois afinal vários artistas famosos passarão por lá, com isso as ruas do bairro estarão mais protegidas. Toda e qualquer obra por menor que seja ela tem uma grande representatividade á visão da população, agregando valor à cidade e fazendo com que a gestão seja lembrada pelos grandes feitos em prol do bem maior, a melhoria da vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com