TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho referente à disciplina de Ética Empresarial, referente aos filmes “Wall Street

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  1.547 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES

Adriane Altman Pereira n.º 01

Angela Cristina Da Silva Santos n.º 13

Kaleu Andrade Dias de Sousa n.º 38

Trabalho referente à disciplina de Ética Empresarial, referente aos filmes “Wall Street, poder e cobiça” e “Wall Street, o dinheiro nunca dorme”.

São Paulo

2014

Questões:

  1. A ambição, citada muitas vezes de forma direta ou indireta no filme, é inerente ao ser humano? Ela é o que movimenta o sistema capitalista? Ela é ou não ética?

  1. As reestruturações empresariais passam sempre por fusões, divisões e liquidações, gerando desemprego. Como se justificam eticamente tais ações?

 

  1. O poder nas empresas (e por extensão na política, que se apóia na própria definição do poder) é mantido sempre com atitudes antiéticas?

  1. O caminho do capitalismo, no atual modelo, onde se deve sempre ganhar (inclusive para muitos a qualquer custo), e onde muitos tentam mostrar que os fins justificam os meios, é inevitável para o próprio desenvolvimento das nações? Esse mecanismo pode ser considerado ético em alguma situação, como por exemplo, quando o objetivo (fim) é salvar uma empresa com milhares de empregados, não importando os meios que se utilizem?

  1. No filme um dos pontos principais é a chamada informação privilegiada (inside information). É mencionado que, segundo Sun Tzu, a batalha é vencida antes, insinuando-se que aquele que tiver as informações sobre o inimigo, antecipadamente, vencerá. Como diferenciar a obtenção de informação sobre os negócios (diferencial competitivo de todo bom administrador) da utilização não ética de informações privilegiadas, isto é, como diferenciar “obter” de “roubar” informação.
  1. Existem qualidades no estilo de um executivo que o tornam único em um ambiente extremamente competitivo. O estilo de Gekko (Michael Douglas) é muito admirado nas empresas, muitas vezes não importando os meios que o mesmo utiliza para atingir seus objetivos. Ele trabalha de forma a em muitos casos estar dentro do que se qualifica como assédio moral? Como separar suas qualidades de atitudes não éticas? Quais seriam as qualidades que podem ser consideradas éticas de Gekko e quais as atitudes que não podem ser consideradas como qualidades éticas, independente do resultado alcançado.

 

  1. Assistir ao filme Wall Street 2 – O dinheiro nunca dorme, e montar um comparativo das mudanças de cenário, dilemas éticos, atitudes e evolução (ou ao contrário, uma involução) dos controles sobre as instituições financeiras atuais.

  1. Pesquisar sobre a Lei Sarbanes-Oxley, às vezes conhecida como SOX, discutir brevemente sua origem e finalidade, e o que ela representa para a melhoria da ética empresarial.  

Respostas:

  1. Sim, a ambição é inerente ao ser humano, ela quem movimenta o sistema capitalista, a ética não está na ambição propriamente dita e sim nos atos utilizados para se atingir a ambição, o correto é que estas atitudes sempre estejam dentro dos padrões éticos.

  1. Essas fusões e reestruturações geram desemprego, porém também gera novos empregos, na maioria das vezes pessoas que apresentam um diferencial, algo novo, fazendo com que a empresa tenha novos horizontes e um diferencial para o mercado. No caso das liquidações a parte ética é cumprir o seu dever com o colaborador, pois antes demiti-lo e conseguir cumprir suas obrigações para com ele do que mantê-lo na empresa e atrasar seu salário.

  1.  Nem sempre é mantida com atitudes antiéticas, às vezes a empresa é obrigada a tomar uma decisão de acordo com os costumes e valores da empresa, portanto é ética para empresa e talvez não seja para os afetados.
  1. Sim, o mundo capitalista esta cada vez mais presente na vida das pessoas, as empresas com o pensamento de que se deve sempre ganhar, além das pessoas que também querem sempre ganhar e acaba cometendo erros graves de ética.  O objetivo de salvar uma empresa com milhares de empregados, não importando os meios que se utilizem, pode ser ético se não for feito de forma antiética, pois se for feito de forma antiética acaba virando um vicio para empresa e o caminha mais fácil seria fazer de forma antiética, como a empresa fez anteriormente, porque não continuar, e assim a empresa se manteria, sempre trabalhando de forma antiética.
  1. Sua diferença está na forma em que se consegue a informação, acessar a vida privada de alguém ou de alguma empresa é uma forma de roubar, pois todos precisam de privacidade, o acesso a essa área é algo ilegal e traz um grande desconforto para aqueles que têm suas vidas violadas. Isso é injusto pois informações privilegiadas causam desvantagens desleais com os concorrentes.

A obtenção de informação se dá a partir do momento que em que a mesma já se encontra pública, onde todos tem acesso. Isso torna as coisas mais justas entre todos os concorrentes, permitindo que todos tenham a mesma chance de se sobressair diante aquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com