TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade, Filme Wall Street

Por:   •  24/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE MONITORADA DIA 23/02 – FILME WALL STREET PODER E COBIÇA

Alunos: Antonio Bellizia, Lívia Trucharte, Sophia Pasquini

1. Quais os personagens principais do filme e suas características?

        Pode-se dizer que a trama conta com 2 personagens principais: Bud Fox, um corretor de ações em Wall Street e Gordon Gekko, um milionário do mercado financeiro.

        O primeiro personagem citado pode ser descrito como extremamente ambicioso, uma vez que tem grandes planos de enriquecer através do mercado de ações, e pelo fato de não medir esforços para atingi-los, pode ser também considerado inescrupuloso. Dentro das artimanhas empreendidas por Bud estão a concessão de informações internas da empresa de seu pai a Gekko, que se aproveita delas para ganhar dinheiro com a valorização das ações. Tal ato, denominado insider trading, é um crime e exemplifica bem a natureza de ser bem sucedido e rico a qualquer custo personificada por Bud Fox.

        O segundo personagem, por sua vez, compartilha das características de Bud Fox. Gordon Gekko é um magnata extremamente inescrupuloso, que se vale de diversos recursos ilegais para obter sucessos em seus investimentos e ampliar ainda mais sua fortuna. Porém, para além da ambição e da falta de escrúpulos, ele ainda é apresentado no filme como um homem sinônimo de jogo sujo e desobediência das regras do jogo do mercado, traço que ele tenta passar adiante a Bud Fox através de seus ensinamentos.

        Por fim, vale ainda destacar uma característica marcante comum a Fox e Gekko: a ganância, uma vez que os dois estão dispostos a quase tudo por dinheiro.

2. Por que o estudante não reconheceu a lição que o senhor Gekko estava ensinando, logo de início?

        É possível concluir que, ao longo do filme, a lição que o magnata Gordon Gekko tenta transmitir ao seu pupilo Bud Fox é a de que a ganância seria algo bom, algo positivo. Percebe-se que Fox é ganancioso em um sentido específico, não medindo esforços para trabalhar com seu ídolo e enriquecer no mercado financeiro (tanto que ele até fornece a seu ídolo informações privilegiadas).

        Porém, com o desenrolar da trama, percebe-se que o conselho da ganância, que de certa forma torna-se quase uma falta de escrúpulos, estende-se, de modo que passa a ensinar a Fox a sempre procurar o melhor acordo, o que lhe seja mais vantajoso, mesmo que para isso ele tenha que quebrar regras do jogo do mercado financeiro ou até mesmo leis.

        Bud Fox, porém, apesar de ter a ambição como um de seus traços principais, revela diversos conflitos psicológicos internos relacionados aos ensinamentos de Gekko ao longo da trama, o que revela o porquê de ele não ter reconhecido a lição que o magnata tentava lhe ensinar logo de início.

3. Qual a relação entre as tarefas que Sr Gekko delegou ao estudante e as informações contábeis?

As informações contábeis ajudam os gerenciadores da empresa e os investidores a terem conhecimento sobre tudo que se passa num negócio. Também chamadas de relatórios contábeis, elas são a exposição resumida e ordenada de informações extraídas da Contabilidade para relatar sobre movimentações financeiras e administrativas realizadas pela empresa; ajudando em análises e formulações de estratégias tanto internas quanto de agentes externos.

        Neste escopo, entende-se o motivo de Gordon Gekko ter afirmado a Bud que o commodity mais valioso que ele conhece é a informação; afinal, ela é a base da tomada de decisões das empresas e dos acionistas. Gekko então delega tarefas à Bud Fox, estas centradas em obter tais informações à frente dos outros “jogadores”, conseguindo vantagens perante o mercado de capitais. Logo no início do filme, por exemplo, Bud revela à Gekko um fato da empresa Bluestar, na qual seu pai trabalhava: a decisão judicial pela exoneração desta. Assim, eles conseguem prever os movimentos do mercado, comprando as ações da companhia aérea e lucrando com a alta do preço das ações ante a reação do público à divulgação da informação que Bud compartilhou com Gordon. Também fazendo manobras com informações contábeis, os dois conseguem subir o preço da ação da Anacott Steel, após descobrir que o Lawrence Wildman pretendia realizar uma oferta de compra da empresa. Ou seja, Fox utiliza-se de dados que integram a análise financeira, como o investimento em certa empresa, para manipular os resultados do mercado favoravelmente aos interesses de Gekko.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com